Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

+2
ZecTarius
Beira Micélio
6 participantes

Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  Beira Micélio Seg 09 Abr 2012, 23:45

O instituto de permacultura vai receber uma oficina de dois dias sobre o cultivo doméstico de cogumelos portugueses com Pedro Prata




Neste curso vamos aprender a cultivar cogumelos desde o ínico até à colheita, passando por :

Instalação

Propagação

Esterilização

Recolha identificação e escolha de espécies

Alimentação e valor nutricional

Passeio campestre pelo instituto

Variedades portuguesas

Variados tipos de cultivos

Preço 70 euros

Almoço 5 euros

A não perder esta oportunidade de aprender sobre como cultivar cogumelos em casa.

Mais informação em info at valedalama.net

Beira Micélio/Simbiose
Beira Micélio
Beira Micélio

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Beira Micélio
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/04/2012

https://www.facebook.com/BeiraMicelio

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  ZecTarius Qua 11 Abr 2012, 13:30

Bom dia Beira Micélio,

Compreendo que queira fazer chegar aos demais interessados informação sobre cultivo, mas, acho grave e sem graça você nem se apresentar e justamente a primeira mensagem que tem aqui no nosso fórum é logo com o intuito de ganhar dinheiro.
Como membro, não concordo com este tipo de situações!

Já agora, gostava de saber o que são cogumelos Portugueses? Eu não conheço nenhum!! Não engane as pessoas.
Experimente ver a partilha de informação dos membros do fórum na zona de Cultivo e reflita sobre a sua mensagem. Já lá está informação suficiente para qualquer pessoa começar a cultivar cogumelos, e é a custo zero.

Cumprimentos

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  PEDRA Qui 12 Abr 2012, 12:53

MÁ NADA...

Cumps
(Já tenho saudades de ir aos cogumelos)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Bom dia

Mensagem  Beira Micélio Dom 15 Abr 2012, 11:22

Bom dia,

Em primeiro lugar, o que publiquei é um curso do Instituto da Permacultura de Portugal, no qual se insere a Permacultura (nao sei se conhece) e dentro desta os cogumelos desempenham um papel como um dos elementos que conjugamos para fazer ecossistemas naturais que funcionam em ciclo fechado.

Em segundo lugar, enquanto forum dedicado à pratica de cogumelos, pareceu-nos interessante divulgar este curso (e note que temos mais uns quantos já agendados - e não é de todo a presença aqui que nos garante os participantes); pois se aqui se valoriza a produção nós valorizamos este elemento dentro de todos os restantes necessários a um ecossistemas e a uma quinta (verdadeiramente). E note também que anteriormente tivemos cursos nossos publicados por este e outros sites portugueses dedicados ao tema, e nunca foi acção nossa.

Cogumelos que crescem naturalmente em Portugal podem ser considerados portugueses, ou ibéricos, apesar de certamente ser uma discussão interessante o tema das espécies autóctones e locais; não vejo razão para tanto alarmismo e certamente nao estamos a enganar ninguém quando falamos das espécies que crescem ainda nas poucas florestas (ou quase nenhumas) que ainda subsistem no nosso pais.

De qualquer maneira ninguém foi obrigado a nada, pelo que lhe peço para guardar essa energia para produzir cogumelos, ou mesmo para se indignar com os temas verdadeiramente sérios que nos afectam. Se for pelo dinheiro em si, concerteza que no nosso caso estará a apoiar algo que merece - e nós fazemos produções sustentáveis apenas com mateirias naturais e em situações simbióticas com outros elementos.

Um bem haja.
Beira Micélio
Beira Micélio

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Beira Micélio
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/04/2012

https://www.facebook.com/BeiraMicelio

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  ZecTarius Dom 15 Abr 2012, 19:21

Beira Micélio,


Já ouvi falar do instituto de Permacultura, sim (eu próprio faço alguma agricultura biológica a titulo pessoal), e das boas práticas que este tipo representa para o meio ambiente sendo sempre sustentável, o que eu apoio e acredito vivamente.
Mas não é a ele que dirigi as minhas palavras (não queira misturar as coisas), foi a si e à sua atitude em servir se do fórum com o intuito de ganhar dinheiro. Devido à sua mensagem ( deduzo e não devo ser o único), em que pôs o anuncio com o intuito disso mesmo (pois qual será a sua ligação com o mesmo?) mas também parece que já não interessa.
Eu como membro já aqui vi passar muita gente (praticamente na sua totalidade sempre ligada a tópicos de cultivo), em que justamente não fazem a sua apresentação e estão constantemente a servir-se só e exclusivamente da popularidade que o fórum tem no nosso país, (como se o fórum fosse um instrumento para usar e abusar ao serviço destes) servindo-se disso apenas para ganhar dinheiro. (Criar uma conta num fórum e colocar em primeira mensagem a que está acima é imoral, para não dizer outra coisa)


Não me interessa se é aqui no fórum que ganha mais x ou menos y participantes (dinheiro) na ou para a sua actividade (nem tenho nada a ver com isso). A realidade é esta, não é a primeira vez que vêem para aqui apenas para "vender o seu peixe", e aposto que não há de ser a ultima
e isto tem de acabar!

O fórum Cogumelos de Portugal tem como principal objectivo a disseminação do conhecimento sobre cogumelos e outros fungos existentes no mundo, com Portugal em destaque. São bem-vindos todos aqueles com interesse neste Reino fascinante.
Como o titulo do fórum indica, e não me parece que tenha a ver só com produção de cogumelos como você referiu. Aliás, este fórum faz mais pelo levantamento do patrimônio micológico de Portugal, do que você possa imaginar. Experimente clicar aqui Campo e identificação. Este sim, tem sido a prioridade do fórum.
Por quererem que o fórum possibilizasse em tudo o que está relacionado com fungos ou macrofungos, (e não só campo e identificação) os membros fundadores criaram vários locais onde, pudessem possibilitar a, outras pessoas que se interessassem por outros temas a participar, daí, ter uma zona denominada de cultivo, esta só começou a estar activa desde acerca de 2 anos, como pode confirmar. Relembro que a prioridade não é o cultivo.
Respectivamente a esta alínea, uma vez mais lhe digo que me estou a dirigir a si e há sua atitude, não a uma instituição como você parece querer fazer dar a entender.


Digo e afirmo, não existem cogumelos Portugueses! Ou os cogumelos reconhecem fronteiras?? (isto referente a espécies que são ou tenham potencial em serem cultivadas).
Pode-se dizer sim, que haverá a possibilidade de uma (ou mais) determinada estirpe ter a particularidade de poder estar melhor adaptada a um certo tipo de clima, mas isso não a torna numa espécie diferente e ainda muito menos espécie exclusivamente Portuguesa, que a confirmar-se, seria um dado novo para a ciência que se dedica ao estudo dos fungos, a Micologia. Depois fala assim:
não vejo razão para tanto alarmismo e certamente nao estamos a enganar ninguém quando falamos das espécies que crescem ainda nas poucas florestas (ou quase nenhumas) que ainda subsistem no nosso pais.
Acredite que também muito sofro com os maus tratos ao meio ambiente e principalmente às florestas onde passo muito do meu tempo livre.
Mas diga-me uma espécie de cogumelo Portuguesa que é usada para cultivo?
Deixe-me adivinhar, não sabe! Se não sabe, então para quê vir dizer que existem. Não será isso enganar pessoas?


Obrigado ou não, cada um sabe de si. E eu sei de mim e no meu entender abusos destes não podem passar incólumes. Não é preciso guardar energia nem fazer grande coisa para cultivar cogumelos, é só lhes deixar crescer Wink , a natureza encarrega-se de tudo!
Como você pode constar, este é o tema do momento, verdadeiramente sério e que lhe está a afectar a si.
O fórum de Cogumelos de Portugal é um local de debate e partilha de conhecimento, não é um instrumento pronto a ser usado por qualquer um com o intuito de vender algo (seja qual o numero de euros for).
E se queria vender algo, acho, acho que devia perguntar.

Eu sou um mero membro indignado com este tipo de acontecimentos com qual não concordo, acontecimentos estes que no passado (como pode confirmar) também tiveram desenlace semelhante.

Com os melhores cumprimentos,




ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  Beira Micélio Ter 17 Abr 2012, 15:59

Bom dia,

Não vou alimentar mais troca de mensagens, digo apenas alguns pontos:

- Permacultura e Agricultura Biológica não são a mesma coisa.
- Nós não promovemos necessáriamente o cultivo, ensinamos sim, mas promovemos o potenciamento de espaços simbióticos e potenciamento de espaços naturais simbióticos (muito para além dos cogumelos, mas que também os incluem para diversas funções).
- Espécies autóctones - dá para muita discussão, inclusivamente até para nós (somos Portugueses, Humanos ou cidadãos do Mundo?). Eu também não reconheco fronteiras, mas assumir-me como Português ajuda.
- Nós estamos envolvidos em projectos de potenciamento de cogumelos silvestres - procurando identificar espaços onde crescem naturalmente e potenciar o aumento destes. Nem promovemos a produção com fins comerciais, apenas a produção integrada em ecossistemas sustentáveis.
- Curiosamente temos dado bastantes cursos, pelo que há interesse legítimo na divulgação dos mesmos (ninguém é obrigado a nada) e o fórum não é assim tão conhecido por quem nos tem chegado - e nós fazemos (até então) a devida divulgação.
- Ganhar Dinheiro? Infelizmente no mundo que temos o dinheiro é a forma como temos de estabelecer relações sociais que permitem, neste caso, passar informação que torna as pessoas mais independentes. Pessoalmente, choca-me mais os preços destes nos supermercados que o facto de propocionarmos fins-de-semana onde as pessoas aprendem uma forma holistica e livre de ver o planeta - a 360º.

Tirando isto, não sinto necessidade de referir ou responder a mais nenhum ponto, a não ser que nós não faremos mais divulgação de nenhuma das nossas actividades neste forum; e sugiro retirarem o separador "Calendário" pois induz em erro (a nós, os "maus" que lhe estão a dar cabo do fórum).

Obrigado,
Beira Micélio
Beira Micélio
Beira Micélio

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Beira Micélio
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/04/2012

https://www.facebook.com/BeiraMicelio

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  ZecTarius Qua 18 Abr 2012, 20:37

Só tenho mais uma pergunta a fazer.

Acha correcta a sua primeira atitude aqui no fórum?


Beira Miçélio disse:
Espécies autóctones - dá para muita discussão, inclusivamente até para nós (somos Portugueses, Humanos ou cidadãos do Mundo?). Eu também não reconheco fronteiras, mas assumir-me como Português ajuda.

Já lhe perguntei 3 vezes o nome de uma espécie Portuguesa de Macrofungo com potencial para cultivo,como você afirma existir, mas ainda não soube responder!
Diga só o nome de uma? Será assim tão difícil !?

Essa sua comparação entre humanos e cogumelos é deveras interessante, uma vez que somos humanos (9 Biliões ao todo) e pertencemos todos à mesma espécie, acho. Os Macrofunfos têm milhares de espécies só na Europa

Os cogumelos ao contrário de você, não têm opinião pessoal ou escolhem a sua conduta, por isso se você não reconhece fronteiras, existe quem reconheça!

O que você está a afirmar é, que existem, por exemplo:

Macrolepiota procera var Beira
Lepista nuda var Algarve
Lactarius vinosus var Sintra


Sinceramente gostava de ver. lol!


ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  Beira Micélio Sáb 21 Abr 2012, 22:21

Céus.
Beira Micélio
Beira Micélio

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Beira Micélio
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/04/2012

https://www.facebook.com/BeiraMicelio

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  ZecTarius Dom 22 Abr 2012, 12:09

Ladrões de projectos.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  pouihi Ter 24 Abr 2012, 13:38

Efectivamente, concordo que mais parece um assalto à mão armada.
pouihi
pouihi
hifa
hifa

Número de Mensagens : 25
Fungónimo : Psylocibe tampanensis
Reputação : 1
Data de inscrição : 13/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Qua 25 Abr 2012, 18:36

Beira Micélio escreveu:- Ganhar Dinheiro? Infelizmente no mundo que temos o dinheiro é a forma como temos de estabelecer relações sociais que permitem, neste caso, passar informação que torna as pessoas mais independentes. Pessoalmente, choca-me mais os preços destes nos supermercados que o facto de propocionarmos fins-de-semana onde as pessoas aprendem uma forma holistica e livre de ver o planeta - a 360º.

Deixe-me contar-lhe uma 'estória'. Este fórum que está a usar para divulgar a sua estratégia (legítima, diga-se) para ganhar dinheiro foi criado e tem sido mantido pelas vontades de meia dúzia de 'carolas' que, para além do impulso inicial, ainda perdem tempo a vir cá para criar tópicos com informação, responder a tópicos com dúvidas, criar projectos paralelos como saídas de campo, etc. E, imagine!, tudo sem lucrar um único cêntimo.

Mais: ao longo dos anos tenho estabelecido 'relações sociais' através deste fórum que permitem troca de informação variada sobre cogumelos e, imagine!, não foi preciso dinheiro para que essas relações se iniciassem ou mantivessem.

Sinceramente, e por tudo o que disse, o que me choca é toda a maralha que agora, sem qualquer preparação ou interesse que não o lucro, de repente, 'descobriu' os cogumelos. Quase sem excepção são as mesmas pessoas que, se os ventos mudarem daqui a 2, 3 ou 4 anos, vão abandonar o 'interesse' pelos cogumelos para se dedicar a outra 'paixão' mais lucrativa. Mesmo correndo o risco de ser injusto com uma ou outra pessoa, estou totalmente convencido da generalização - e as suas palavras apenas reforçaram essa convicção.

Teria sido mais honesto da sua parte admitir, simplesmente, que o objectivo é obter rendimentos e os cogumelos são apenas um meio de o fazer. Assim junta alguma desonestidade intelectual a uma certa ganância e materialismo vigente na sociedade actual. Não é essa a nossa forma de actuar, embora nada no fórum impeça a divulgação de actividades relacionadas com Micologia ou cogumelos, ainda que privadas e pagas. Cada um dos que tomarem conhecimento delas analisarão se vale a pena ou não o investimento nessas actividades.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  Loco Gato Qua 25 Abr 2012, 20:03

Já tinha visto anteriormente esta troca mensagens e agora regressei e reli, incluindo contributos mais recentes.

Concordo a 100% com o ZecTarius no que respeita à ênfase no conhecimento sobre cogumelos neste forum, partilhado gratuitamente como forma de entreajuda comunitária, em contraste com o uso do forum como placard de afixação de anúncios para eventos de suposta partilha desse conhecimento e que são a pagar; e também achei pertinente que se lembre a importância de cada um apresentar-se aos membros do forum como bom princípio para o estabelecimento de laços comuns.

Mas aceito, por outro lado, que Beira Micélio veja, a exemplo de muitas outras divulgações nesta área do forum, um ponto de afixação dos seus anúncios de actividades lucrativas. Se outros o fazem...

O que poderá ser menos agradável para Beira Micélio, é a desconfiança com que "empreendedores" que se ensaiam numa actividade económica de produção de cogumelos são encarados por diversos elementos deste forum. Digamos que há duas vertentes de interesse que convergem aqui no forum, uma do cultivo e outra de campo, e essa desconfiança podia (e deveria) vir de qualquer uma dessas vertentes. Todas as secções neste forum dão ênfase ao conhecimento partilhado, não à angariação de clientela. O que Beira Micélio devia fazer aqui no forum, depois de apresentar-se devidamente, era compartilhar uma parte desse conhecimento, que promove em workshops, participando com tópicos e respostas na área de cultivo e outras (oficina, gastronomia, micologia aplicada). Não estamos aqui só para nos servirmos do forum, se temos algo de interessante para os outros conhecerem, devemos compartilhar.

Já quando o discurso empregue vem "contaminado" de afirmações que denunciam alguma ignorância, como essa das "Variedades portuguesas", acho legítimo que se proteste. Quanto mais não seja, para quem as produz perceber o risco que corre de ser desautorizado se continuar por esse caminho.

Mas fiquei interessado na afirmação de Beira Micélio:

Beira Micélio escreveu:- Nós estamos envolvidos em projectos de potenciamento de cogumelos silvestres - procurando identificar espaços onde crescem naturalmente e potenciar o aumento destes. Nem promovemos a produção com fins comerciais, apenas a produção integrada em ecossistemas sustentáveis.
Soa bem, mas tratando-se de produção caseira, onde é que isto bate certo com essa da produção em ecossistemas sustentáveis? Estaremos perante uma cosmética publicitária, ou perante ingenuidade?

Na sua página no facebook é bem clara a afirmação: «Vendemos micélio em grão biológico- Lepista Nuda, Macrolepiota Procera, Lentinula Edodes, Pleorotus Ostreatus, Agrocybe Aegerita... Enviamos por CTT
Saquinho de micélio em grão de trigo biológico 10€ + portes Ctt
Lepista Nuda, Macrolepiota Procera, Lentinula Edodes, Pleorotus Ostreatus, Agrocybe Aegerita.
Mais produtos em breve».

Gostava que nos esclarecesse melhor sobre o que realmente acham que promovem.

E sobre dizer que procuram «identificar espaços onde crescem naturalmente e potenciar o aumento», está a referir-se ao quê, concretamente?

É que pode tudo não passar dum mal-entendido que possivelmente teria sido evitado com uma apresentação esclarecedora deste membro do forum.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos Empty Re: Worshop de Cultivo Caseiro de Cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos