Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chapéu preto

5 participantes

Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Chapéu preto

Mensagem  Lebre Sex 02 Abr 2010, 23:05

O exemplar que descrevo e apresento fotografias parece-me (agora) ser do género Entoloma. Inicialmente fiquei desconcertado: primeiro a cor sugeria um processo de degenerescência, mas havia perto um exemplar mais jovem com a mesma cor (última das fotografias anexas), depois o pé visualmente parecia-me colibóide, o que não encaixava com a cor do chapéu nem com a textura, sendo efectivamente fibriloso. Após algumas horas fiquei a saber que a esporada era rosada. Tudo junto, parece-me apontar para o género acima mencionado.
Não disponho de nenhuma bibliografia específica sobre este género, mas pelo que vi na Internet, parece haver um razoável número de espécies visualmente muito parecidas com a deste exemplar, de entre as quais: E. corvinum, E. chalybaeum e E. serrulatum, embora esta última tenha como característica a ponta das lâminas preta, o que não é o caso do meu exemplar. Qual será a espécie?
Lebre

Descrição
LOCALIZAÇÃO: Monsanto
HABITAT: Mata de sobreiro e carvalhos, numa zona onde há uma vala de água, com musgo. O exemplar crescia próximo da vala no musgo.
CHAPÉU: 3 cm de diâmetro; campanulado, deprimido centralmente; cor preta; seco, textura granulosa.
PÉ: 4 cm de comprimento / 3 mm de diâmetro; cinzento; cilindríco; fibriloso, embora com aparência elástica; fistulado; carne branca; sem anel ou volva.
HIMENÓFORO: com lâminas brancas; espaçamento apertado; com lamélulas.
ESPORADA: rosada.
CHEIRO E SABOR: cheiro fúngico agradável, sabor não provado.

Fotografias
 - Chapéu preto 02042010017
 - Chapéu preto 02042010016
 - Chapéu preto 02042010021
 - Chapéu preto 02042010010

 - Chapéu preto 02042010018

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Pedro Claro Sex 02 Abr 2010, 23:56

Este é um belo de um berbicacho para identificar... Sem dúvida que se trata de um Entoloma, mas a partir daí seria necessária uma análise microscópica para se poder chegar com alguma certeza à espécie...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Lebre Sáb 03 Abr 2010, 15:59

Obrigado, Pedro, pela confirmação do género.
Quanto à espécie parece ser mais complicado. Já agora coloco duas questões: (a) Que tipo de dados microscópicos seriam necessários?; (b) Há algum site na internet específico para este género com esse tipo de dados?
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Pedro Claro Sáb 03 Abr 2010, 16:29

Site do 'mestre' Machiel Noordeloos

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Lebre Sáb 03 Abr 2010, 16:40

Obrigado.
Eu já tinha passado por este site mas não o tinha guardado.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Sabino Sex 09 Abr 2010, 11:31

En este tipo de Entolomas a veces es necesario observar el desarrollo, suelen cambiar de aspecto en los ejemplares adultos, se pueden descartar serrulatum (borde de la lámina fimbriado y coloreado) y chalybaeum (láminas azuladas de jóvenes). Imprescindible microscopía como dice Pedro Claro.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Lebre Sex 09 Abr 2010, 22:41

Gracias, Sabino.
Fico satisfeito por aparentemente ter escolhido como hipóteses de classificação as espécies que do ponto de vista macroscópico são semelhantes. Quanto à microscopia a seu tempo virá.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Entoloma mougeotii

Mensagem  *ento*loma* Sex 09 Abr 2010, 23:12

Olá Lebre,

Bonito Entoloma!!! Smile
Tenho de perguntar se confirma mesmo a cor preta, tou em crer que será mais um tom azulado escuro. É uma espécie que pertence ao subgenero  Leptonia, ou genero Leptonia (segundo a "escola" americana, que eleva ao ranking de Genero os diferentes subg. que compoem o genero Entoloma segundo o entendimento sistemático da "escola" europeia........ Sendo que os recentes dados de analises moleculares têm dado mais evidencias da razão estar do lado da "escola" europeia...)

Em relação à espécie, no ano passado apanhei e identifiquei um que creio que pode ser a mesma espécie - Entoloma mougeotii, e em caso de ainda o ter em sua posse eu posso confirmar a identificação Smile

Ficam aqui umas fotos dos meus exemplares, já estava de noite e o flash não era bom, por isso não ficaram muito boas...

 - Chapéu preto Entolomamougeotii

 - Chapéu preto Entolomamougeotii2

Abraço.

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Entoloma (subgen. Leptonia)

Mensagem  Lebre Sáb 10 Abr 2010, 00:42

Viva *ento*loma*,
Quere-me parecer que não haveria ninguém mais habilitado para falar do Entoloma fungo que o *ento*loma* humano, ainda por cima com tão belas imagens de outro daqueles fungos.
De acordo com a indicação do Pedro Claro, relativamente à página do mestre, eu já tinha concluído que o meu exemplar pertenceria ao subgénero Leptonia.
Agora, em relação às questões que põe na sua mensagem, para mim a cor que vi no chapéu era preta, embora o pé fosse nitidamente de um tom acinzentado/azulado claro. Por outro lado, nas imagens captadas observa-se até uma mancha azulada de que eu não me apercebi ao vivo. Além disso, o exemplar mais jovem era mais claro, mas eu não descreveria a sua cor como azulada, mas sim como acinzentada. Portanto, relativamente à cor, "venha o diabo e escolha".
Agora em relação à comparação dos exemplares, vejo algumas diferenças notórias: (a) Na forma do chapéu, mais isso pode ser devido a diferentes graus de maturidade; (b) A textura do pé, que no meu exemplar era liso com a aparência que eu descrevi com colibóide (a mesma que já vi , por exemplo, na Collybia butyracea), embora não elástico mas sim fibroso, no seu exemplar a aparência é nitidamente fibrilosa vendo-se até fibrilas nas imagens; (c) O meu exemplar apresentava apenas vestígios muito ténues de micélio na base do pé (não incluí nenhuma imagem porque a que tenho não ficou famosa), enquanto que no seu exemplar há abundantes tufos de micélio na base.
Finalmente, eu ainda conservo uma parte do chapéu, que sequei, e teria muito gosto em disponibilizá-lo para que o pudesse analisar.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Lebre Dom 11 Abr 2010, 12:01

Se bem se lembram, no tópico original eu tinha referido a existência de um exemplar mais jovem de que até juntei uma fotografia (a última). Pois bem, decidi passar de novo pelo local, na esperança de que ainda lá estivesse. Efectivamente, ainda lá estava, mas as temperaturas primaveris da última semana foram-lhe fatais, estava todo mirrado (ver fotografias anexas). Mesmo assim colhi-o, pois pode ser relevante para a análise.
Já agora queria dar-vos conta de que, na busca de informação sobre entolomas paracidos com o meu exemplar, encontrei uma página de um fórum italiano onde está feita a análise microscópica de um exemplar da espécie E. corvinum (um dos potenciais candidatos de classificação e espécie muito próxima de E. mougeotii, que o *ento*loma* referiu na sua mensagem), com imagens de rara qualidade (ver aqui). Em particular, na última fotografia dessa análise é apresentada uma tabela e gráficos das medidas esporais. Alguém sabe qual será o programa utilizado para as obter? Não parece ser o "Piximètre".
Lebre

Fotografias do 2º exemplar:
 - Chapéu preto 10042010004x
 - Chapéu preto 10042010006

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Mycota Sáb 14 Fev 2015, 09:55

Bons registos, companheiros!

*ento*loma* escreveu:Em relação à espécie, no ano passado apanhei e identifiquei um que creio que pode ser a mesma espécie - Entoloma mougeotii, e em caso de ainda o ter em sua posse eu posso confirmar a identificação

Colheste-o em Portugal? Em que região? Estou a actualizar a lista de espécies (portuguesas) do fórum. É um excelente registo de qualquer maneira!



Lebre escreveu:Já agora queria dar-vos conta de que, na busca de informação sobre entolomas paracidos com o meu exemplar, encontrei uma página de um fórum italiano onde está feita a análise microscópica de um exemplar da espécie E. corvinum (um dos potenciais candidatos de classificação e espécie muito próxima de E. mougeotii, que o *ento*loma* referiu na sua mensagem), com imagens de rara qualidade (ver aqui). Em particular, na última fotografia dessa análise é apresentada uma tabela e gráficos das medidas esporais. Alguém sabe qual será o programa utilizado para as obter? Não parece ser o "Piximètre".
Lebre

É verdade, Lebre, imagens e microscopia de alta qualidade.

Tentando responder à sua pergunta, mas sem todas as certezas, o software utilizado parece-me o Excel, vê-se pelos ícones e cores/gráficos padrão. É no entanto, é um software de folha de cálculo (Sigma, Excel, etc) de certeza!


Lebre escreveu:Se bem se lembram, no tópico original eu tinha referido a existência de um exemplar mais jovem de que até juntei uma fotografia (a última). Pois bem, decidi passar de novo pelo local, na esperança de que ainda lá estivesse. Efectivamente, ainda lá estava, mas as temperaturas primaveris da última semana foram-lhe fatais, estava todo mirrado (ver fotografias anexas). Mesmo assim colhi-o, pois pode ser relevante para a análise.

Óptimo! E então, novidades? O registo já está no "Índice de espécies" e nos "Cogumelos por regiões", mas apenas identificado ao subgénero. Acha que podemos ir mais longe? Ainda assim, óptimo trabalho!!



Cumprimentos a todos!
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Lebre Seg 16 Fev 2015, 02:45

Caro Mycota,
Obrigado por desenterrar estas "preciosidades" e pelo seu trabalho na sistematização da informação do fórum.
Penso que neste caso não é nada arriscado ir até à seccção Cyanula. Eu mantenho a minha convicção em relação às propostas que fiz no início do tópico e, ainda hoje, não partilho da opinião do *ento*loma* em relação a E. mougeotti (que na altura não conhecia, mas que penso ter encontrado já este ano).
Agora uma curiosidade: Ainda tenho uma caixa com o material deste tópico guardado que era para entregar ao *ento*loma*, uma vez que ele se prontificou a analisá-lo, mas que nunca cheguei a dar-lhe. Assim, pode ser que um destes dias faça a microscopia e, nessa altura, falaremos de espécies com mais informação.
Cumprimentos,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - Chapéu preto Empty Re: Chapéu preto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos