Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Infundibulicybe geotropa?

2 participantes

Ir para baixo

Infundibulicybe geotropa? Empty Infundibulicybe geotropa?

Mensagem  Lebre Ter 02 Nov 2010, 23:18

É a primeira vez que encontro esta espécie e não tenho a certeza da sua classificação, embora o nome do tópico me pareça o mais provável pelas descrições a que tive acesso. Encontrei-a numa zona de Sintra que é uma mata mista de árvores das mais diversas espécies, que vão desde pinheiros, passando por eucaliptos, e até acácias. Anexo algumas fotografias e observações a propósito.
Lebre

Fotografias e observações:

Infundibulicybe geotropa? 20101031146
Chápeu com 4 cm de diâmetro de cor com vários tons desde castanho a vermelho, passando pelo laranja, mas mais claro na margem que é encurvada; algo deprimido mas com um umbo central bem definido;

Infundibulicybe geotropa? 20101031145
Pé com 5 cm de diâmetro de cor amarela moderadamente escuro, mas mais claro em cima, com alguns pontos negros, cilíndrico; Himenóforo infundibuliforme com lâminas de cor creme claro e com muitas lamélulas;

Infundibulicybe geotropa? 20101031147
Tufo de micélio na base do pé; Carne branca; Cheiro agradável frutado.


Última edição por Lebre em Ter 02 Nov 2010, 23:21, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção de link)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Infundibulicybe geotropa? Empty Re: Infundibulicybe geotropa?

Mensagem  Zamanita Qua 03 Nov 2010, 00:43

Á primeira vista também me parece Clitocybe geotropa = Infundibulicybe geotropa.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos