Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira exploração em 6\out

4 participantes

Ir para baixo

Primeira exploração em 6\out Empty Primeira exploração em 6out

Mensagem  lopes2045 Ter 12 Out 2010, 22:23

Na minha primeira exploração desta temporada, em locais em que costumam aparecer Lactarius Deliciosus e Macropeliotas Procera entre outros, SÓ! encontrei isto. Há que ter paciência.

Em eucaliptal.
[img]Primeira exploração em 6\out Fotos0005j[/img]

[img]Primeira exploração em 6\out Fotos0008v[/img]

Em eucaliptal.
[img]Primeira exploração em 6\out Fotos0011m[/img]

[img]Primeira exploração em 6\out Fotos0012k[/img]

Num tronco cortado de eucalipto
[img]Primeira exploração em 6\out Fotos0002u[/img]

[img]Primeira exploração em 6\out Fotos0004l[/img]

lopes2045
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Rafa2045
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira exploração em 6\out Empty Re: Primeira exploração em 6\out

Mensagem  Zamanita Qua 13 Out 2010, 11:57

Olá
1. Coprinus sp.
2. Pisolithus tinctorius
3. Laetiporus sulphureus

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira exploração em 6\out Empty Re: Primeira exploração em 6\out

Mensagem  Monika Weissler Qua 13 Out 2010, 17:31

Olá Zamanita,
que bela fotos!
Segundo o meu livro, o Laetiporus sulphureus é comestível e sabe à carne de vitela.
Quanto ao Laetiporus sulphureus, já postei um tópico na gastronomia, não sei se viste. Na minha região do Alentejo chamam-se bufas do lobo. Sabes alguma coisa acerca da sua comestibilidade? O seu aspecto não é propriamente apetitoso, mas sei que isso não quer dizer nada.Se fosse bom, seria uma maravilha, porque o encontro literalmente aos ponta-pés!

Continuação de uma boa caça,

Monika

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 66
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira exploração em 6\out Empty Re: Primeira exploração em 6\out

Mensagem  Monika Weissler Qua 13 Out 2010, 17:35

Aqui estou outra vez, Monika.

Peço desculpa, só agora vi que as fotos eram do Lopes e a identificação do Zamanita. Obrigada aos dois pela contribuição.

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 66
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira exploração em 6\out Empty Re: Primeira exploração em 6\out

Mensagem  Pedro Claro Qui 14 Out 2010, 10:30

Monika Weissler escreveu:Olá Zamanita,
que bela fotos!
Segundo o meu livro, o Laetiporus sulphureus é comestível e sabe à carne de vitela.
Quanto ao Laetiporus sulphureus, já postei um tópico na gastronomia, não sei se viste. Na minha região do Alentejo chamam-se bufas do lobo. Sabes alguma coisa acerca da sua comestibilidade? O seu aspecto não é propriamente apetitoso, mas sei que isso não quer dizer nada.Se fosse bom, seria uma maravilha, porque o encontro literalmente aos ponta-pés!

Continuação de uma boa caça,

Monika

Monika,

"Bufas de lobo" (ou, de forma ainda mais vernacular, "peidos de lobo") é a designação vulgarmente dada aos gastromicetes, mais concretamente ao género Lycoperdon (que significa, literalmente, o seu nome vernacular) e semelhantes (Vascellum, Scleroderma, etc). Estes géneros caracterizam-se por um primórdio mais ou menos globoso que encerra no seu interior os esporos imaturos e que, com a maturação, abre um ou vários orifícios ou fendas pelos quais são libertados os esporos já desenvolvidos. Portanto, Laetiporus sulphureus não tem nada a ver com "bufas de lobo"... Wink

Eu nunca provei L. sulphureus, mas nos Estados Unidos esta espécie é conhecida como "chicken of the woods" (galinha da floresta), precisamente pelo seu sabor semelhante a galinha ou frango. Apenas os exemplares mais jovens podem ser comidos, uma vez que esta espécie adquire uma consistência mais ou menos coreácea ao longo do seu desenvolvimento e, portanto, torna-se quase impossível de comer. No que diz respeito à comestibilidade há também que ter em conta algumas referências que parecem indicar que, dependendo da árvore em que se desenvolvem os cogumelos desta espécie, podem ocorrer alguns sintomas ligeiros de intoxicação (se bem me recordo, desarranjos gastro-intestinais). Infelizmente não me recordo em quais árvores nem encontro o documento onde vi essa referência.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira exploração em 6\out Empty Re: Primeira exploração em 6\out

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos