Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hygrophorus latitabundus?

2 participantes

Ir para baixo

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? Empty Hygrophorus latitabundus?

Mensagem  Lebre Qui 09 Dez 2010, 20:37

No decurso da minhas observações de Hygrophorus que considerei no tópico “Hygrophorus personii“ deparei com um exemplar muito jovem diferente dos outros, com as seguintes diferenças: apesar da juventude o porte era muito superior ao dos outros – com o chapéu ainda enrolado e uniformemente castanho, o pé era muito maior do que os dos exemplares adultos de H. personii- e tinha o pé muito largo e deformado, como que inchado, sendo mais estreito na zona do ápice e na base. Ao consultar a página
http://www.funghiitaliani.it/index.php?showtopic=15302
percebi que isso era sintoma de que se tratava da espécie H. latitabundus. Esta espécie tem como habitat preferencial o pinhal, mas como as minhas observações foram efectuadas em mata mista é possível que se trate dessa espécie. Anexo as fotografias que obtive no local.

Lebre

Fotografias:

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? 20101125258

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? 20101125259

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? 20101125261

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? Empty Re: Hygrophorus latitabundus?

Mensagem  Zamanita Dom 12 Dez 2010, 00:03

O porte, o pé ligeiramente fusiforme engrossado na parte central e deformado são caracterísitcas mais coincidentes com H. latitabundus.
O habitat deixa-me com algumas dúvidas pois não se percebem acícolas de pinheiro nas fotos. Se realmente existirem os pinheiros no local da recolha, parece bater certo. A zona é calcícola, verdade?

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? Empty Re: Hygrophorus latitabundus?

Mensagem  Lebre Dom 12 Dez 2010, 00:34

Sim, acho que a zona é calcícola. Quanto aos pinheiros acho que fugiram todos na altura das fotografias. Agora a sério, há muitos pinheiros naquela zona, mas no local da observação dominavam os sobreiros. Estive a ver a segunda fotografia (a primeira não serve por estar desfocada e a última por ter sido tirada em cima do objecto) e, de facto, apenas consigo ver duas agulhas na parte inferior à direita do pé.
Muito perto do local da observação, para um dos lados, passam a dominar os pinheiros.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

latitabundus - Hygrophorus latitabundus? Empty Re: Hygrophorus latitabundus?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos