Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LEPISTA NUDA?

+2
Pedro Claro
flavio matos
6 participantes

Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty LEPISTA NUDA?

Mensagem  flavio matos Sáb 10 Dez 2011, 20:04

A mim parece-me LEPISTA NUDA. Contudo, consultei a lista de cogumelos comestíveis da GUME e lá chama-se à atenção para possível confusão com LEPISTA SORDIDA. Eram vários exemplares todos muito iguais. Eu apresnto de seguida aquele que colhi completo.

CARACTERÍSTICAS:

- apareceram em montes de folhas apodrecidas
- cutícula facilmente separável
- cheiro a terra, agradável
- sabor doce
- diâmetro do chapéu= 10cm
- diâmetro do pé= 1,5cm
- altura do pé= 7cm
- o pé é fibroso e um pouco elástico

LEPISTA NUDA? Dsc01776gk



LEPISTA NUDA? Dsc01778my



LEPISTA NUDA? Dsc01779x



LEPISTA NUDA? Dsc01781p



LEPISTA NUDA? Dsc01783t



A cor da cutícula não é tão violeta como as lâminas, mas, segundo li, é normal mudar de cor com a maturidade.

Os vários exemplares colhidos têm, sensivelmente, as mesmas dimensões, escepto 1 deles que tem o pé mais grosso, assim como o chapéu. Junto 2 fotos:

LEPISTA NUDA? Dsc01760iy



LEPISTA NUDA? Dsc01761e



Flávio Matos

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Pedro Claro Sáb 10 Dez 2011, 23:15

A mim parecem-me Lepista nuda. Ainda hoje encontrei vários exemplares que pensei serem Lepista personata, pelas cores mais pálidas e pouco violáceas tanto do chapéu como das lâminas, mas os dois exemplares que colhi começaram a adquirir tons mais violeta à medida que secavam. E sim, é verdade que os exemplares mais jovens têm, normalmente, tons mais vivos.

Uma característica que pode ajudar na distinção é o odor, que no caso de Lepista nuda é aromático, muito agradável e mais ou menos intenso e nas espécies mais semelhantes (L. sordida, L. pesonata) é pouco perceptível ou nulo.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty LEPISTA NUDA

Mensagem  flavio matos Sáb 10 Dez 2011, 23:42

Obrigado Pedro.

Há alguma hipótese de ser CORTINARIUS CAERULESCENS? De qualquer maneira, todas estas possíveis confusões (L. Personata, L. Sordida e Cortinarius Caerulescens) são comestíveis?


Flávio Matos

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Zamanita Dom 11 Dez 2011, 02:02

Também me parecem Lepista nuda. Não se vêm nenhuns vestígios de cortina. Existem alguns cortinarius (mesmo) muito parecidos a esta espécie. O cheiro dos L. nuda é muito característico e pode ser útil em caso de dúvida. Mas não é fácil de descrever... frutado, doce, agradável... vê a cor da esporada: branca/esbranquiçada no caso das lepistas, ferruginosa no caso dos cortinários.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty LEPISTA NUDA

Mensagem  flavio matos Dom 11 Dez 2011, 03:03

Obrigado Zamanita


Também me parecem L. Nuda

Flávio

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  tino_de_rans Seg 12 Dez 2011, 13:30

Acho o cheiro das Lepista Nuda desagradável e enjoativo, nunca o descreveria como agradável Razz

tino_de_rans
hifa
hifa

Número de Mensagens : 21
Fungónimo : Isso
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Pedro Claro Seg 12 Dez 2011, 14:31

De certeza que são Lepista nuda? A minha experiência pessoal é igual à do Zamanita e ao que é referido na bibliografia: odor doce, agradável, a compota de fruta (uma das pessoas que fez uma saída comigo há duas semanas descreveu o odor como sendo semelhante a licor de laranja).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Lemuel Silva Seg 12 Dez 2011, 17:15

Sexta feira passada encontrei no parque da cidade do Porto um grupo de cogumelos exactamente igual a estes, no mesmo estado de maturação e tudo. É impressionante, estão mesmo na mesma fase de desenvolvimento, igualzinhos. Ainda não passaram 7 dias desde a minha adesão ao fórum, portanto ainda não pude apresentar-me nem introduzir os tópicos que já preparei, mas mal tenha autorização eu insiro aqui para veres.

Ah! E na altura também identifiquei os mesmos como Lepista nuda. Portanto, sendo iguais aos teus, também sou da opinião que são Lepista nuda Smile

Abraço Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Zamanita Seg 12 Dez 2011, 21:20

tino_de_rans escreveu:Acho o cheiro das Lepista Nuda desagradável e enjoativo, nunca o descreveria como agradável Razz

Ok tino, se os aromas são sempre algo subjectivos, o ser agradável ou desagradável ainda o é mais... Rolling Eyes
Mas neste caso concreto o aroma que sinto nos L.nuda coincide com a descrição que vem nos livros... de qualquer forma têm um odor muito característico. Wink

Lemuel Silva escreveu:Ainda não passaram 7 dias desde a minha adesão ao fórum, portanto ainda não pude apresentar-me nem introduzir os tópicos que já preparei, mas mal tenha autorização eu insiro aqui para veres.
Lemuel não precisas autorização para introduzires os tópicos que entenderes desde que se insiram no âmbito do Fórum, ou seja sobre cogumelos, nas suas mais variadas vertentes... os conhecimentos ou experiências são sempre bem-vindos e com certeza haverá alguém para responder/comentar/ajudar.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Lemuel Silva Ter 13 Dez 2011, 01:34

Zamanita, eu sei disso, o problema é que eu não consigo inserir tópicos no fórum! Aderi há uns dias e de imediato fiz a minha apresentação. Sempre que a tento publicar aparece uma mensagem em espanhol a dizer que os novos usuários não tem autorização para enviarem informação durante 7 dias. Isto é normal? Pela tua resposta já estou a começar a pensar que não. Eu já tenho a apresentação feita e tópicos escritos. Ando há dias a recolher material para publicar aqui. Simplesmente não consigo! A única coisa que consigo é responder aos tópicos do resto do pessoal. Eu tenho estado à espera que os tais 7 dias passem mas já estou a ver que isto não é nada normal. Vou falar com o Mycota,o moderador do fórum, para esclarecer a questão. Estou ansioso por postar e não posso! Sad
Lemuel Silva
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Pedro Claro Ter 13 Dez 2011, 09:17

Lemuel,

Isso realmente não me parece nada normal. Não sei se houve ou não alguma alteração por parte do Administrador no funcionamento do fórum, mas não me recordo de ver qualquer aviso nesse sentido. Talvez tenha sido uma medida implementada pelo Mycota para sanar alguns problemas que tivemos em tempos com indivíduos que se registavam apenas para criar confusão.

De qualquer forma, o melhor é mesmo contactares o administrador e aguardar a resposta dele.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Lemuel Silva Ter 13 Dez 2011, 11:28

Bom dia. Pois, foi isso que também achei melhor fazer e fiz ontem há noite, enviei-lhe uma mensagem privada. Vamos ver então o que é que o moderador diz, espero ansiosamente uma resposta da parte dele Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Cheiros

Mensagem  Loco Gato Qua 14 Dez 2011, 00:11

tino_de_rans escreveu:Acho o cheiro das Lepista Nuda desagradável e enjoativo, nunca o descreveria como agradável Razz
Nunca se deve ficar por uma descrição valoradora como agradável ou desagradável. No caso da Lepista nuda, que também concordo ser o caso neste post, costuma descrever-se como lembrando o de anis. Que, segundo sei, para algumas pessoas é agradável, para outras desagradável.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty LEPISTA NUDA

Mensagem  flavio matos Qua 14 Dez 2011, 15:42

Ainda sobre o aroma, ele é agradável (pelo menos para mim). é difícil de explicar a quê, mas é agradável. Li não sei onde, que têm um aroma a anis. Bem, a mim não me parece.

Obrigado a todos.

Flávio

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Pedro Claro Qua 14 Dez 2011, 23:48

Por acaso também não acho que tenha um aroma a anis, pelo menos não como o aroma de Clitocybe odora (para mim, esse sim, claramente a anis) ou a Agaricus augustus (algures entre o aroma a amêndoa amarga e anis).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Zamanita Qui 15 Dez 2011, 00:41

Ainda que podendo ser um caracter bastante subjectivo, o odor pode ser muito útil e decisivo numa identificação. Esta espécie é um bom exemplo disso.
Plenamente de acordo que não devemos ficar por uma "descrição valoradora como agradável ou desagradável" (palavras do Loco Gato), mas parece-me que para a generalidade das pessoas o odor de Lepista nuda é agradável, mesmo para as que não gostam do cheiro do anis (que é o meu caso).
Eu diria que pode "fazer lembrar" o odor de anis, mas não tão acentuadamente como noutras espécies como as que indicou o Pedro. Quem sabe se não seria mais consensual que os L.nuda têm um cheiro agradável do que cheirarem a anis... Suspect
O que tenho a certeza é que depois de o conhecer bem, este cheiro não engana...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Pedro Claro Qui 15 Dez 2011, 09:35

Zamanita escreveu:O que tenho a certeza é que depois de o conhecer bem, este cheiro não engana...

Isso é bem verdade! E ajuda a identificar esta espécie quando os caracteres morfológicos não são tão evidentes - por exemplo, em exemplares mais descorados (principalmente no chapéu).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty LEPISTA NUDA

Mensagem  flavio matos Qui 15 Dez 2011, 15:05

Olá a todos.

Conforme recomendado, aqui no forum, cá vão 2 fotos da esporada de metade do chapéu. Uma foto sem flash e a outra com flash. Esclarece alguma coisa?


LEPISTA NUDA? Dsc01813a




LEPISTA NUDA? Dsc01814rv



Flávio

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Pedro Claro Qui 15 Dez 2011, 16:23

Não dá para perceber bem a cor da esporada, mas para mim a identificação é segura e não me parecem existir dúvidas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LEPISTA NUDA? Empty Re: LEPISTA NUDA?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos