Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pluteus sp.?

5 participantes

Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Pluteus sp.?

Mensagem  Lebre Ter 23 Nov 2010, 22:01

Os exemplares deste tópico têm muitas semelhanças morfológicas com os do tópico “Pluteus salicinus?”. Tal como aqueles cresciam sobre madeira no chão e foram encontrados uns dias depois, desta vez em Monsanto. Para além do tom rosado não transparecer in situ, a esporada é muito semelhante à de um exemplar daquele tópico (ver a fotografia comparativa das esporadas, em que a do exemplar deste tópico figura à esquerda: os tons rosados são apenas perceptíveis nas zonas em que a esporada é menos intensa, nos outros o castanho sobrepõe-se-lhe). As diferenças mais notórias são: (1) O chapéu agora tem um tom base mais claro e a disposição radial das fibrilas como que cria linhas; (2) A inserção das lâminas não é livre, sendo adnexo/adnata (ver a 2ª fotografia onde este detalhe foi evidenciado); o pé é menos robusto não sendo tão fibriloso. Tendo, entretanto, conseguido fazer a microscopia, os valores obtidos foram os seguintes:
7.9 [9.3 ; 10] 11.3 x 5.8 [6.4 ; 6.7] 7.4 µm
Q = 1.3 [1.4 ; 1.5] 1.7 ; N = 25 ; C = 95%
Me = 9.6 x 6.6 µm ; Qe = 1.5
cujas dimensões são muito superiores aos dados, por exemplo, no site mushroom expert para a espécie P. salicinus – a saber: 7-9 x 5-6 µm - não tendo eu conseguido encontrar, em qualquer das espécies aí mencionadas e potencialmente alternativas, valores semelhantes. Assim, pode-se até duvidar que o género seja Pluteus; mas então qual é a alternativa?
Como curiosidade acrescento que estes exemplares tinham sido por mim observados três dias antes, altura em que tirei umas fotografias que também anexo na forma de quadro no final.
Agradeço os vossos comentários, sugestões ou alternativas de classificação.
Saudações,
Lebre

Fotografias:

No local:
Pluteus sp.? 20101109003
Pluteus sp.? 20101109004b

Esporadas (comparativo):
Pluteus sp.? 20101110

Quadro com exemplares jovens:
Pluteus sp.? Pequerrucho

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  Pedro Claro Ter 23 Nov 2010, 23:22

O pé não tinha volva? Parece notar-se uma formação na base do pé do exemplar da direita na segunda fotografia. Pergunto porque poderia trata-se de uma Volvariella. Caso a volva seja apenas fruto da minha imaginação, não vejo outra possibilidade que não Pluteus, mas não arrisco nenhuma espécie para já.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  Lebre Qua 24 Nov 2010, 00:03

Viva Pedro, uma vez mais.
Não se trata de uma volva é um tufo de micélio bastante saliente, que também se nota nos exemplares mais jovens. Nem a textura do chapéu nem a inserção das lâminas, para não falar da dimensão dos esporos, tem algo que ver com Volvariella gloicocephala, que também vi por perto.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  ZecTarius Qua 24 Nov 2010, 00:19

Eu sugeria o género que mencionas.

Abraço
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  Zamanita Qua 24 Nov 2010, 04:29

Também me parece Pluteus sp.
Qual é o diâmetro do chapéu? se pequeno (menor que 3,4 cm) poderá andar perto de P. hispidulus.


Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  Lebre Qua 24 Nov 2010, 10:26

Olá Zamanita!
O diâmetro do chapéu era da ordem dos 5 cm ou um pouco mais, sempre muito acima da barreira que mencionas.
Obrigado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  *ento*loma* Ter 30 Nov 2010, 05:44

Parece-me Pluteus thomsonii. Para o ser além da textura fibrilosa tem uma venação no chapeu (visivel nas fotos), com a margem estriada em tempo humido (não visivel) e tem de ser higrofano (não visivel). O comprimento dos esporos esporos passa um bocado as dimensões mencionadas no guia 5,5-8 micrometros. Seria bom ver a forma dos cistidios, principal distinção (bem como a ausencia duma venação tão evidente) para P. podospileus.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pluteus sp.? Empty Re: Pluteus sp.?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos