Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos

2 participantes

Ir para baixo

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Empty Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos

Mensagem  Lebre Sáb 19 Fev 2011, 16:04

Desta vez apresento um fungo que tem umas características especiais. À primeira vista parece uma trufa (lá que as há, há). Depois, em vez de ascos tem basídios. Por fim, os basídios são bi-espóricos. Trata-se (penso eu) da espécie que é habitualmente designada por “trufa dos Basidiomicetos”: Hydnangium carneum.
A observação que motiva este tópico decorreu em Monsanto, numa zona que é dominada por eucaliptos de grande porte, que confina com uma outra zona de sobreiros onde é habitual eu procurar cogumelos. Esta última é uma zona riquíssima do ponto de vista micológico, sobretudo pela diversidade de fungos que aí se podem observar.
Inicialmente o que vi no chão foram duas “bolas”, não completamente redondas, de cor rosada/avermelhada, das quais colhi uma, com cerca de 1,5-2 cm de diâmetro, tendo posteriormente visto mais algumas. Uma dela estava já ratada dos bichos e era possível ver que o interior era também rosado. Já em casa seccionei o exemplar colhido e deparei com uma “gleba” cheia de alvéolos (ver o 1º quadro anexo). Intrigado, mas ainda pensando tratar-se de um ascomiceto (a minha associação inicial foi de que se trataria de uma trufa - em sentido lato, bem entendido) fiz uma preparação para observar ao microscópio e deparei com uns esporos que me fizeram lembrar os de uma “Laccaria” e com basídios que me pareceram bi-espóricos (ver o 2º quadro anexo). Esta mudança na direcção de procura conduziu-me rapidamente à espécie Hydnangium carneum, que é conhecida precisamente pelas características de cor, formato interior e microscópicas que mencionei, além de estar associada exclusivamente (?) a eucaliptos, sendo originária dos antípodas.
Como descobri depois, a associação que mencionei acima com o género Laccaria, tem razão de ser, mesmo do ponto de vista genético (ver por exemplo “anbg.gov.au”http://www.anbg.gov.au/fungi/truffle-like.html). Efectivamente, há uma espécie com esporos muito semelhante e também com basídios bi-espóricos – Laccaria fraterna. O que é curioso é que, no terreno, o cogumelo que eu tinha observado imediatamente antes de observar da “trufa” foi precisamente uma Laccaria, que infelizmente não colhi.
Em anexo podem encontrar dois quadros desta “trufa” e um da Laccaria referida.

Lebre

Fotografias:
Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Quadro1

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Quadro2a

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Quadrov

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Empty Re: Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos

Mensagem  Zamanita Qua 23 Fev 2011, 21:31

Muito interessante esta espécie (desconhecida até agora para mim) e a sua associação a Laccaria sp.
Até os esporos à primeira vista são iguais (há várias espécies de Laccaria com basídios bispóricos, sendo o tipo de basídios uma característica fundamental na identificação das espécies neste género).


Vendo as fotos e os comentários da relação entre Zelleromyces sp e Lactarius sp. no link que indicas (http://www.anbg.gov.au/fungi/truffle-like.html), pergunto-me se estas espécies de Hydnangium e Zelleromyces não poderão ser malformações genéticas ou qualquer outra "maleita" de espécies de Laccaria e Lactarius... Esporos iguais, ADN muito próximo, até látex (no caso do Zelleromyces)...

Encontraste alguma característica nos esporos não compatível o género Laccaria?

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Empty Re: Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos

Mensagem  Lebre Qua 23 Fev 2011, 22:34

Olá Zamanita,
Trata-se efectivamente de um fenómeno muito curioso e, por isso, o referi. Em relação à tua pergunta, se não soubesse o que estava a observar, diria que se taratavam de esporos de Laccaria. Mas é preciso ter em conta que eu até agora fiz muito poucas observações deste género.
É possível que aquilo que designas por "maleita" esteja relacionado com fenómenos ambientais ou outros e que as semelhanças em termos do ADN indiquem que estas espécies podem provir do mesmo tipo de micélio. Já agora acrescento que naquela zona, onde dominavam os eucaliptos de grande porte, apenas observei estas duas espécies, uma Helvella elastica e alguns (poucos) exemplares de Mycena.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos Empty Re: Hydnangium carneum: A trufa dos Basidiomicetos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos