Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volvariella dunensis

3 participantes

Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Sex 10 Fev 2012, 11:59

Esta identificação data do dia 19 de Janeiro, em ambiente dunar.
Habitat: Em duna primária, Amophilla arenaria, Euphorbia paralias, com muitos detritos vegetais, a menos de 50 m do oceano, a mais de 100 metros do pinhal dunar.
Píleo: 8 cm diâmetro por 1,5 cm altura, convexo a plano-convexo, passando a plano depois de maturado, cinzento metálico e azul-marinho, margem um pouco estriada (as espécies dunares têm a particularidade de mudarem de aspecto muito rapidamente devido à forte insolação a que estão sujeitas, por isso, uma espécie que possa não ter margem estriada pode em poucas horas passar a ter devido à desidratação).
Laminas: Esbranquiçadas-cremes com tons rosáceos no inicio, tons rosáceos esses que se tornam mais evidentes com a maturação, juntas e de inserção livre.
Estipe: Distintivamente branca, não muda de cor ao corte transversal, 5,5 cm altura, 1,2 cm no ápice estreitando antes da volva bulbosa com 2,5 cm de diâmetro por 3,5 cm altura, bastante enterrada, com restos micelares e vegetais agarrados. Cheiro: Fungico, indestinto. Sabor: Não provado Esporada: Rosada, Castanha-rosa em depósito.
Microscopia: Esporos elípticos (Infelizmente fiquei sem microscópio de vez). A boa noticia é que fiz uma exsicata do espécime recolhido.
Esta espécie foi identificada como uma espécime nova em 2010. tendo sido identificada na Penisula Ibérica apenas por 2 duas vezes na praia de Llobregat-Barcelona.
Ver artigo aqui.

Imagens

Volvariella dunensis Volvarielladunensis

Apesar de não ter fornecido informação sobre microscopia, penso que pelas descrições e habitat não deve haver dúvidas em relação á identificação deste espécime. Em caso de dúvidas tenho sempre o exemplar em exsicata e posso fornece lo a quem se interessar por analizar a sua de microscopia, colaborando assim para o que penso ser o primeiro achado deste espécime em Portugal.
Alguém tem conhecimento da identificação ou qualquer informação deste espécime em Portugal?


Abraço,

ZecTarius


ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  Lebre Sáb 11 Fev 2012, 13:44

Uma espécie muito interessante. Parece que essas dunas ainda têm muito para revelar.
Parabéns pela excelente descoberta ZecTarius.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Sáb 11 Fev 2012, 14:57

Obrigado Lebre pelas tuas palavras amigas.
Tenho ficado sem palavras com a mycoflora presente nos sistemas dunares. Sistemas que tenho particular interesse.
Uma vez que este ano as precipitações têm andado muito a baixo da média, resolvi ir procurar fungos nas zonas costeiras, influenciadas pela humidade do mar, e tenho tido bons resultados. A paixão é crescente em relação a estes sensíveis sistemas.

Estes sistemas são fundamentais no equilíbrio mar-terra, e têm uma biodiversidade quase impossível de crer.
Os sistemas dunares Portugueses que têm sido constantemente ignorados e são permanentemente afectados pela destruição humana; por motos ,jipes, pessoas com hábitos arcaicos, falta de fiscalização, Lixo humano, lixo trazido pelas correntes oceânicas, espécies de flora invasoras, etc.

Tirei umas fotos aos esporos que vou postar agora e que talvez me possas ajudar a interpretar.
Um abraço,
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Sáb 11 Fev 2012, 15:18

Aqui vão umas fotos dos esporos e alguns dados que acho ter conseguido identificar. scratch

Volvariella dunensis Imagem11o
Esporos com forma elipsoide e forma oblonga.

Volvariella dunensis Imagem12h
Pormenor da parede dos esporos.

Volvariella dunensis Imagem13cn
Nas observações que fiz é evidente em muitos esporos (diria cerca de 50%), a presença de uma "ponta torcida" (não sei o termo), que é um dos factores microscópicos presentes nos esporos de V. dunensis. Ver artigo aqui.

Ainda tenho a possibilidade de medir os esporos mas não atino com a calibração do Piximetre. Mad
As medidas saem sempre exageradas.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  Lebre Sáb 11 Fev 2012, 17:20

Olá ZecTarius,
Acho que não há muito para interpretar, a não ser que a "ponta retorcida" deve ser o chamado poro germinativo. As fotografias dos esporos estão boas, em particular, a ilustração de que as paredes são espessas. Penso que a razão comprimento/largura, designada por Q, também cai dentro dos valores indicados no artigo. Agora convinha fazeres, pelo menos, a observação da lâmina, para tentar confirmar a forma dos basídios e dos cistídios. Um handicap é que estes podem ser hialinos, o que torna a observação mais difícil, mas como quer os pleuro- quer os queilo-cistídios são abundantes é provável que os consigas observar.
Boa sorte,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Sáb 11 Fev 2012, 19:12

Obrigada pelas confirmações. Smile
Vou ficar pela noite dentro a fazer as preparações e respectivas análises.
Mais logo já posto qualquer informação.

Um abraço,
ZecTarius


ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Dom 12 Fev 2012, 18:24

Nas observações que fiz não consegui dar com os basídios. Mas consegui visualizar outros dados.

Imagens
Volvariella dunensis Dsc00985u
Pileipellis, é de notar o tamanho dos elementos cilíndricos, que caso de V.dunensis podem ir até 275 µm.

Volvariella dunensis Dsc00983ly
Pileipellis

Volvariella dunensis Imagem19q
Pileipellis

Volvariella dunensis Imagem22r
Stipitipellis, hifas.


Vou continuar a busca pelos basídios.

Abraços e até já.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Seg 13 Fev 2012, 19:03

Onde estão esses feedbacks pessoal??


Cumprimentos
ZecTarius




ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  Lebre Seg 13 Fev 2012, 21:15

Caro ZecTarius,
Não há nada que eu consiga comentar em face dessas imagens, para além das hifas cilíndricas na pileopelis que já referiste. Como não há dimensões ... Era necessário uma secção mais fina e medir a largura e comprimento das hifas. Para uma identificação cabal ainda faltam os basídios e cistídios, que devem ser abundantes.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Seg 13 Fev 2012, 22:56

Obrigado Lebre. Tenho de salientar que nesta identificação tens feito jus ao título do forum!
Sei que as fotos não estão grande coisa, um dos botões laterais de regulação do meu micro ta partido (como já referi várias vezes), e isso, aliado a minha falta de experiência com as preparações tem tido estes resultados.
Vou continuar a procura pelos basídios e cistídios Wink

Um abraço,
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  Zamanita Ter 14 Fev 2012, 13:29

Olá ZecTarius
Os dados que temos parecem realmente indicar essa espécie (que desconhecia). Sem dúvida uma óptima descoberta. Seria muito interessante confirmar as características microscópicas em falta. Conserva a a excicatta que poderá ser útil e se possível procura outros exemplares da mesma espécie para confirmar a constância das características morfológicas, bem como as localizações preferidas de frutificação.
Tenho em casa um pequeno guia de cogumelos em sistemas dunares (espanhol) e estou à espera de outro (francês) que já deveria ter chegado (encomenda feita quase há um mês). Logo posso ver se tem referência a esta espécie (mas não me parece...).
Também sou da opinião que não haverá referências a esta espécie em Portugal. Aliás como dizes, neste tipo de habitat há muito pouca informação de cá, o que me leva a crer que poderemos ter muitas surpresas se houver um estudo mais aprofundado. Quiçá com espécies novas para a ciência, pois temos vastas áreas com estas características.
Tens visto muitas espécies em dunas já em fevereiro?
Abraço

PS. força de vontade e paciência para as preparações microscópicas. Não desesperes!!


Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Ter 14 Fev 2012, 20:26

Olá Zamanita, obrigado pelas tuas palavras de incentivo.
Parece que estamos sincronizados, pois tenho o mesmo livro (espanhol) e quero encomendar o (francês). É um pequeno guia, tem poucas espécies, mas está muito bom. Não só esta espécie é nova para Portugal como só existem duas citações na Europa (ambas em Barcelona).
Tenho a exsicata bem conservada, e adivinha só? Ontem voltei ao local e deparei me com mais dois exemplares Very Happy , já secos, mas tenho os aqui juntamente com o outro exemplar. Encontrei os a 10 metros de onde tinha encontrado o primeiro espécime, também em duna primária.
Tenho um pequeno guia em PDF que imprimi, com as espécies de flora dunar de Portugal e que me tem dado muito jeito.
No fim de Dezembro e princípio de Janeiro vi muitas espécies no sistema dunar, mas agora anda mais fraco (falta a precipitação).

P.S. Vou continuar a procura dos caracteres microscópicos em falta.
Um abraço,
ZecTarius



ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  ZecTarius Dom 19 Fev 2012, 18:50

A microscopia desta espécie tem sido uma verdadeira aventura e um quebra cabeças para mim, enfim.. Mas existe um velho ditado que diz; quem corre por gosto não cansa!! Entretanto visualizei novos caracteres microscópicos que penso serem importantes, parecem cistídios e também basídios, mas não sei.
O que acham que pode ser?

Imagens da microscopia:
Volvariella dunensis Cistdiosvdunensis

Volvariella dunensis Imagem42r

Volvariella dunensis Dsc00990ar

Volvariella dunensis Dsc00997xk
O que acham que pode ser?

Cumprimentos,
ZecTarius



ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Volvariella dunensis Empty Re: Volvariella dunensis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos