Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entoloma roseum

3 participantes

Ir para baixo

Entoloma roseum Empty Entoloma roseum

Mensagem  Lebre Sex 30 Dez 2011, 22:26

Desta vez apresento mais um exemplar do subgénero Leptonia, mas com características muito particulares, a começar pela coloração do chapéu – rosada tal como as lâminas nos exemplares maduros - e a acabar na microscopia – por ser de entre as espécies que já observei aquela que maior número de cistídios apresenta. Junto a seguir uma breve descrição e anexo fotografias.
Chapéu campanulado no exemplar jovem e aplanado nos maduros; No exemplar jovem a cutícula é rosada na coroa e na margem onde é radialmente fibrilosa, sendo avermelhada no centro onde é escamosa; Nos exemplares mais maduros as cores já estão esbatidas mas o centro é mais escuro tal como a margem.
Lâminas de cor clara no jovem e rosada nos mais maduros, de inserção adnata e espaçamento pouco apertado com profusas lamélulas; Nos exemplares maduros algumas das lâminas são onduladas;
Pé cilíndrico e liso como muitos os da secção Leptonia, de cor clara, bege a castanho claro, apresentando um tufo de micélio na base; Nos exemplares maduros o pé apresenta-se lateralmente comprimido.
Os esporos são multifacetados, tal como em grande parte das espécie deste género, com as seguintes dimensões:
8.4 [9.9 ; 10.4] 12 x 6.4 [7.5 ; 7.8] 8.9 µm
Q = 1.1 [1.3 ; 1.4] 1.6 ; N = 52 ; C = 95%
Me = 10.2 x 7.7 µm ; Qe = 1.3.
Factores que mais contribuiram para a identificação desta espécie:
- Os tons rosados da cutícula, sobretudo no exemplar mais jovem que no centro é avermelhado, caso pouco vulgar neste género (apenas encontrei um outro, E. minarum, com tons rosados mais esbatidos);
- A existência de um número apreciável de cístídios de forma clavada na aresta da lâmina, dispostos em grupos;
- A medida e a forma dos esporos, a maioria poligonais com 5 ou 6 faces, mas também alguns oblongos.

Fotografias:

Entoloma roseum 20111201705

Entoloma roseum 20111201706

Entoloma roseum 20111201681
Exemplar jovem

Entoloma roseum Laminax
Lâmina (esporos, basídios e trama)

Entoloma roseum Basidia
Lâmina (cistídios)

Entoloma roseum Cuticula
Cutícula

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma roseum Empty Re: Entoloma roseum

Mensagem  *ento*loma* Seg 16 Jan 2012, 23:52

Mais um excelente post Lebre!!!
e mais uma vez uma espécies rara!
Sem duvida os factores que mencionou são os mais importantes (segundo o autor que sigo Noordeloos) para a identificação desta espécie!
Mais uma vez Parabéns!

Abraço!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma roseum Empty Re: Entoloma roseum

Mensagem  Lebre Qua 18 Jan 2012, 00:46

Modéstia à parte, quando me aplico eu só descubro "coisas" raras. As vulgares deixo para ... mim, nos tempos livres.
Os meus agradecimentos, *ento*loma*, pelos elogios. Mas, a vida é feita de pequenos nadas (onde é que eu já ouvi isto?).
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma roseum Empty Re: Entoloma roseum

Mensagem  Sabino Qui 16 Fev 2012, 14:29

Interesante recolecta, yo creo que puede ser E. reinwaldii.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma roseum Empty Re: Entoloma roseum

Mensagem  Lebre Qui 16 Fev 2012, 22:39

Obrigado, Sabino, pela tua opinião.
Fiquei um pouco confuso com a tua proposta de espécie , até porque desconhecia em absoluto a espécie Entoloma reinwaldii. Fui imediatamente consultar a sua descrição em "MycoBanc" e percebi tratar-se de mais uma espécie recentemente nomeada e que gravita na estirpe de E. roseum. Um ponto chamou a minha atenção nas observações aí apresentados no final da descrição, e cito: "Entoloma reinwaldii is a very striking Leptonia with its predominant red colour and distinctive structure of the lamella edge. Entoloma roseum, which sometimes can have a rather deep reddish colour, usually has a non-striate pileus and has differently sized, fusiform cheilocystidia. ..."
Depois consultei a parte da descrição referente à aresta laminar: "Lamella edge sterile. Cheilocystidia 20-60 x 10-20 µm, clavate, often catenate with one or two septa".
Por outro lado na descrição, consultada no mesmo site, referente a E. roseum diz-se: "Lamella edge fertile, heterogeneous, rarely entirely sterile. Cheilocystidia 20-60 x 5-20 µm, cylindrical to clavate or lageniform, scattered or in clusters among basidia, sometimes absent."
Depois disto só havia uma coisa a fazer: Observar a aresta!
Foi o que acabei de fazer e o que posso afirmar é que a parte que eu observei é estéril. Cabe aqui dizer, que só agora me sinto capaz de fazer uma tal preparação, que para mim era impensável à 1 mês atrás (para não dizer menos). No entanto, não estou seguro que os queilocistídios sejam da forma que se atribui a E. reinwaldii, parecendo-me até mais próximos dos descritos para E. roseum. Talvez uma melhor preparação permitisse esclarecer, mas ... Anexo num quadro as fotografias que obtive.
Há também um outro ponto, agora na parte macrocópica, que me parece duvidoso. Na descrição de E. reinwaldii diz-se relativamente ao chapéu: "...translucently striate up to 2/3 of radius,...". Nos meus exemplares não vejo qualquer estriação.
Por tudo isto fico na dúvida.
Para concluir, dar nota de que vi uma página na net - ver "mycostra" - onde são apresentadas fotografias de exemplares desta nova espécie, que aparentemente foi confirmada por M. Noordeloos, e que me parecem um pouco distantes, sobretudo no que se refere à cutícula, dos meus exemplares.
Lebre

Entoloma roseum Arestaesteril

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma roseum Empty Re: Entoloma roseum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos