Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Macrolepiota procera

+2
Pedro Claro
Monika Weissler
6 participantes

Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Macrolepiota procera

Mensagem  Monika Weissler Dom 14 Nov 2010, 22:56

Olá a todos!

Encontrei hoje uma grande quantidade de macrolepiota procera. Fiz-os ao jantar da única maneira que conheço:
faço uma massa grossa de panqueca, acrescento umas ervas frescas e um bocado de queijo parmesão ralado, envolvo os chapéus na massa e frito-os. Em cima de uma torrada e acompanhado de uma salada, é delicioso.

Mas sobraram-me ainda uns quantos, que devem ser comidos o mais depressa possível. Gostava de experimentar outras receitas. Alguém tem sugestões?

Obrigada,
Monika

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 65
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Re: Macrolepiota procera

Mensagem  Pedro Claro Seg 15 Nov 2010, 11:23

Eu gosto delas simples: cortadas em fatias, temperadas com umas pedrinhas de sal grosso, grelhadas e depois temperadas com um fio de bom azeite e um cheirinho de vinagre. Podes acrescentar umas ervas aromáticas suaves. Se quiseres algo um pouco mais substancial, podes acrescentar uns ovos batidos e fazer uma omolete ou ovos mexidos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Macrolepiota Procera

Mensagem  flavio matos Ter 16 Nov 2010, 00:43

Concordo com o Pedro. Grelhadas são muito boas.

Passo a transcrever 2 receitas da Maria de Lurdes Modesto do livro (que eu vivamente recomendo) COGUMELOS - DO CAMPO ATÉ À MESA:

"... as suas pequenas cabeças, ainda fechadas, passadas por ovo, pão ralado e fritas, são, ao mesmo tempo, uma inusitada e agradável entrada e um petisco. Quando grandes, cortadas em fatias e fritas, depois de embrulhadas num apetitoso polme à maneira de "peixinhos da horta" e acompanhadas de arroz, desempenham sem complexos o papel que na refeição caberia à carne"

Um abraço.

Flávio

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Secas

Mensagem  manel Ter 16 Nov 2010, 00:52

Ano passado arranjei uma boa quantidade. Gosto de as secar, para depois esmigalhar e hidratar água com que faço risotto, molhos, pastas, bechamél...
Depois de hidratadas, não têm interesse nenhum, parecem cartão molhado, mas o sabor vai todo para a água e é um caldo excelente.
Até breve!
Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Re: Macrolepiota procera

Mensagem  nunovix Seg 16 Jan 2012, 11:07

Visto que sou bastante iniciado nestas andanças dos cogumelos e na sua confecção, coloco aqui umas questões que provavelmente vocês me conseguirão esclarecer.

Ouvi dizer que o pé do "Macrolepiota Procera" não se aproveita para comer por ser demasiado rijo e fibroso, no entanto há quem diga que é uma das melhores partes exactamente por ser "rijinho". A minha pergunta é, o pé é mesmo comestível? Se sim, vocês comem-o?
Quanto à confecção, deve-se retirar sempre as lâminas (ou tubos noutros casos) e comer apenas a carne, certo?
Outra coisa, o cogumelo deve ser raspado? Deve ser limpo apenas superficialmente ou tem de ser escaldado ou mesmo fervido?
Pergunto isto porque em alguns cogumelos aconselham a ferver durante alguns minutos.

Se puderem ajudar fico agradecido
Abraço
Nuno
nunovix
nunovix
hifa
hifa

Número de Mensagens : 26
Fungónimo : ?
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Re: Macrolepiota procera

Mensagem  feather_one Qua 07 Nov 2012, 13:54

nunovix escreveu:Visto que sou bastante iniciado nestas andanças dos cogumelos e na sua confecção, coloco aqui umas questões que provavelmente vocês me conseguirão esclarecer.

Ouvi dizer que o pé do "Macrolepiota Procera" não se aproveita para comer por ser demasiado rijo e fibroso, no entanto há quem diga que é uma das melhores partes exactamente por ser "rijinho". A minha pergunta é, o pé é mesmo comestível? Se sim, vocês comem-o?
Quanto à confecção, deve-se retirar sempre as lâminas (ou tubos noutros casos) e comer apenas a carne, certo?
Outra coisa, o cogumelo deve ser raspado? Deve ser limpo apenas superficialmente ou tem de ser escaldado ou mesmo fervido?
Pergunto isto porque em alguns cogumelos aconselham a ferver durante alguns minutos.

Se puderem ajudar fico agradecido
Abraço
Nuno

Boas,
eu separo os pés dos chapéus e coloco os chapéus, sem lavar ou retirar qq parte, directamente no grelhador com sal.Tempero com azeite ou n.
Não como os pés frescos. Seco-os e trituro-os até ficar em pó. Óptimo para temperar.

feather_one
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Macrolepiota procera Empty Re: Macrolepiota procera

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos