Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leptonia?

3 participantes

Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Leptonia?

Mensagem  Lebre Sex 04 Fev 2011, 23:35

Não abundam as espécies de Entoloma com a aresta da lâmina colorida. Percorri demoradamente a página do Mestre Noordeloos e só no subgénero Leptonia na secção Cyanula consegui encontrar espécies com aquela característica. A mais conhecida de todas é, sem dúvida, E. serrelatum. Mas o mestre divide a secção em estirpes e menciona três com aresta colorida: Est. Serrelatum (à qual pertence a espécie acima mencionada), Est. Chalybaeum e Est. Ursulae. Desta última consta apenas uma espécie, a que tem o nome da estirpe. Não me parece que seja esta a dos meus exemplares.
Embora o chapéu e lâminas dos exemplares me pareça apontar para Leptonia, o pé faz-me duvidar. De facto, o pé fino e de tons azulados que estão presentes na maior parte das espécies das estirpes acima citadas não faz parte das características destes exemplares. O pé é bem mais “gordo” e apresenta tons acastanhados claros nos jovens e mais escuros, quase encarniçados quando a luz lhes incide, nos mais maduros.
Anexo um conjunto de fotografias desta observação realizada em Monsanto numa zona de vegetação herbácea à beira de uma estrada, onde já observei outros entoloma (E. incanum e E. serrelatum).
Alguém pode dar alguma achega?

Lebre

Fotografias:
leptonia - Leptonia? 20110129003x

leptonia - Leptonia? Quadrot

leptonia - Leptonia? 20110129022

leptonia - Leptonia? 20110129002numerados

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Novos dados

Mensagem  Lebre Dom 06 Fev 2011, 20:50

Junto mais alguns dados sobre esta observação.

Medidas dos esporos:

(8.9) 9.2 - 12.3 (13.5) x (6.7) 7.6 - 8.8 (9.3) µm
Q = (1) 1.2 - 1.5 ; N = 30
Me = 10.9 x 8.1 µm ; Qe = 1.4

Imagens da microscopia da lâmina:

leptonia - Leptonia? Quadrop


Imagens da macroscopia da cutícula:

leptonia - Leptonia? Photomizercam0102201120

leptonia - Leptonia? Photomizercam0302201120

leptonia - Leptonia? Photomizercam0302201120

leptonia - Leptonia? Photomizercam0102201120


Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  *ento*loma* Sáb 19 Fev 2011, 01:43

Olá Lebre,

só hoje prestei a devida atenção a este post! é uma colecção muito interessante!
Como é que estavam as temperaturas nos dias antes da colheita? alguns dos exemplares já não estão no melhor estado o q dificulta a interpretação das caracteristicas. Do que vejo nas fotos parece-me que só 2 exemplares (o da segunda e terceira foto da linha de baixo da montagem de fotos - imagino que um seja repetido mas em posição diferente) estão em boas condições...

... as medidas dos esporos são iguais às de E. serrulatum...

Na foto microscopica a segunda fotografia da cuticula apresenta hifas lactiferas! a ultima foto da cuticula é mesmo da cuticula? ou é o himenoforo?

Guardou a colecção?

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  Lebre Sáb 19 Fev 2011, 15:41

*ento*loma* escreveu:Olá Lebre,

só hoje prestei a devida atenção a este post! é uma colecção muito interessante!
Como é que estavam as temperaturas nos dias antes da colheita? alguns dos exemplares já não estão no melhor estado o q dificulta a interpretação das caracteristicas. Do que vejo nas fotos parece-me que só 2 exemplares (o da segunda e terceira foto da linha de baixo da montagem de fotos - imagino que um seja repetido mas em posição diferente) estão em boas condições...

... as medidas dos esporos são iguais às de E. serrulatum...

Na foto microscopica a segunda fotografia da cuticula apresenta hifas lactiferas! a ultima foto da cuticula é mesmo da cuticula? ou é o himenoforo?

Guardou a colecção?

Abraço

Caro *ento*loma*,
respondo às questões que colocou ponto por ponto:
1) A colheita foi feita em 29/01/2011. Não me lembro de nenhuma alteração particular das temperaturas. Esse dia foi solarengo, bem como os que o antecederam, se bem me lembro ...
2) Efectivamente, a maior parte dos exemplares estavam um pouco "passados": Com excepção dos mais pequenos na 1ª fotografia (que não colhi, dessa só colhi o maior) e daqueles que menciona (que são os que aparecem na última fotografia com os números 6 e 7) todos estavam maduros de mais.
3) As medidas e não só (também a forma, pelo que me parece) são muito semelhantes às de E. serrelatum que tenho observado.
4) "hifas lactíferas": Não sei o que sejam. São características de alguma secção ou espécie? Têm algum significado especial?
5) A fotografia foi obtida do material da cutícula, mas deve ser resultado da minha inabilidade para fazer preparações para observar ao microscópio. Pode ter acontecido que junto com a cutícula fosse algum material da lâmina junto à margem.
6) Guardei todos os exemplares que colhi.

Como também achei a colecção interessante, propositadamente não colhi os mais jovens da primeira fotografia com o intuito de lá voltar. Não o pude fazer mais cedo e só lá voltei passado uma semana. Nesse dia e naquele local só vislumbrei um exemplar de Entoloma, que me parece ser mais próximo, se não mesmo, da espécie E. serrelatum, com as arestas das lâminas escuras e com um pé com características mais consentâneas com as desta espécie que os exemplares deste tópico. Anexo um quadro com essa colheita.

Um abraço,
Lebre

leptonia - Leptonia? Pagest

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  Sabino Qua 23 Fev 2011, 15:18

Especie interesante, por el aspecto y medidas esporales puede ser E. brunneoserrulatum.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  Lebre Qua 23 Fev 2011, 20:41

Obrigado, Sabino, pela resposta.
Já estive a ver uma descrição da espécie que mencionaste (acessível em "Mycobank"). Penso que as características macroscópicas podem ser as desta espécie, embora na internet não abundem as imagens desta espécie. Quanto às microscópicas há algumas que não entendo bem. Por exemplo, diz-se "Pileitrama ... with scattered vascular hyphae". Era a isto que o *ento*loma* se referia quando mencionou as ""hifas lactíferas"?
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  Sabino Qui 24 Fev 2011, 10:17

Lebre escreveu:Quanto às microscópicas há algumas que não entendo bem. Por exemplo, diz-se "Pileitrama ... with scattered vascular hyphae". Era a isto que o *ento*loma* se referia quando mencionou as ""hifas lactíferas"?
Lebre
Si, hifas vasculares = hifas lactiferas u oleiferas, son hifas con contenido refringente diferentes a las del resto de la trama.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  Lebre Qui 24 Fev 2011, 19:33

Obrigado, Sabino, pelas informações.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

leptonia - Leptonia? Empty Re: Leptonia?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos