Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parasola lactea

3 participantes

Ir para baixo

Parasola lactea Empty Parasola lactea

Mensagem  Lebre Sáb 28 Abr 2012, 22:09

Também esta foi observada na zona oeste no passado fim-de-semana. Para a sua identificação recorri, tal como para a anterior, à chave disponível em Kees Uljé Coprinus site.

Evolução na chave[i]:

A- Determinação da Secção/Subsecção:

1. Píleo sem véu, liso ou com setas ou cerdas; [i]Secção Pseudocoprinus

2. Estipe glabro; píleo glabro ou com pêlos castanhos dispersos, microscópicos e longos.
3. Estipe e píleo glabros; esporos com poro germinativo excêntrico; Subsecção. Glabri

B- Determinação da Espécie:

1. basidiocarpos não crescendo em esterco.
4. Largura média de esporos > 7,8 µm; esporos, em média, com mais de 9 µm de largura quando de forma triangular arredondado.
5. Píleo sem reflexos lilases; esporos, em média, menos de 9 µm de largura quando 5-6 angulares; queilocistídios sem grânulos oleosos.
6. Comprimento médio de esporos < 11 µm.
7. Esporos em forma de coração em vista frontal com ângulos arredondados:
--> Parasola leucocephala (= P. lactea).

Dimensões dos esporos do exemplar analisado:
(8.2) 8.6 - 10.2 (10.4) x (6.8 ) 7 - 8.1 (8.2) µm
Q = (1.1) 1.12 - 1.4 (1.5) ; N = 21
Me = 9.3 x 7.5 µm ; Qe = 1.2

Fotografias:

Parasola lactea Img2369o

Parasola lactea Img2373el

Parasola lactea Microscopygill2373

Parasola lactea Microscopycuticle2372

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Loco Gato Dom 29 Abr 2012, 09:54

Belos cistídeos, Lebre. Mas recomendo-lhe uma coisa: legendar, dando ao menos o contexto (aresta de lâmina, por exemplo).

Há outra dúvida: fui à procura no SpeciesFungorum dos nomes que apresentou, e não aparece nada como sendo Parasola leucocephala. Existe em sites diversos, mas pergunto-me se não se trata aqui dum problema de má transcrição. O que encontrei, fazendo a busca com base no género Coprinus*, foi Coprinus leiocephalus P.D. Orton, (= Parasola leiocephala (P.D. Orton) Redhead, Vilgalys & Hopple). E não é sinónimo de Parasola lactea (A.H. Sm.) Redhead, Vilgalys & Hopple, cujo sinónimo é Pseudocoprinus lacteus A.H. Sm.. Teria interesse aprofundar esta questão, a meu ver.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Lebre Dom 29 Abr 2012, 10:47

Olá Loco Gato,
A legendagem foi um esquecimento da minha parte, que aliás costumo fazer. Também foi um erro da minha parte o emprego do nome P. leucocephala, que não existe. Como bem disse o nome correcto é P. leiocephala, que é o nome corrente de Coprinus leiocephalus, sendo este o que resulta da aplicação da chave.
Quanto à sinonomia de P. leiocephala e P. lactea, talvez o António Ruiz possa dar mais pormenores, mas eu lembro-me de ter visto (já não sei onde) uma discussão sobre o tema. Vou tentar recuperar os pormenores e, se for caso disso, voltarei a este tema.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty ..

Mensagem  Antonio Ruiz Dom 29 Abr 2012, 10:48

Olá Lebre.

Eu não posso apreciar plenamente a forma de esporos, o que é essencial para separar P. lactea / leiocephala outros taxa muito próxima, como P. Kuehneri. Eu vejo pouco, mas do jeito que eu acho que é triangular de esporos de P. leiocephala.

Embora não fora ainda publicado, há outro tipo de novo CreAcción na Europa .. Inexpectata Parasola caminhada entre P. leiocepahala / lactea e P. kuehneri.
É possível que sua coleção mais sensíveis a este novo táxon.

Um abraço.
Antonio Ruiz
Antonio Ruiz
hifa
hifa

Número de Mensagens : 27
Fungónimo : Antonio Ruiz
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Lebre Dom 29 Abr 2012, 12:05

Olá, Antonio.
Subo novas fotografias dos esporos. Foi o melhor que consegui, o meu microscópio não permite melhor.
Afinal, P. lactea e P. leiocephala são ou não são sinónimos? Se não são, como se destinguem?
Obrigado pelos teus esclarecimentos,
Lebre

Parasola lactea Photomizercam2904201211

Parasola lactea Photomizercam2904201211

Parasola lactea Photomizercam2904201211

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty ...

Mensagem  Antonio Ruiz Qua 02 maio 2012, 00:48

Hola Lebré.

Escribo esta vez en español...espero que comprendas mi mensaje mejor que utilizando el traductor de Google.

Type studies and nomenclatural revisions in Parasola (Psathyrellaceae) and related taxa
Authors: Nagy, László G.; Vágvölgyi, Csaba; Papp, Tamás
Source: Mycotaxon, Volume 112, April-June 2010 , pp. 103-141(39)

En este artículo se ofrecen los análisis moleculares que sinonimizan varios taxones. Entre ellos queda demostrada la sinonimia entre P. lactea= P. leiocephala.

Te adjunto la tabla de sinonimias de la especie según mi criterio..

Parasola lactea (A.H. Sm.) Redhead, Vilgalys & Hopple, in Redhead, Coprinus Pers. And the disposition especies sensu lato. , Taxon 50(1): 236 (2001)

=Pseudocoprinus lacteus A.H. Sm., J. Elisha Mitchell scient. Soc. 62:191
(1946)(Basion)
=Parasola leiocephala (P.D. Orton) Redhead, Vilgalys & Hopple, in Redhead,
Coprinus Pers. And the disposition especies sensu lato.
Taxon 50(1): 236 (2001)
Coprinus leiocephalus P.D. Orton, Notes R. bot. Gdn Edinb. 29(1): 88 (1969)
Parasola plicatilis var. leiocephala (P.D. Orton) P. Roux & Guy Garcia, in
Roux, Mille et Un Champignons: 13(2006)
=Coprinus plicatilis var. filopes Wichanský, C.C.H. 45: 16 (1968).
= Parasola galericuliformis (Losa ex Watling) Redhead, Vilgalys & Hopple, in
Redhead, Coprinus Pers. And the disposition especies
sensu lato. , Taxon 50(1): 236 (2001)
Coprinus galericuliformis Losa ex Watling, Notes R. bot. Gdn Edinb. 28(1): 42
Coprinus galericuliformis Losa, An. Jard. bot. Madr. 3: 154 (1943)
Pseudocoprinus galericuliformis (Losa ex Watling) McKnight & P. Allison,
Morris Arbor. Bull. 20(4): 74 (1970) [1969]
Parasola plicatilis var. galericuliformis (Losa ex Watling) P. Roux & Guy
Garcia, in Roux, Mille et Un Champignons: 13 (2006)
= Parasola brunneola (Losa ex Watling) Redhead, Vilgalys & Hopple, in
Redhead, Coprinus Pers. And the disposition especies
sensu lato. , Taxon 50(1): 236 (2001)
Pseudocoprinus brunneolus McKnight, in McKnight & Allison 20(4): 73 (1970) (1969).

Te adjunto también la descripcción original del basiónimo,

Pseudocoprinus lacteus A.H. Sm., J. Elisha Mitchell scient. Soc. 62:191
(1946)(Basión)

Diagnosis original: Pileus 10–15 mm. altus, 8–10 mm. latus, conicus, glaber,
plicatostriatus, ad discum levis, lacteus vel „pinkish buff ” (pallide argillaceus), demum
lividus; lamellae adnatae, confertae, angustae, lacteae demum fuscae; stipes 3–5 cm.
longus 1mm. crassus, aequalis, glaber, fragilissimus; sporae 8.4–10.5 × 5–6.3 × 7–8.4 μ; cheilocystidia distinctissima, 22–36 × (8)10–16 μ





Antonio Ruiz
Antonio Ruiz
hifa
hifa

Número de Mensagens : 27
Fungónimo : Antonio Ruiz
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Lebre Qua 02 maio 2012, 01:47

Caro Antonio,
Agradeço estas preciosas informações, que me poderão vir a ser úteis.
Aqui já começou a chover e espero que apareçam mais Coprinus s. l. para eu os poder analisar.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Loco Gato Qua 02 maio 2012, 02:19

Só mais um comentário: já o disse uma vez no fórum e repito-o, evitem dizer Coprinus s.l.. Não tem o mesmo sentido que por exemplo Boletus s.l.. O uso de s.l. equivale apenas a expandir o conceito do género, de modo a abarcar as espécies vizinhas. O uso de s.l. é muitas vezes usado também no sentido que é o anterior conceito do género, mas na medida em que corresponde à noção que eu acabo de dizer; mas no caso do antigo género Coprinus o uso de s.l. iria apanhar espécies de Podaxis, por exemplo, não as espécies de outra família como são as Coprinopsis, os Coprinellus e as Parasola. Mesmo que venha a ser aceite a ideia de retipificar Coprinus à volta duma das espécies actualmente nas Psathyrellaceae, o s.l. iria apenas abarcar Psathyrella e/ou Lacrymaria, não o grupinho do actualmente designado Coprinus comatus.

O mais certo seria dizer coprinóide.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty ...

Mensagem  Antonio Ruiz Qua 02 maio 2012, 02:45

Hola Loco gato.

Ciertamente tienes razón. Quizá sea más apropiado decir hongos coprinoides. Pero aquí se plantea una pregunta...
¿ Qué entendemos por hongos coprinoides?...etimológicamente y partiendo del latín la definición correcta sería "hongos similares o parecidos a Coprinus". También podríamos considerar en este grupo a todos los hongos deliquescentes en mayor o menor medida. Pero aquí entrarían otros géneros deliquescentes no coprinoides. Pienso que al no ser la expresión hongos coprinoides una expresión nomenclaturalmente válida, los criterios de interpretación pueden ser muy variados.

Por contra si utilizamos la expresión Coprinus s.l., al ser una expresión creo que nomenclaturalmente válida, incluimos en esta expresión a todos los taxones legítimos y válidamente publicados, o ligados por sinonimia legal al género Coprinus.

El genero Podaxis, nunca ha estado nomenclaturalmente, sinonimizado o incluido en Coprinus. Incluso el género Montagnea, aún sabiéndose a ciencia cierta que es una forma evolucionada a climas xéricos, una forma secotoide, tampoco podría nomenclaturalmente incluirse en la expresión Coprinus s.l., pues nunca jamás existió esta sinonimia.

Pero tú tienes razón, mejor utilizar la expresión "coprinoides". Lo importante es que todos nos entendamos.

Un abrazo!!
Antonio Ruiz
Antonio Ruiz
hifa
hifa

Número de Mensagens : 27
Fungónimo : Antonio Ruiz
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Lebre Qua 02 maio 2012, 10:28

Acho que se trata de um preciosismo da parte do Loco Gato, pois certamente toda a gente me entendeu. Recordo até que a designação de Coprinus s.l. me foi sugerida aqui no fórum na dúvida de a qual dos géneros (Coprinellus ou Coprinopsis) pertencia um exemplar. Mas convém, de facto, usar a terminologia mais correcta ou, pelo menos, a actualmente aceite.
Obrigado a ambos pelos esclarecimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Loco Gato Qua 02 maio 2012, 20:16

A nomenclatura é toda ela preciosismos. De resto, assunto geralmente bem enfadonho. Mas notem: a minha opinião é contrariada pelo título do próprio artigo de Redhead et al.: «Coprinus Persoon and the disposition of Coprinus species sensu lato»!

O que se passou com o género Coprinus Persoon é, pelo menos em macrofungos, algo de excepcional nos dias de hoje (e com a carga de 2 séculos de uso consensual!). Quando a criação de novos géneros é dentro da mesma família (quase sempre, mas não neste caso), o uso de s.l. remete para a situação precedente, preservando a existência dum certo grau de parentesco. É esse o "bom" sentido de s.l., mas mesmo esse acho-o confuso, e por mim não se usava em situação nenhuma. Mas quem sou eu...

O termo coprinóide não é nomenclatural, como tal não lhe tem associada uma definição ou delimitação (não está ao nível das definições morfológicas padronizadas com os termos boletóide, pleurotóide, clitocibóide, agaricóide, micenóide, colibióide, pluteóide, tricolomóide, etc.); aliás, o carácer deliquescente não era sequer constante dentro de Coprinus sensu Persoon... Coprinóide é estritamente uma forma de entendimento informal, e acho-o preferível a Coprinus s.l. por isso mesmo.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Parasola lactea Empty Re: Parasola lactea

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos