Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Peziza sp.

4 participantes

Ir para baixo

pergunta Peziza sp.

Mensagem  ana Sáb 18 Out 2008, 10:58

Olá a todos,

Acabei de me inscrever no forum e por isso ainda estou a descobrir como funciona.
Aproveito para perguntar se alguem me sabe dizer que espécie de Peziza é esta.

Muito obrigada
ana

Peziza sp. Fungi_13

ana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : ana
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Peziza sp.

Mensagem  Pedro Claro Sáb 18 Out 2008, 23:26

Antes de mais, sê bem vinda a esta comunidade, Ana.

A Peziza que ilustras pode muito bem ser P. granulosa. Há pouca informação disponível na net, mas alguma bibliografia que consultei parece fazer encaixar bem esta espécie na 'tua', apesar de também não dares mais informação para além da foto - que é muito boa, de resto.

Um exemplo: Peziza granulosa

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Peziza sp.

Mensagem  Polecat Dom 19 Out 2008, 15:26

Olá ana!

Bem-vinda ao Cogumelos de Portugal cheers
Recomendo que experimentes o fórum "Apresentação" e dês a conhecer um pouquinho mais sobre ti e os teus interesses junto dos nossos amiguinhos Very Happy


Bem, não há dúvidas que é mesmo uma boa foto como o Pedro Claro disse, quanto à sugestão de P. granulosa também não me parece mal, apesar da falta de dados.

Dados esses, que sinceramente não sei se ajudariam muito neste complicadissimo género. Eu também sugereria P. repanda (que parece nem existir) Passo a explicar-me:

O género Peziza é um bicho de 7 cabeças mesmo para os experts que também não se entendem. Por exemplo, muitas espécies são distinguidas através de caractéres morfológicos ou diferentes habitas, no entanto o DNA sugere-nos que na verdade, muitos dessas espécies são na realidade a mesma espécie. Em baixo podem ler a tradução de alguns excertos deste artigo muito interessante realizado por americanos e dinamarqueses.



Não encontramos qualquer justificação para reconhecer mais do que uma espécie no "complexo P. varia", incuindo 27 espécies referenciadas sob os nomes P. cerea, P. micropus e P. repanda, (...) Alguns caractéres morfológicos utilizados na delimitação das espécies deste complexo, como a variação da cor da apotécia, a presença ou ausência de pé (...) parecem ser plásticos. Consequentemente, a P. cerea e a P. micropus são colocadas como sinónimos da P. varia. O nome P. repanda é rejeitado.


(...)Considera-se P. granulosa sensu Boudier como sinónima de P. fimeti. Estas espécies tinham sido separadas anteriormente pelos diferentes habitats onde ocurriam, incluindo solo queimado e solo misto com serradura ou lascas de madeira versus em esterco. Na taxonomia do género Peziza, o substrato e o habitat têm sido muito evidenciados, mas os resultados aqui óbtidos apontam para que populações presentes em vários habitats distintos poderão ser bastante próximas ou até a mesma espécie.



Concluindo e tentando responder à tua questão ana, mesmo que descrevesses e registasses todos os detalhes morfológicos seria practicamente impossível identificar até à espécie. Acho que é já bastante bom conseguir dizer que é Peziza, talvez do grupo P. vesiculosa.



Beijinhos e mostra mais disso que tens visto pelas matas Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Peziza sp.

Mensagem  ana Dom 19 Out 2008, 20:05

Muito obrigada aos dois, não sabia que se tratava de um grupo tão dificil de identificar. Encontrei-os na Serra de Sintra em cima de um monte de lascas de madeira

Já agora como é que posso criar um album pessoal? Já tentei mas parece que não estou autorizada.
ana

ana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : ana
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Peziza sp.

Mensagem  Mycota Dom 19 Out 2008, 20:17

Olá ana, bem-vinda!

Por enquanto ainda não é possível criar albúns pessoais dado algumas limitações do servidor, é algo que está a ser tomado em conta.

Entretanto convidamos-te a postar as tuas descobertas, para que fiquem referenciadas no mapa e brevemente quem sabe, no Álbum Cogumelos de Portugal.

Fica bem Smile
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Peziza sp.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos