Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entoloma hirtipes?

3 participantes

Ir para baixo

Entoloma hirtipes? Empty Entoloma hirtipes?

Mensagem  Lebre Ter 18 Jan 2011, 22:38


Do ponto de vista da observação de espécies do género Entoloma esta visita a um local do Parque de Monsanto que até agora desconhecia foi um sucesso. As árvores mais importantes nesta zona são abetos de grandes dimensões, mas o local da observação era intensamente arbustivo o que tornava difícil a entrada de luz. Neste tópico apresento um exemplar de uma espécie de Entoloma do subgénero Nolanea que ainda não tinha encontrado.
Em jeito de descrição menciono algumas das suas características:

Chapéu com 1,7 cm de diâmetro, campanulado e ligeiramente cónico com um pequeno umbo; Cutícula higrófona, lisa, castanha, mais escura ao centro, sendo a margem estriada por transparência;
Lâminas cor-de-rosa escuro de inserção adnata, mas quase livre (havendo uma zona de separção entre as lâminas e o pé), e espaçamento sub-distante, com lamélulas;
Pé com 7,5 cm de comprimento e 0,2 cm de diâmetro, cilíndrico, concolor com o chapéu, sendo mais escuro na parte inferior, apresentando o ápice pruinoso;
Cheiro ainda que não muito intenso a marisco cozido; Esporada cor-de-rosa.

O aspecto visual do exemplar é claramente micenóide, o que em conjunto com as características acima mencionada aponta para o subgénero Nolanea. Quanto à espécie, parece ser um pouco mais complicado. De acordo com o meu guia, as características acima mencionadas são as da espécie Entoloma hirtipes, que proponho para a classificação deste exemplar. No entanto, uma vez obtidas as medidas dos esporos (ver anexo) os valores são aquém dos mencionados em funghiitaliani e em mycobank, ainda que a forma destes seja compatível com as aí mencionadas. Devo confessar que não confio muito nas medidas que obtive, uma vez que os esporos são extremamente irregulares (mesmo para um Entoloma).

Poderão observar fotografias deste exemplar num quadro que anexo a esta mensagem. Como sempre espero os vossos comentários e opiniões acerca desta observação.
Lebre

Medidas dos esporos:

(9.6) 10.2 - 12.9 (13.5) x (6.9) 7.3 - 8.9 (9.6) µm
Q = (1.2) 1.25 - 1.5 (1.7) ; N = 77
Me = 11.2 x 8 µm ; Qe = 1.4

Fotografias:

Entoloma hirtipes? Nolanea

Entoloma hirtipes? Photomizercam1801201118

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma hirtipes? Empty Re: Entoloma hirtipes?

Mensagem  Sabino Qua 19 Jan 2011, 10:51

Puede ser E. hebes, E. hirtipes más robusto y normalmente primaveral, habría que ver forma de queilocistidios.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma hirtipes? Empty Re: Entoloma hirtipes?

Mensagem  Lebre Qua 19 Jan 2011, 22:08

Nas imagens anexas penso que serão cistídios, na primeira juntos com basídios ...

Entoloma hirtipes? Photomizercam1901201120

Entoloma hirtipes? Photomizercam1901201119

Entoloma hirtipes? Photomizercam1901201119


Última edição por Lebre em Sáb 22 Jan 2011, 16:26, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corecção de gralha)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma hirtipes? Empty Re: Entoloma hirtipes?

Mensagem  *ento*loma* Sáb 22 Jan 2011, 06:49

Olá Lebre,

O Sabino aponta bem a diferença macroscopica entre E. hebes e E. hirtipes, no entanto os apontamentos de fenelogia não são fiaveis, ambos aprecem tanto nesta época do ano.
Quanto à microscopia em Noordeloos (2004) - Monografia de Entoloma da Fungi Europaei - E. hebes e E. hirtipes distinguem-se principalmente pq um tem a aresta das laminas estéril enquanto o outro não (como nao tenho nenhuma bibliografia cmg não sei com 100% certeza, mas acho que a aresta totalmente estéril é em E. hirtipes)... a melhor forma de analisar este caracter é cortar uma fina porção da aresta (mesmo só a aresta) duma lamina e observar ao miscroscopio, muito provavelmente a preparação vai ficar com demasiada espessura, mas geralmente dá para tirar conclusões fiáveis.

Boa sorte e Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma hirtipes? Empty Re: Entoloma hirtipes?

Mensagem  Lebre Seg 24 Jan 2011, 20:22

Obrigado, *ento*loma, pelo comentário e recomendação.
Tentei implementar a recomendação do *ento*loma e tenho a relatar o seguinte, que deve ser interpretado com reservas uma vez que não domino as técnicas:
Parece-me poder concluir da observação efectuada que a aresta é estéril. Efectivamente, da microscopia que fiz em momento algum consegui vislumbrar basídios. Havia alguns sítios em que havia esporos perto da aresta, mas focando a diversas profundidades (por a amostra ser espessa, como referia o *ento*loma na sua mensagem) não vi os basídios de onde eles poderiam provir (ver fotos 3 e 4), pelo que concluí que seriam emanados do interior da lâmina e não da aresta. Não sei se a amostra que fiz satisfaz os requisitos. Assim, anexo uma fotografia (a 1ª) com pouca ampliação da secção analisada. Na foto 2 mostro uma foto que ilustra o "deserto" na aresta na maior daquele troço.
Lebre

Fotografias:
Entoloma hirtipes? Photomizercam2301201115
Foto 1

Entoloma hirtipes? Photomizercam2301201115
Foto 2

Entoloma hirtipes? Photomizercam2301201115
Foto 3

Entoloma hirtipes? Photomizercam2301201115
Foto 4

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Entoloma hirtipes? Empty Re: Entoloma hirtipes?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos