Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

4 participantes

Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Lebre Dom 12 Dez 2010, 22:06

Desta vez, se a minha proposta de classificação se confirmar, não se trata só de uma espécie nova para mas inclusivamente do género. A observação decorreu em Monsanto numa zona de sobreiros com muitos arbustos. O exemplar único apresenta alguns caracteres que nunca tinha observado. Anexo fotografias e comentários.

Lebre

Fotografias:

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) 20101211266a
Chapéu de forma convexa/campanulada com um umbo ao centro e margem ligeiramente excedente e apendicular; Cutícula de cor base branca com um ponteado de disposição concêntrica de cor alaranjada, avermelhada ou acastanhada (difícil de definir), mais ténue na margem e que forma pequenas pirâmides na zona da coroa, o disco é mais escuro;

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) 20101211267
Himenóforo com lâminas de cor branca (pura), de inserção adnata e espaçamento moderadamente apertado, com uma lamélula entre cada duas lâminas; textura algo cerosa;
Pé quase cilíndrico, estreitando na zona do ápice onde é creme, sendo branco na parte restante; com anel do qual ainda restava uma parte; revestido por flocos brancos; abundante micélio na base;

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) 20101211268
Detalhe das lâminas.


Última edição por Lebre em Ter 28 Dez 2010, 03:11, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  ZecTarius Dom 12 Dez 2010, 23:13

Olá Lebre

Acho que Lepiota sp também é uma hipotese a considerar..


ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Pedro Claro Dom 12 Dez 2010, 23:18

Não me parece um Cystoderma. Parece-me mais uma Lepiota... Não vejo a armila que caracteriza as espécies do género Cystoderma... Suspect

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Lebre Dom 12 Dez 2010, 23:21

Viva ZT,
Conheces alguma espécie de Lepista com anel, para só para referir um dos caracteres?
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  ZecTarius Dom 12 Dez 2010, 23:29

Lebre

Acho que Lepista spp com anel não existem, mas pode ser que me engane.
Mas também não sou a melhor pessoa para essa pergunta.
Vamos esperar por alguém com mais conhecimento.

ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Lebre Seg 13 Dez 2010, 00:03

Só agora reparei que interpretei mal a proposta do ZT. É que eu pareceu-me ler Lepista em vez de Lepiota e daí a minha pergunta. As minhas desculpas, ZT. Pelo que percebi o Pedro vai no mesmo sentido. A ser desse género, terá de ser uma com esporada completamente branca como a do meu exemplar, de que anexo fotografia. Alguma sugestão?
Obrigado,
Lebre

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) 20101212042

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  ZecTarius Seg 13 Dez 2010, 00:10

Pela forma do chapéu que dizes convexa/campanulada com um umbo ao centro e margem ligeiramente excedente e apendicular, eu apostava em Lepiota clypeolaria ou Lepiota metulaespora que tem as mesmas características mas tem a estipe coberta de escamas amareladas.
Não precisas de desculpar Lebre, andamos todos ao mesmo.
É ambição, e isso é bom!! Wink


Um abraço
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Pedro Claro Seg 13 Dez 2010, 11:30

Não existem Lepista com anel, de facto.

Quanto à espécie em questão, creio que se poderia ver se os esporos são amilóides, não amilóides ou dextrinóides (viragem de cor para o vermelho-acastanhado). Se me recordo correctamente, as espécies de Lepiota têm todas esporada branca e esporos dextrinóides; o problema é que não me recordo se as espécies de Cystolepiota não terão, também, esporos dextrinóides... Por outro lado, os esporos de Cystoderma carcharias são ornamentados (o que é visível com o reagente de Melzer) e, se não me falha a memória, os esporos das lepiotas são sempre lisos... Se se confirmarem estas informações, talvez possas saber se se trata, de facto, de uma Lepiota ou não...


Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Lebre Seg 13 Dez 2010, 19:48

Caros ZT e Pedro, obrigado pelas propostas e informações.
Relativamente à 1ª espécie proposta pelo ZT já estive a ver uma descrição e parece-me acomodar bem as características do meu exemplar.
Quanto às informações do Pedro, pelo que pude apurar estão na generalidade correctas, embora ao que parece haja lepiotas com esporadas verdes, mas serão excepção. De todas as espécies de Cystoderma que pude ver as características são referidos esporos inamilóides, embora não tenha obtido informação sobre Cystoderma carcharias. Por outro lado, todas as espécies de Lepiota de que obtive informação (o que inclui L. clypeolaria) têm reacções destrinóides mais ou menos fortes.
Agora relativamente à reacção ao regente de Melzer, já fiz o teste e acho poder classificar a reacção como dextrinóide pura. Anexo uma fotografia com o resultado. Além disso, visualizando os esporos com um microscópio muito mau, mas que para o efeito serve, não parece haver ornamentação dos esporos.
Lebre

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) 20101213

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Pedro Claro Seg 13 Dez 2010, 20:21

Já com acesso a bibliografia, posso complementar a informação que dei antes.

Cystoderma carcharias tem esporos amilóides, mas não dextrinóides como a maioria das espécies de Lepiota (embora algumas espécies tenham esporos amilóides). No caso em questão, o facto de ter esporos dextrinóides invalida a hipótese Cystoderma (carcharias).

O género Cystoderma é caracterizado pela presença de uma armila (uma espécie de meia que cobre o pé) bem evidente, que termina num anel. Claro que as condições climatéricas, entre outras, podem contribuir para a inexistência deste caracter.

Nenhuma Lepiota tem esporos verdes; que eu tenha conhecimento apenas Melanophyllum eyrei e Chlorophyllum molibdytes têm esporadas verdes ou com tons esverdeados, apesar de serem géneros 'lepiotóides'.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Lebre Seg 13 Dez 2010, 20:45

Os meus agradecimentos, Pedro, pelas informações.
Tudo parece apontar para Lepiota. Como disse na minha mensagem anterior a descrição que li de L. clypeolaria, que o ZT propôs, assenta bem. Procurarei observar os esporos na primeira oportunidade para tentar confirmar esta hipótese.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Zamanita Ter 14 Dez 2010, 04:08

Na minha opinião Lepiota clypeolaria.
A disposição das escamas no chapéu, a margem bastante apendiculada, o pé com restos de véu abaixo da zona anelar e a abundância de cordões micelares na base do pé apontam apontam para esta espécie.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Lebre Sex 17 Dez 2010, 23:24

Já realizei a observação microscópica dos esporos, de que anexo uma fotografia, tendo obtido os seguintes valores:

Medidas dos esporos:
11.7 [12.8 ; 13.2] 14.2 x 6 [6.5 ; 6.8] 7.4 µm
Q = 1.8 [1.9 ; 2] 2.1 ; N = 30 ; C = 95%
Me = 13 x 6.7 µm ; Qe = 2.

Penso que estes valores são comparáveis aos dados em mushroom expert para a espécie Lepiota clypeolaria (apenas ligeiramente mais largos do que os aí referidos), pelo que não tenho dúvidas acerca da classificação deste exemplar.
Cito alguns dos dados referidos na página acima citada:
“Microscopic Features: Spores 11-18.5 x 4-6.5 µm; smooth; strongly to weakly dextrinoid; fat-fusiform to nearly amygdaliform, with a convex curve on each side.“
Os meus agradecimentos a todos os que tornaram possível esta identificação,

Lebre

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) P1010008mod

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?) Empty Re: Lepiota clypeolaria(era: Cystoderma carcharias?)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos