Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pantera, a do poio e russulas verdes

2 participantes

Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Pantera, a do poio e russulas verdes

Mensagem  manel Dom 31 Ago 2008, 22:53

Viva!

Acabamos de chegar do Gerês. É engraçado como uma semana, de pequenos aguaceiros, mudam completamente o leque de cogumelos disponíveis. Os boletos não eram os mesmos. Eram mais pequenos. E os da semana anterior já pareciam podres, mas em grande quantidade. Ento: Provei a R. Emetica: Super picante e muitas, não há dúvida. Tenho tantas fotos, mas não quero ser maçador. Escolhi então partilhar três que achei curiosas e peço a vossa ajuda na identificação:

Amanita Pantera?
Pantera, a do poio e russulas verdes Amanit10

No poio da vaca?
Pantera, a do poio e russulas verdes No_poi10

Rússulas verdes?
Pantera, a do poio e russulas verdes Russul10

Até breve

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Re: Pantera, a do poio e russulas verdes

Mensagem  *ento*loma* Qua 03 Set 2008, 20:12

Manel tou com inveja do que andas a encontrar e com vontade de rumar ao norte!!!! Smile

A primeira foto pode ser Amanita pantherina, mas também pode ser A. regalis ou A. spissa, tens de recolher mais informações como o tipo de volva, a estriação na margem do chapeu durante os diferentes estadios de desenvolvimento, entre outros aspectos!!!!

O do poio Smile parece ser um Panaeolus sp. da proxima vez que vires um repara nas laminas, tem caracteristicas mto importantes, assim como presença/ausencia de anel no pé...

A russula à primeira vista parece ser uma R. cyanoxantha, mas tens de ver entre outras caracteristicas o sabor das laminas ou trama/carne e o cheiro, neste grupo são fundamentais...

boa continuação!!! e continua tb a postar fotos e noticias daí, a comunidade micofila AGRADEÇE (principalmente a que ainda anda na seca)!!!

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Re: Pantera, a do poio e russulas verdes

Mensagem  manel Qua 03 Set 2008, 21:03

Ento:

Aquele bosque é especial. É virado a sul, no sopé de um monte com pouca vegetação, um misto de coníferas com muitas faias. Também há sobreiros e carvalhos. Quando começa a chover um pouco cá em baixo, lá em cima é um aguaceiro só. Andando noutros bosques do género, ainda não se vêm cogumelos, nenhuns mesmos. Aquele lugar é mesmo especial. Da próxima ida, eu tiro uma foto de longe para terem uma ideia.

Em relação à pantera vê lá se esta foto é mais elucidativa. Tirei-a porque de facto percebe-se um anel e volva proeminentes.
Pantera, a do poio e russulas verdes Panthe10

Quanto à do poio, tava fresco, tirei a foto de longe com zoom. Desculpem lá, mas o cheiro...

As rússulas, vou experimentá-las. Depois digo alguma coisa.

Terei todo o gosto em vos mostrar este spot aparentemente previligiado em termos micológicos. Além disso é um lugar muito bonito. Aposto que os vossos sentidos apurados seriam capazes de encontrar muito mais do que os meus.

Já agora fica aqui mais uma foto de 2 outros cogumelos que lá encontrei:

Pantera, a do poio e russulas verdes Kicx2413

Pantera, a do poio e russulas verdes Kicx2411


Até breve!
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty R. cyanoxantha

Mensagem  manel Qui 04 Set 2008, 14:13

[A russula à primeira vista parece ser uma R. cyanoxantha,

- Pois... Ela tem matizes esvereadas azuladas e por vezes mesmo rosas por no centro do chapéu. Ao serem gelhados ( os chapéus inteiros, primeiro com as lâminas para cima, só com azeite, sal e pimenta preta e vinagre balsâmico), esta parte de cima, muda de cor, aumentando as manchas rosa, como se fossem iscas de figado, com o mesmo brilho, e muito suculento.

mas tens de ver entre outras caracteristicas o sabor das laminas

- As lâminas são e ficam consistentes sem serem borrachentas. São bem marcadas e profundas. A textura é muito agradável, um tanto apimentada, com um travo a nozes, levemente adocicado. Muito bom.

ou trama/carne e o cheiro, neste grupo são fundamentais...

Depois de cozinhado, como disse, por cima a carne parece uma isca de figado, por baixo a guelra de um peixe. O cheiro é de terra molhada, de bosque. Olha aquilo que não cheira os cogumelos de supermercado. Será que estou a ajudar?

Ento desculpa o meu empirismo. Mas é o melhor que sei fazer...

Quando quiserem, terei todo o gosto em mostrar este spot aparentemente tão temporão para cogumelos.

Até breve

Manuel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Re: Pantera, a do poio e russulas verdes

Mensagem  *ento*loma* Sex 05 Set 2008, 16:01

Olá Manel,

A Amanita, parece mesmo ser a A. pantherina, digo isso mais baseado na volva, que apesar de não se ver mto bem nas fotos, acredito no que dizes.

Os outros dois coguemlos que encontras.te devem ser:
Russula da secção Russula - proxima da R. emetica, ou então da secção Paludosae ou Lilaceae - uma vez que são as que geralmente tem o chapeu com a cor rosado avermelhado... podendo também ser da secção Tenellae! - a cor nas Russulas pode variar bastante e um caracter que tem de ser usado com algumas precauções!

Já a segundo foto (que está mesmo linda!!!!!) parece ser Piptoporus betulinus, aconselho.te sobre esta espécie a leitura de MushroomExpert

As caracteristicas que sugeri para veres na Russula são para analisares antes de serem cozinhadas cyclops

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Sempre aprendendo!

Mensagem  manel Sáb 06 Set 2008, 00:55

*ento*loma* escreveu:Olá Manel,
Fantástico Ento!

A Amanita, parece mesmo ser a A. pantherina, digo isso mais baseado na volva, que apesar de não se ver mto bem nas fotos, acredito no que dizes.

O anel vê-se bem na foto. A volva eu percebi-a num pedacinho que desenterrei, mas sabes, se não é para comer, ou para um nobre propósito científico como os vossos, não gosto de ir por aí a tirar plantas e fungos da floresta. Ainda por cima era tão bonita...

Os outros dois coguemlos que encontras.te devem ser:
Russula da secção Russula - proxima da R. emetica, ou então da secção Paludosae ou Lilaceae - uma vez que são as que geralmente tem o chapeu com a cor rosado avermelhado... podendo também ser da secção Tenellae! - a cor nas Russulas pode variar bastante e um caracter que tem de ser usado com algumas precauções!

Ento, tens toda a razão, bate certo. Estamos a falar sempre do mesmo bosque. Está pejado destas russulas. O que mudam, são as gradações e nuances das cores dos chapéus. Vão desde o vermelho vivo com pintas brancas, quase confundíveis ao longe com uma a. muscaria, passando por vários cambiantes de rosas até ao branco. Foram estas que eu experimentei e cuspi. Autênticos jalapeños. O pé é pequeno. Outro pormenor: As lesmas pretas parecem gostar delas, alimentando-se das orlas dos chapéus. Também o fazem com as que comi.

Já a segundo foto (que está mesmo linda!!!!!) parece ser Piptoporus betulinus, aconselho.te sobre esta espécie a leitura de MushroomExpert

Adorei a história deste no mushroom expert! obrigado! vou contar à Mó. De facto aquilo é um cepo de uma faia carregado de Piptoporus. No entanto, já tinha fotografado, variadíssimos outros, em árvores inteiras.

As caracteristicas que sugeri para veres na Russula são para analisares antes de serem cozinhadas cyclops

Sim, eu observei-as antes de cozinhar. Mas um relato gastronómico é muito mais enriquecedor Ento!

Agora aqui choveu bastante. Estou a pensar em deixar passar uns dias e explorar outra área muito bonita chamada Corno do Bico, perto de Paredes de Coura. Também tem uma grande concentração de folhosas e coníferas. Já ouviste falar?

Se vieres ao norte e estiveres interessado, terei muito gosto em mostrar-te estas duas áreas.

Até breve!

Abraço
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Ainda sobre as russulas

Mensagem  manel Qua 24 Set 2008, 22:14

Amigos identificadores,

Vendo melhor, dando-vos razão e pedindo desculpa pela confusão da apresentação, naquele tabuleiro vermelho, eu devia ter, logo comi, dois tipo de russulas:
-Russula Cyanoxantha, que não é gretada e tem matizes azuis/violeta e que se intensificam com o calor da cozedura.
-Russula Heterophyla, também de chapéu liso, verde mas sem as matizes violeta.

Agora, o curioso, é que eu acho que fotografei umas russulas verdes gretadas - Russula Virescens que, por mera ignorância, não colhi. Achei que as gretas eram excesso de maturidade. Mas elas são menos verdes que as Heterrophyla, são cinza esverdeado:
Pantera, a do poio e russulas verdes Russul10
Peneda, Julho 08

Estas foram as únicas que vi a crescer em "colónias" ou pelo menos todas juntinhas. Parecem Cyanoxantha, não acham? A questão de crescerem juntas é característico do tipo de Russula ou um acidente? As outras estavam dispersas no manto de folhas secas. Porém todas fotos, foram todas tiradas no mesmo bosque e na mesma tarde.
Pantera, a do poio e russulas verdes Kicx2410
Peneda, Julho 08

Até Breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Panteras na Peneda

Mensagem  manel Sáb 27 Set 2008, 21:50

Polecat,

No domingo, negro, li um post teu onde dizias só teres visto uma Amanita pantherina em Portugal. Pois neste bosque de faias na Serra da Peneda, conforme avançam as semanas, elas são mais comuns.

Tenho no entanto uma dúvida. Passo a citar uma descrição do meu guia de campo - "Chapéu castanho-vermelho a café, com escamas brancas dispersas".

Vejam estes dois exemplares que distavam uns poucos metros apenas um do outro. O primeiro, prata/metálico e o segundo, mais coerente com a descrição do guia.

Pantera, a do poio e russulas verdes Dscf0215
Serra da Peneda Set.08

Pantera, a do poio e russulas verdes Dscf0216
Serra da Peneda Set.08

As nuances deste mundo são fabulosas.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pantera, a do poio e russulas verdes Empty Re: Pantera, a do poio e russulas verdes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos