Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ele há dias assim!

5 participantes

Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Seg 08 Mar 2010, 21:17

A todos os que costumam ir para o campo em busca de cogumelos já sucedeu encontrar, por entre a diversidade de exemplares, espécies não conhecidas e mesmo invulgares ou esquisitas. Numa das minhas últimas saídas estas foram preponderantes. Deixo uma amostra em registo fotográfico e outras espécies serão eventualmente mencionadas em tópicos futuros. Para cada uma delas deixo uma proposta de classificação pelo menos ao nível do género, ainda que possa não estar seguro dela. Espero propostas de alteração.

1) Dyatripe sp.?
Apesar de muito escuro tinha um brilho azulado o que o tornava bem visível no chão, com o coberto vegetal de um habitat de carvalhos e sobreiros.
assim - Ele há dias assim! 07032010053
assim - Ele há dias assim! 07032010054a

2) Calocera córnea?
Na base de um grande tronco de eucalipto já decepado, colonizado por musgo e outras plantas a cor alaranjada com tom rosado do cacho brilhava intensamente.
assim - Ele há dias assim! 07032010016h
assim - Ele há dias assim! 07032010018a

3) Phellinus sp. (ou, eventualmente, Coltricia sp.)?
Também na base de um eucalipto próximo do exemplar anterior, desenvolvia-se há muito tempo este conjunto de “prateleiras”, cujo aspecto mais saliente era o da forma regular dos exemplares.
assim - Ele há dias assim! 07032010013
assim - Ele há dias assim! 07032010014

4) Helvella acetabulum?
No local a primeira fotografia induziu-me em erro, pois pensei tratar-se de fungos do género Peziza ou semelhante. Mais tarde ao analisar as fotografias apercebi-me que o pé era mais desenvolvido do que eu me tinha apercebido e tinha a estrutura do que é mais comum no género Helvella. Apesar da cor, não me parece ser H. crispa, pois o desabrochar desta espécie é muito diferente como documentei no tópico “Helvella contorcionista”.
assim - Ele há dias assim! 07032010065
assim - Ele há dias assim! 07032010068

5) Crepidotus mollis?
Apesar da cor desmaiada o exemplar era muito “perfeito”. Não tendo recolhido o cogumelo, a espécie que indico pode não ser a correcta, pois há outras muito próximas.
assim - Ele há dias assim! 07032010022
assim - Ele há dias assim! 07032010021


Última edição por Lebre em Seg 08 Mar 2010, 23:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inclusão de nome de tópico anterior)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  ZecTarius Seg 08 Mar 2010, 21:53

olá Lebre,

Grande registo, Wink , espectacular sucessão de espécies pouco comuns, inclusive acho que nunca vi tanto a 1ª como a 2ª, que não acho, que seja calócera córnea. Lembro-me de a identificarem na saída de Grândola, vê aqui https://cogumelosportugal.forumeiros.com/campo-e-identificacao-f5/saida-exploratoria-a-serra-de-grandola-t900-10.htm?highlight=grandola , foi fotografada pelo Zamanita e era diferente.


Encontrei provavelmente esta espécie a pouco tempo, numa zona com muita agua e humus, e também pensei em Peziza ou semelhante, mas também depois de ver o pé tal como tu pensei, será!? Helvella, no local e através do meu guia verifiquei que muito provavelmente seria o que mencionas H.acetabulum. Smile
Quanto ao resto não sei.


Abraço,

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Seg 08 Mar 2010, 22:16

Obrigado, zt, pelas palavras amigas.
Quanto à Calocer cornea eu também tenho dúvidas acerca da classificação. Já as vi amarelas, tal como no tópico que indicou, mas já vi fotografias com cor laranja. No entanto, costuma ser mais pontiaguda na extremidade e não tão regular na forma. Não consegui arranjar alternativa.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Tubifera ferruginosa

Mensagem  ZecTarius Seg 08 Mar 2010, 22:35

Encontrei no meu velhinho e precioso funghi del vero, tomo I de B. Cetto, uma referência parecida com a tua 2ª espécie e fui pesquisar na internet, vê lá o que achas de, Tubifera ferruginosa.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Seg 08 Mar 2010, 23:03

já vi imagens da espécie que mencionas e há algumas muito parecidas às dos meus exemplares, pelo que provavelmente esta é a espécie a que pertencem.
Obrigado, zt, por esta achega.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Crepidotus cf. variabilis

Mensagem  *ento*loma* Seg 08 Mar 2010, 23:35

Olá amigo Lebre!

1º Não tendo muita experiencia com este grupo, acho que a sugestão de Dyatripe sp. (Ascomycota) é bem atirada!

2º Não é Calocera cornea como o ZT já evidenciou! É um Myxomycete... agora qual?... Fica aqui um site duma galeria de myxomycetes que numa primeira vista de olhos não tem a espécie amostrada pelo amigo!

3º Phellinus sp. acenta bem, ao contrário de Coltricia que tem morfologia distinta (pé, textura, forma de crescimento...)...

4º A meu ver, Helevella leucomelaena acenta melhor que H. acetabulum, por causa das venações se limitarem ao pé da frutificação...

5º Uma esporada dava jeito... Amarelo acastanhado a acastanhado em Crepidotus! Contudo concordo com Crepidotus, no entanto apostaria em Crepidotus variabilis com uma textura aveludada e margem lobada enquanto que C. mollis se caracteriza pela camada gelatinosa na cuticula...

Mais uma excelente inventariação!

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Ter 09 Mar 2010, 00:12

Viva *ento*loma*,
Quando os professores são bons, os alunos nem que seja à força lá aprendem qualquer coisa...
Agradeço os comentários e a "galeria". Tenho algumas dúvidas em relação à observação relativa 4ª éspécie: as venações (desconhecia este termo!) não se limitam ao pé, estendem-se também a parte do chapéu. Como se trata de exemplares jovens vou seguir-lhes a evolução.
No entanto, quando inicialmente vi as imagens nos links seguintes, não fiquei com grandes dúvidas acerca da classificação:
http://mycologie.catalogne.free.fr/ImagesPhoto2009-1/Helvella_acetabumum_1.jpg; http://www.orchis.webzdarma.cz/Ascomycetes1/Helvella%20acetabulum.JPG.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Ter 09 Mar 2010, 00:21

Ainda em relação à 2ª espécie, agora que vi a "galeria" indicada pelo *ento*loma*, a Tubifera ferruginosa figura lá, mas a fotografia apresentada não parece ser da mesma espécie de outras que já vi com essa classificação e, com base nela, nunca a consideraria como hipótese de classificação dos meus exemplares.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Helvella acetabulum

Mensagem  Zamanita Ter 09 Mar 2010, 00:29

Olá Lebre

Mais uma boa reportagem  Wink .

1-  No

2- A C. cornea não é. Mas não adianto mais...  No

3- Também apostava em Phellinus Sp.

4- Na minha opinião é Helvella acetabulum. Tal como o *ento*loma* refere, nessa espécie as venações do pé extendem-se até cerca de metade da copa. Parece-me ser o caso.
As H. leucomelaena (pelo menos as que identifico como tal) têm uns tons de cinzento mais escuro e um pé bastante mais curto, sendo que as venações não se estendem pela copa.

5- Parece-me Crepidotus sp...

Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Ter 09 Mar 2010, 00:48

Obrigado, Zamanita, pela resposta. Parece-me que trocaste os autores dos comentários relativos à 4ª espécie.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Zamanita Ter 09 Mar 2010, 01:26

Lebre escreveu:Obrigado, Zamanita, pela resposta. Parece-me que trocaste os autores dos comentários relativos à 4ª espécie.
Um abraço,
Lebre

Pois... é o que dá fazer várias coisas ao mesmo tempo... Embarassed

Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Tubifera ferruginosa

Mensagem  Lebre Ter 09 Mar 2010, 21:22

Parece-me que já decifrei o enigma relativo à 2ª espécie. Já não tenho dúvidas de que, efectivamente, se trata da espécie Tubifera ferruginosa, como sugeriu o zt. Na evolução desta espécie há duas fases: (b) a fase jovem, aquela que corresponde à dos meus exemplares e que a cor e o aspecto é o de framboesas vermelhas - que dá origem à designação habitual nos EUA; (b) a maturidade, em que há uma compressão dos esporângios, ficando com o aspecto de cigarros em minuiatura comprimidos - foi nesta fase que foi tirada a fotografia que se encontra na "galeria" que o *ento*loma* mencionou. Todos estes dados podem ser obtidos por consulta deste
link.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  *ento*loma* Ter 09 Mar 2010, 23:08

Amigo Lebre Parabéns pela preserverança e excelente identificação!!!

Quanto à Helvella depois dos comentários do Zamanita e analise de mais imagens mudei a minha opinião para H. acetabulum... na realidade nunca encontrei nenhuma das duas Rolling Eyes

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Pulcherricium caeruleum (=Terana caerulea); Dyatripe sp.?

Mensagem  Lebre Qua 10 Mar 2010, 23:55

Relativamente à 1ª espécie deste tópico, venho propor a alteração do nome da espécie. Eu bem me parecia que aquele azul não era inocente e penso que deve ser Pulcherricium caeruleum (=Terana caerulea), espécie que habitualmente é conhecida por "cobalt crust fungus". De facto, encontrei algumas páginas onde figuram imagens deste fungo e o aspecto é muito idêntico. Deixo os respectivos links:
1; 2; 3.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Tubífera ferruginosa: 2ª fase

Mensagem  Lebre Sex 02 Abr 2010, 22:24

(Tópico fundido ao anterior)

No tópico “Ele há dias assim!” foi identificada a espécie Tubifera ferruginosa. Como mencionei na altura, com base nos dados fornecidos no link aí indicado, este Myxomycete tem um ciclo de vida composto por duas fases: (a) 1ª fase: a que corresponde às fotografias que apresentei na altura; (b) 2ª fase: o plasmódio converte-se numa massa em que os esporângios se comprimem, formando uma estrutura designada por “pseudoaethalium”.
Hoje, ao passar pelo mesmo sítio onde tinha visto os exemplares iniciais, tive a felicidade de poder visualizar quer a transição da 1ª para a 2ª fase (fotos 1 e 2) e uma formação que, penso eu, corresponde à 2ª fase (foto 3).
Lebre

assim - Ele há dias assim! 02042010031
Foto1

assim - Ele há dias assim! 02042010030
Foto2

assim - Ele há dias assim! 02042010034
Foto3


Última edição por Mycota em Sáb 14 Fev 2015, 12:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : fusão de tópicos dado tratar-se dos mesmos examplares)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Terfez Sáb 17 Abr 2010, 17:50

Fotos espectaculares!

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Lebre Dom 18 Abr 2010, 18:13

Obrigado, pelas palavras simpáticas.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

assim - Ele há dias assim! Empty Re: Ele há dias assim!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos