Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Com cortina!

3 participantes

Ir para baixo

Com cortina! Empty Com cortina!

Mensagem  Lebre Sex 05 Fev 2010, 22:10

Como provavelmente já deram conta, depois do "sucesso" do ponto de vista da classificação nos meus dois mais recentes tópicos, eu nem me atrevi a pôr Cortinarius no título. Também nem vos conto, para já, das chaves de classificação. Limito-me à descrição e fotografias.
Lebre

Descrição:
LOCALIZAÇÃO: Monsanto
HABITAT: Zona de sobral e carvalhal. Também bastantes arbustos, por exemplo, loureiros e similares. Vi três exemplares, dois do quais crescendo juntos. Descrevo o mais maduro e menciono as diferenças para os outros.
CHAPÉU: 4,5 cm de diâmetro; cor base acastanhada (pardo), com manchas avermelhadas sobretudo na coroa e margem – nos mais jovens a zona avermelhada era mais extensa ocupando toda a zona da coroa e da margem; convexo – nos mais jovens hemisférico; margem enrolada; fribrilado radialmente; carne violáceo-arroxeada junto da cutícula (que com o passar do tempo se foi estendendo) e mais clara no restante - nos mais jovens a carne era creme em toda a extensão.
PÉ: 5 cm de comprimento / 1,2 cm de diâmetro; cor esbranquiçada em baixo e violáceo-arroxeada na parte superior (~1 cm) até ao ápice; cilíndrico e fibrilososo; ligeiramente bolboso na base, com um tufo de micélio branco na base do pé; restos de cortina escassos de cor amarelada-acastanhada a unir ao chapéu – nos mais jovens estes restos de cortina estavam presente em quase toda a extensão; restos de cortina branca na parte inferior do pé, mais acentuada nos mais jovens; carne creme compacta em baixo e granulosa em cima com tons violáceos - nos mais jovens a carne era creme em toda a extensão.
HIMENÓFORO: com lâminas de cor acastanhada com tons cor de vinho nalgumas zonas – nos mais jovens eram mais claras, sobretudo junto ao ápice e os tons avermelhados eram contínuos; inserção adnata; espaçamento sub-distante, muitas lâminas curtas a emanar da margem e com algumas lâminas bifurcadas.
ESPORADA: ocre (tom relativamente claro)
CHEIRO E SABOR: indistintos.

Fotografias:
Com cortina! 31122010monsanto114
Com cortina! 31122010monsanto115
Com cortina! 31122010monsanto116
Com cortina! 31122010monsanto119a
Com cortina! 31122010monsanto120
Com cortina! 31122010monsanto121
Com cortina! 31122010monsanto203
Com cortina! 31122010monsanto220
Com cortina! 31122010monsanto221


Última edição por Lebre em Sex 05 Fev 2010, 22:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção ortográfica)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Pedro Claro Sáb 06 Fev 2010, 19:17

Não há dúvida que se trata de um Cortinarius, mas para já não tenho nenhuma proposta específica. Esperimenta as chaves do Orton... Pode ser que consigas chegar a algum lado.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Sáb 06 Fev 2010, 19:47

Eu acho que já cheguei a algum lado. Não sei é se é o lado certo. Penso poder tratar-se de uma das espécies da secção Variecolores.
Nas minhas buscas encontrei a seguinte descrição que penso poder aplicar-se aos meus exemplares, descontando o uso dos reagentes que não fiz:
C. balteatus
Chapéu de 5-8 cm diâmetro, ao princípio hemisférico, depois convexo, não mamelonado; margem enrolada e depois ondulada.
Cutícula viscosa, logo seca e brilhante , de cor pardo alaranjado, com tonalidades violetas mais acentuadas para a margem, em aldulto acastanhado (pardo-leonado), com pequenas escamas.
Lâminas adnatas, brancas, depois pardas com tons violetas e finalmente cor de argila.
de 4-8 x 2-3,5 cm, de cilíndrico a claviforme, primeiro tomentoso, branco e manchado de ocre, depois liso com restos de véu recoberto de pó esporal ocre-amarelo. Cortina ligeira branca.
Carne branca, que ao contacto com o ar adquire tonalidades de cor pardo. Reacção marrom-amarelo com bases fortes, azul-verde com guaiaco, cor de vinho com fenol. Odor débil, terroso e sabor doce.
Habitat: Frutifica em bosque de coníferas e de árvores de folha caduca, em solos silíceos.
Observações: Pertencentes à secção Variecolores encontram-se várias espécies, caracterizadas por a carne adquirir tons amarelados com bases fortes. C. balteatocumatilis e C. nemorensis têm no pé restos de véu com tons violáceos e vivem debaixo de árvores de folha caduca em solos calcários, sendo que a carne deste último se colora de amarelo vivo com bases fortes.

Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Pedro Claro Sáb 06 Fev 2010, 19:50

As reacções químicas seriam de extrema importância. Talvez possas começar a fazer uma pequena colecção de reagentes e ir experimentando... Eu estou a pensar fazer isso, pois quero começar a aprofundar o estudo do género Russula...

Tens a certeza que as lâminas dos exempares jovens eram brancas? Nas fotos não me parece, embora possa ser problema da fotografia. Isto também é um aspecto relevante no género Cortinarius...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Sáb 06 Fev 2010, 20:03

Efectivamente não eram brancas. No entanto, nos jovens eram bastante mais claras que no mais maduro, como se pode observar nas fotos 6 e 7, sendo esbranquiçadas junto ao ápice. O problema da mudança de cor é não se saber em que fase ocorre (jovem e adulto é um pouco vago).
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Cortinarius lucorum; Cortinarius malachius

Mensagem  Sabino Sáb 06 Fev 2010, 21:43

Olá Lebre, yo creo que pertenece al subgénero Telamonia. La seccion Variecolores son Plegmacium, suelen tener las láminas más apretadas.
Una posibilidad es Cortinarius lucorum o el muy parecido Cortinarius malachius.
Com cortina! SV02_112.sized
Com cortina! Cortinarius_lucorum
Com cortina! Cortinarius_lucorum
Un saludo.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Sáb 06 Fev 2010, 23:56

Prezado Sabino,
Agradeço muito a sua resposta. Devo confessar que estou um pouco (?) baralhado. Tenho muitas dúvidas e este tópico não chegaria para as colocar todas. Assim, vou só às conclusões:
- Não reconheço os meus exemplares nos links que enviou. Penso haver muitas diferenças.
- Estive a ver com algum cuidado as espécies do sub-género Telamonia na página sueca e a mais próxima parece-me ser C. saturninus. Nesta quase tudo coincide:
- O meu exemplar mais maduro e os desta espécie têm exactamente a mesma cor e forma;
- Nos mais jovens a cor avermelhada vai gradualmente desaparecendo do chapéu, o que eu também salientei na minha descrição como diferença dos jovens para o adulto;
- A forma e cor do pé também são muito semelhantes.
A única diferença é que os meus exemplares tinham mais cor violácea no pé. Infelizmente as lâminas não estão visíveis.
Para concluir procurei no google esta espécie e aparecem fotos muito diferentes. Há algum problema com a designação dada na página sueca?
O que acha?
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Sabino Dom 07 Fev 2010, 16:15

El subgénero Telamonia es uno de los más complicados que existen, para una correcta clasificación es necesario estudio microscópico y consultar bibliografía especializada. C. saturninus parece otro candidato.
Las fotografías que vienen en internet hay que tomarlas con cautela o de forma orientativa, puede haber errores de clasificación o de interpretación.
Cuando pueda miraré en la bibliografía más información sobre las posibles opciones.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Dom 07 Fev 2010, 19:15

Gracias, Sabino.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Cortinarius cf. lucorum; Cortinarius cf. saturninus

Mensagem  Sabino Seg 08 Fev 2010, 18:25

He consultado "Cortinarius Flora Photographica", vienen C. lucorum y C. saturninus, son dos especies muy similares y se ajustan bien con la descripción de tus ejemplares. Las diferencias son mínimas, algunas microscópicas y el hábitat. C. lucorum sale bajo Populus y C. saturninus principalmente bajo Salix.
Había alguno de estos árboles en los alrededores?

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Seg 08 Fev 2010, 19:12

Caro Sabino,
Agradeço todo esse trabalho. Quanto às perguntas é-me difícil dizer que sim ou que não, pois não sou muito conhecedor de espécies das árvores. Penso que não é provável que existisse qualquer dessas espécies de árvores, embora não possa garantir. O sítio onde foram colhidos é entre os dois sítios onde colhi os Geoglossum, pelo que o Sabino já viu fotografias do habitat envolvente.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Qui 11 Fev 2010, 21:26

Esta mensagem serve para reportar que tive ocasião de confirmar aquilo que o Sabino referiu na sua última mensagem, de que as espécies C. lucorum e C. saturninus são muito parecidas. Efectivamente, encontrei na internet um artigo da revista "Pacific Northwest Fungi", que entretanto mudou a designação para "North American Fungi", precisamente:
Matheny, P. B., and J. F. Ammirati. 2006. Cortinarius lucorum (Fr.) Karst., a Populus associate from North America. Pacific Northwest Fungi 1(4): 1-10.
em que as duas espécies em causa são consideradas como "irmãs". Para mim um motivo adicional de interesse desse artigo é o de que são apresentadas fotografias de exemplares da primeira daquelas espécies, que agora me parecem muito semelhantes às dos meus (apenas os bolbos são mais desenvolvidos), ao contrário da impressão com que tinha ficado inicialmente, pelas fotografias apresentadas nos links que o Sabino tinha enviado. Também as árvores que o Sabino indicou são as referidas nesse artigo como normalmente associadas a estas espécies.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Lebre Seg 15 Fev 2010, 11:36

Voltei ao local e não vi nenhuma árvore que pudesse pertencer a alguns do géneros Populus/i] ou [i]Salix. Isto não exclui a possibilidade de haver formas mais jovens, que são mais difíceis de identificar, para um leigo como eu.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Sabino Ter 16 Fev 2010, 15:16

En esta época del año Salix y Populus pierden las hojas y es más difícil identificarlos.
Existe también la posibilidad de que esté asociado a otro tipo de árbol. Question

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Com cortina! Empty Re: Com cortina!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos