Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clitocybe costata?

3 participantes

Ir para baixo

Clitocybe costata? Empty Clitocybe costata?

Mensagem  Lebre Sáb 20 Fev 2010, 23:21

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Monsanto
HABITAT: À beira da estrada que confina com um sobreiral.
CHAPÉU: 9 cm de diâmetro; infundibuliforme; flexuoso; superfície seca e algo sedosa; cor castanho claro com tom alaranjado, carne branca (imutável) compacta.
PÉ: 4 cm de comprimento / 1 cm de diâmetro; cilíndrico; concolor com o chapéu; carne branca (imutável) com consistência de borracha; tufo de micélio branco na base do pé.
HIMENÓFORO: com lâminas; inserção muito decorrente, espaçamento apertado.
ESPORADA: branca.
CHEIRO E SABOR: cheiro a frutos com um toque anisado (?), sabor doce.

Fotografias:
Clitocybe costata? 18022010075
Clitocybe costata? 18022010076
Clitocybe costata? 18022010076casa013
Clitocybe costata? 18022010076casa014

A configuração geral do cogumelo objecto deste tópico é a de um Clitocybe. A espécie que proponho é a que melhor se adequa (das que vi) às cores e à forma ondulada do chapéu. Será dessa espécie?

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clitocybe costata? Empty Re: Clitocybe costata?

Mensagem  Sabino Qua 24 Fev 2010, 17:59

No tengo muy claro si es C. costata, también se parece bastante a Clitocybe squamulosa.
Este grupo de Clitocybe (gibba, costata, squamulosa, etc...) ahora forman parte de un nuevo género llamado Infundibulicybe.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clitocybe costata? Empty Re: Clitocybe costata?

Mensagem  Pedro Claro Qua 24 Fev 2010, 18:27

Sabino escreveu:Este grupo de Clitocybe (gibba, costata, squamulosa, etc...) ahora forman parte de un nuevo género llamado Infundibulicybe.
Saludos.

Shocked

Impressionante... Não sei, realmente, onde isto vai parar. Não tenho conhecimento da obra de Harmaja nem dos motivos que levaram à criação de (mais um) novo género, mas parece-me que se está a entrar numa espiral estranha que mistura alguma necessidade de protagonismo com alguma falta de bom senso...

Shocked

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Clitocybe costata? Empty Re: Clitocybe costata?

Mensagem  Lebre Qua 24 Fev 2010, 19:44

Obrigado, Sabino, pela ajuda na identificação e pela informação. Parece que andei lá perto.
Quanto à observação do Pedro, para mim é de facto estranho que, tendo entrado neste mundo recentemente, já tenha havido tantas alterações de sistemática. Por outro lado, também é preciso ter em conta que os meios de análise têm tido franca evolução num passado recente e que isso tenha repercusões a este nível. Em relação a este género em concreto é a primeira vez que ouvi falar e não sei quais as razões para esta alteração.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clitocybe costata? Empty Re: Clitocybe costata?

Mensagem  Sabino Qua 24 Fev 2010, 20:00

Pedro Claro escreveu:
Sabino escreveu:Este grupo de Clitocybe (gibba, costata, squamulosa, etc...) ahora forman parte de un nuevo género llamado Infundibulicybe.
Saludos.

Shocked

Impressionante... Não sei, realmente, onde isto vai parar. Não tenho conhecimento da obra de Harmaja nem dos motivos que levaram à criação de (mais um) novo género, mas parece-me que se está a entrar numa espiral estranha que mistura alguma necessidade de protagonismo com alguma falta de bom senso...

Shocked

La revolución de la filogenia molecular..... Shocked
También cambia Clitocybe clavipes por Ampulloclitocybe clavipes, todos los Rhodocybe pasan a ser Clitopilus, el género Psathyrella tambien puede "estallar", y más sorpresas nos esperan.....
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Clitocybe costata? Empty Re: Clitocybe costata?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos