Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla)

3 participantes

Ir para baixo

Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Empty Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla)

Mensagem  Zamanita Sáb 21 Mar 2009, 03:49

Este "Verão de S.Martinho" em Março não está a facilitar muito a frutificação de cogumelos...
Mas há sempre uma ou outra espécie a espreitar.

Esta penso tratar-se de uma Megacollybia platyphylla. Alguém tem outra ideia?

HABITAT - Crescia perto de um sobreiro, um freixo e um pinheiro bravo
CHAPÉU - 5 cm de diametro; campanulado, ligeiramente umbonado; acinzentado apresentando fibrilhas radiais mais escuras
PÉ - 8 x 1,5 cm; Esbranquiçado com fibrilhas ligeiramente mais claras que no chapéu; ligeiramente mais fino na base; fibroso/elástico; com presença de um cordão micelial muito estenso e robusto.
HIMENÓFORO - Lâminas brancas-creme; junto ao pé fazem uma curva e tocam no pé apenas por um fino dente; elásticas;
ESPORADA (tavez amanhã)
CHEIRO - fúngico
SABOR - indistinto

Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Dscn2936


Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Dscn2939


Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Dscn2942

Sorry... não tenho fotos boas da parte superior do chapéu.
Outras opiniões?
Inté

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Empty Re: Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla)

Mensagem  Pedro Claro Sáb 21 Mar 2009, 10:16

Parece-me que encontraste mesmo Megacollybia plathyphylla. Os cordões miceliais associados ao porte colibióide não deixam grande margem para dúvidas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Empty De início não concordava

Mensagem  Loco Gato Seg 30 Mar 2009, 17:19

A minha ideia do Megacollybia platyphylla é um pouco diferente, como por exemplo se vê em http://www.naturamediterraneo.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=13960. O que me convenceu mais, além dos rizóides, foi o ápice de pé nitidamente claro, e assim deduzo que esta colheita foi feita com os exemplares ainda imaturos, que explica as cores relativamente carregadas e a margem encurvada.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla) Empty Re: Os primeiros da Primavera - (Megacollybia platyphylla)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos