Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mixomicetos - I

Ir para baixo

mixomicetos - Mixomicetos - I Empty Mixomicetos - I

Mensagem  Lebre Ter 25 Jan 2011, 20:47

Nas minhas saídas tenho encontrado alguns mixomicetos bem interessantes.
Neste tópico apresento imagens de quatro espécies, uma por cada uma delas com excepção da segunda, para não o sobrecarregar demasiado com imagens. A ordenação que escolhi é a que me parece ser a ordem crescente de raridade (muito subjectiva, portanto), ainda que algumas delas só as tenha visto uma vez. Se as duas primeiras não me parecem oferecer grandes dúvidas, já a terceira parece-me bastante mais complicada por haver um conjunto de espécies muito parecidas morfologicamente. Sei muito pouco deles e as propostas de classificação que apresento para a maior parte delas foram baseadas no site: naturalhistory.
Agradeço os vossos comentários e sugestões, bem como notícias destes ou de outros mixomecetos que tenham encontrado. Estou a preparar um outro tópico com outros mixomicetos.

Lebre

Espécie 1:Fuligo septica
Este é dos mixomicetos que tenho encontrado o que vi mais vezes (mais de uma dezena nos últimos 8 meses).

mixomicetos - Mixomicetos - I 18062010053

Espécie 2: Lycolgala epidendrum
Também a estes os encontrado com alguma regularidade. As duas primeiras imagens tiveram como objecto partes diferentes do mesmo tronco, à esquerda havia exemplares mais jovens com a característica cor alaranjada, e à direita exemplares mais maduros já sem aquela cor, mas ostentando ainda a superfície coberta por um “rendilhado”. Na terceira imagem, obtida num tronco de pinheiro, podem ver-se exemplares bem maduros, em que a massa de esporos seca e fica pulverulenta.

mixomicetos - Mixomicetos - I 20101023188

mixomicetos - Mixomicetos - I 20101023189

mixomicetos - Mixomicetos - I 20101023153

Espécie 3: Arcyria sp.?
Estes só os vi uma vez. Cresciam num interior de um ramo de sobreiro em decomposição.

mixomicetos - Mixomicetos - I 18062010152aa

Espécie 4: Ceratiomyxa fructiculosa
O exemplar crescia num pedaço de tronco de um carvalho. Foi bastante difícil de fotografar e o resultado deixa muito a desejar. Parece-me que a minha máquina fotográfica “não atina” com os “brancos”, ou serei eu que não a sei regular. Ainda assim apresento as melhores fotos que consegui obter.

mixomicetos - Mixomicetos - I 18062010109c

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

mixomicetos - Mixomicetos - I Empty Actualização

Mensagem  Lebre Dom 06 Fev 2011, 20:40

Voltei a encontrar a Espécie 4, desta vez em Monsanto enquanto que a original tinha sido em Sintra, no cascalho de um pinheiro derrubado. Anexo uma fotografia composta.
Lebre

mixomicetos - Mixomicetos - I Composto

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos