Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desconhecidos 1

3 participantes

Ir para baixo

Desconhecidos 1 Empty Desconhecidos 1

Mensagem  Lemuel Silva Ter 20 Dez 2011, 22:17

Boas. Será que conseguem dizer-me que espécies são estas? As primeiras fotografias são de um cogumelo que fotografei a escassos metros do Boletus do tópico anterior, portanto o ambiente é o mesmo. A última fotografia já pertence a outro cogumelo e é visivelmente de uma espécie diferente, basta reparar na côr amarela do himenófero. Encontrei-o no parque da cidade do Porto na penumbra de um bosque de coníferas. Aliás, foi precisamente naquele local onde antes tinha encontrado os géneros Lactarius e Lepista. Abraço Smile

Desconhecidos 1 7nomebaixa

Desconhecidos 1 8nomebaixa

Desconhecidos 1 1nome
Lemuel Silva
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Desconhecidos 1 Empty Re: Desconhecidos 1

Mensagem  Pedro Claro Qua 21 Dez 2011, 10:38

A última foto parece-me de um exemplar de Suillus bellinii, pelo perfil 'atarracado' e porque parece que se vislumbra uma ornamentação pontilhada no pé.

No entanto, não estou seguro que as duas primeiras fotos ilustrem um exemplar da mesma espécie porque, em primeiro lugar, o habitat é diferente (Suillus bellinii micorriza exclusivamente com pinheiros, como é fácil de ver pelas agulhas no chão da última foto, mas no caso das outras fotos, o exemplar desenvolve-se em zona com ervas e folhosas, sem vestígios da presença de pinheiros) e, em segundo lugar, o exemplar ilustrado está bastante degradado, o que o torna virtualmente inútil para qualquer tentativa de identificação.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Desconhecidos 1 Empty Re: Desconhecidos 1

Mensagem  Zamanita Qua 21 Dez 2011, 15:52

Mais um exemplo de uma situação onde poderá ser virtualmente impossível uma identificação correcta sem ter os exemplares completos e com um corte longitudinal.
As duas primeiras nem ao genero se pode chegar...
A última, sendo certo que pertence ao género Suillus, seria necessário ver a cor da carne e do micélio para chegar à espécie. Na minha opinião estará mais perto de S. colinitus, (pela quase imperceptível cutícula fibrilhosa) mas teriamos de confirmar a cor rosada do micélio...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Desconhecidos 1 Empty Re: Desconhecidos 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos