Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tricholoma equestre

3 participantes

Ir para baixo

Tricholoma equestre Empty Tricholoma equestre

Mensagem  odilino Sáb 03 Dez 2011, 16:30

Boa tarde,

Tal como na maioria dos anos por esta altura tenho apanhado uma quantidade grande destes cogumelos nos pinhais da beira baixa. Não tenho muita experiência a identificar cogumelos, mas estes apanho desde muito novo com a minha família.
Quando me comecei a interessar mais pela identificação de outros cogumelos, apercebi-me que nas listas de cogumelos comestíveis e não comestíveis, estes exemplares aparecem como sendo "tóxicos". Toda a minha vida comi e todas as pessoas que conheço apanham e comem estes cogumelos, inclusive são vendidos nas praças e mercados. Nunca conheci ninguém que tivesse tido o menor problema que seja, com a ingestão destes cogumelos.
O que queria colocar aqui em discussão era este tema e perguntar se alguém sabe qual o nível de toxicidade destes cogumelos e quais os seus possíveis efeitos adversos quando ingerido.
Cumprimentos a todos e muito obrigado.

Lino Cabral

odilino
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : Não faço ideia o que isto seja.
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma equestre Empty Re: Tricholoma equestre

Mensagem  crazy_cock Sáb 03 Dez 2011, 18:27

Não te sei responder a algumas perguntas que puseste mas vou tentar ajudar-te...

Também eu apanho estes cogumelos há muitos anos, tal como faziam os meus antepassados, sem que, ninguém conhecido, tivesse tido qualquer problema com estes cogumelos. Segundo sei (ou penso saber), a toxicidade destes cogumelos foi observada noutros continentes (América do Norte?) e, até ao momento, não foi relacionado nenhum caso de toxicidade cá para os nossos lados. Por estes motivos, a ingestão destes cogumelos é desaconselhada, principalmente, como medida preventiva.

No entanto, outras pessoas virão responder-te que têm mais conhecimento e que poderão elucidar-te melhor em relação às tuas dúvidas Wink

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma equestre Empty Re: Tricholoma equestre

Mensagem  Pedro Claro Sáb 03 Dez 2011, 23:42

Uma busca no fórum por Tricholoma equestre revelou isto: clica aqui.

Creio que o que está referido no tópico continua actual. Ou seja, não se recomenda o consumo, obviamente, embora pareça mais ou menos evidente que os problemas registados se devem a um dos sete pecados mortais: a gula! Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma equestre Empty Re: Tricholoma equestre

Mensagem  odilino Ter 06 Dez 2011, 14:49

Obrigado pelas respostas.

Cumprimentos,

Lino Cabral

odilino
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : Não faço ideia o que isto seja.
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tricholoma equestre Empty Re: Tricholoma equestre

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos