Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletus queletii atípico?

2 participantes

Ir para baixo

Boletus queletii atípico? Empty Boletus queletii atípico?

Mensagem  Lebre Sex 25 maio 2012, 00:00

Recentemente numa rápida “saltada” ao Parque de Monsanto fui surpreendido pela existência de uma grande quantidade de Boletus queletii, em vários locais. No entanto, uma das colecções deixou-me algumas dúvidas. É relativamnete a essa que venho pedir a vossa opinião. Dessa colecção anexo um quadro de fotografias e uma fotografia com vários exemplares um deles exibindo a reacção ao corte longitudinal. No final incluo ainda uma fotografia de uma colecção com o que me parecem ser os exemplares típicos.

Qualifico esta colecção de atípica por vários motivos:
- Chapéu mais baço e pardo que o habitual;
- Pé integralmente cilíndrico e grosso, com uma ornamentação laranja/avermelhada que não chegando a reticulado o aproxima de B. luridus, por exemplo;
- Reacção ao corte menos colorida que o habitual, apenas uma ligeira viragem a azul em partes da carne do chapéu e do pé.
Apesar disso, as outras características de B. queletii estão presentes, incluindo a carne amarelada na zona de inserção dos poros. Será assim?

Fotografias:

Boletus queletii atípico? Pagewdb
Colecção em dúvida -1

Boletus queletii atípico? 20120520038
Colecção em dúvida -2;

Boletus queletii atípico? 20120520042
Colecção típica de B. queletii.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Boletus queletii atípico? Empty Re: Boletus queletii atípico?

Mensagem  Zamanita Sex 25 maio 2012, 01:26

Grande boletada Lebre!
Eu também diria que são todos Boletus queletii.
Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos