Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação

3 participantes

Ir para baixo

Apresentação Empty Apresentação

Mensagem  Sara Valentim Seg 15 Out 2012, 00:03

Olá !
Eu sou a Sara Valentim, tenho 21 anos.
Sou apaixonada pela Natureza, os meus interesses vão desde a arte, fotografia, a agricultura biológica, Permacultura, plantas medicinais, animais, vegetarianismo/veganismo e activismo.
Como não como animais dou mais importância àquilo que vem da terra, gosto de cultivar pequenas hortas no quintal, adoro apanhar amoras silvestres, e outros frutos e plantas silvestres, e foi daí que nasceu a paixão por cogumelos, que é muito recente (cerca de 2 meses), e que foi mais além da mesa. Comecei a achar fascinante tudo o que está por detrás destes maravilhosos organismos.
Por fim, gostava que me ajudassem com um problema que encontrei aqui no forum, tentei afixar uma imagem que carreguei no imageshack, mas o fórum diz que eu não tenho permissão para postar links e e-mails.. Sabem o que posso fazer?
Obrigada!

Sara Valentim

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Saramanita
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Loco Gato Seg 15 Out 2012, 01:22

Oi Sara,

Apenas para dar as boas-vindas, sobre o problema com a afixação de mensagens não sei ajudar, mas talvez lendo os tópicos de ajuda que existem em campo e identificação te safes.

Aprender sobre cogumelos silvestres é tão fascinante quanto um objecto de longa dedicação. Aqui tens apoio duma comunidade. O ento*loma começou nisto porque também é vegetariano, e avançou muito.

Em que região vês os cogumelos, e em que tipo de vegetação?

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Sara Valentim Seg 15 Out 2012, 11:03

Loco Gato escreveu:Oi Sara,

Apenas para dar as boas-vindas, sobre o problema com a afixação de mensagens não sei ajudar, mas talvez lendo os tópicos de ajuda que existem em campo e identificação te safes.

Aprender sobre cogumelos silvestres é tão fascinante quanto um objecto de longa dedicação. Aqui tens apoio duma comunidade. O ento*loma começou nisto porque também é vegetariano, e avançou muito.

Em que região vês os cogumelos, e em que tipo de vegetação?

Obrigada!
Eu sou de Lisboa, mas tenho casa de família no norte (zona de Amarante), e lá encontrei muitos pelos bosques de pinheiros, eucaliptos, carvalhos, etc. Agora nas vindimas quando lá fui deliciei-me com um enorme Macrolepiota procera! Smile entre outras maravilhas, que muitas não consegui identificar.
Aqui em Lisboa procurei já por Sintra, e ainda tenciono ir a Monsanto.
Daqui a pouco tempo vou mudar-me para o Algarve por uns meses, e não sei se lá há grande variedade de cogumelos :/ alguém aqui já lá encontrou cogumelos? Se sim, em que lugar, em que vegetação?

Sara Valentim

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Saramanita
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Loco Gato Seg 15 Out 2012, 11:26

As serras do Algarve têm muita floresta, dependendo da zona haverá sobreiro e alfarrobeira (barrocal), carvalhais (Monchique), também nos pinhais, nos montados no nordeste, nos sobreiros do Caldeirão... Também em vegetação arbustiva se pode encontrar muita coisa (o que é mais interessante nos eucaliptais corresponde a esse estrato, não ao eucalipto), e até nas dunas em orlas florestais. Mas há que ir ter com eles, e na altura certa. Este ano, o meu palpite é que apareçam já no início de Novembro, e que dure até ao fim do ano.

Boa caça!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  PEDRA Ter 16 Out 2012, 20:34

Bem vinda e boa caça.

Ps: cuidadinho com essa coisa de consumir cogumelos sem saber o que se esta a colocar na panela (foi o que entendi)


PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Loco Gato Ter 16 Out 2012, 22:02

sim, consumir alguma coisa que não se identificou, é temerário...

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Sara Valentim Ter 16 Out 2012, 23:32

Não, não! Nem pensar, não consumi nada que não identifiquei Smile só o marolepiota, e esse identifiquei com muito cuidado e certifiquei-me que estava certa. Realmente da maneira que disse, parecia que tinha comido todos, expressei-me mal. Obrigada, vou seguir o conselho e aventurar-me lá pelo Algarve, depois digo como correu Wink

Sara Valentim

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Saramanita
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos