Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tulostoma cf. squamosum

4 participantes

Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Lebre Dom 17 Jan 2010, 19:35

LOCALIZAÇÃO: Monsanto, Lisboa
HABITAT: Arvoredo misto, incluindo pinheiros, sobreiros, acácias só para mencionar algumas espécies. Na zona onde vi os exemplares que descrevo a seguir havia uma grande concentração de fungos do género Ramaria (R. stricta?) - ver a primeira foto, onde os fungos mencionados figuram em baixo à esquerda.
CARPÓFORO: formado por um globo (exoperídio) de 1,2-1,3 cm de diâmetro, no cimo do qual existe uma abertura (para lançar os esporos?) - ver pormenor na 3ª foto; globo de cor castanho-claro na parte superior e castanho-escuro na parte inferior em contacto com o pé; pé com 8 cm de comprimento / 0,7 cm de diâmetro, cilíndrico com fibrilas lenhosas a destacarem-se de cor castanho-escuro - ver pormenor na 4ªfoto; a carne é branca e fibrosa – ver pormenor na 5ª foto.

De acordo com o que vi para o género Tulostoma, este é constituído por muitas espécies, algumas muito semelhantes entre si e de difícil classificação. Das que vi as mais prováveis, pela semelhança física, são T. fimbriatum e T. brumale. Não encontrei aqui no fórum qualquer informação relacionada com este género. Não sei, pois, qual será a espécie do exemplar que apresento.
Lebre

Fotos:
Tulostoma cf. squamosum 16012010052
Tulostoma cf. squamosum 16012010054
Tulostoma cf. squamosum 16012010060

Tulostoma cf. squamosum 16012010069
Tulostoma cf. squamosum 16012010072
Tulostoma cf. squamosum 16012010089


Última edição por Mycota em Sáb 07 Fev 2015, 11:44, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : itálico mal colocado)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Zamanita Seg 18 Jan 2010, 20:11

Pertence ao Género Tulostoma seguramente.
Poderia ser T. squamosum...
Espreita este post no fórum italiano Natura Mediterraneo. Bastante esclarecedor.

Aqui no nosso Fórum, que me lembre, o registo mais parecido é Battarrea stevenii. Vê aqui
O Género Battarrea que já pertenceu à familia Tulostomataceae, segundo Bon, hoje pertence a uma família própria.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Lebre Seg 18 Jan 2010, 21:38

Os meus agradecimentos, Zamanita.
Parece-me que os exemplares pertencerão a uma das espécies já mencionadas. Por curiosidade, verifiquei que o Index Fungirum toma como sinónimos T. mammosum e T. brumale e que por sua vez o primeiro tem uma variedade chamada [/i]squamosum[/i].
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Polecat Ter 19 Jan 2010, 03:25

Olá pessoal!

Excelente descoberta!
A microscopia traria mais certezas, mas pelas escamas castanho avermelhadas no pé, vou mais na direcção do Zamanita

Atenção ao interpretar o Index Fungorum,

Paul Kirk escreveu:Tulostoma mammosum Vittad.; Agaricaceae
Tulostoma mammosum P. Micheli ex Fr. (1829), (= Tulostoma brumale), [RSD]; Agaricaceae
Tulostoma mammosum Lév. (1846); Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. longipes (Czern.) Sacc. & Traverso (1911); Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. majus Petri; Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. mammosum P. Micheli ex Fr. (1829); Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. pallidum Lloyd; Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. rufum Lloyd; Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. simulans Lloyd; Agaricaceae
Tulostoma mammosum var. squamosum (J.F. Gmel.) Fr.; Agaricaceae

Refere apenas que uma das amostras colhida e identificada como Tulostoma mammosum, foi posteriormente demonstrada como sendo, na verdade, Tulostoma brumale.

A ocorrência Tulostoma mammosum var. squamosum (J.F. Gmel.) Fr.; Agaricaceae pode não ter sido ainda revista e pode vir a revelar-se Tulostoma squamosum, Tulostoma brumale ou permanecer na identificação inicial por exemplo.

Esta é a espécie referida pelo Index Fungorum como Tulostoma squamosum
Tulostoma squamosum Pers., Syn. meth. fung. (Göttingen) 1: 139 (1801)

Parabéns Lebre, bom registo Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Lebre Ter 19 Jan 2010, 21:16

Caro Polecat,
Em primeiro lugar as minhas desculpas por ter interpretado os dados do Index Fungorum precipitada e erradamente, relativamente ao seu significado. As minhas "reticências" em relação à espécie T. squamosum, cujas imagens espectaculares vi no site italiano indicado pelo Zamanita, derivam do seguinte: 1- havendo tantas espécies tão próximas não sei "medir" quais as diferenças que serão relevantes para detrminar uma espécie diferente; 2- Menciono algumas diferenças que, como referi atrás não sei se são ou não significativas, (a) O escamar é diferente: enquanto no meu exemplar as fibrilas são mais consistentes e o escamado é por fibrilas inteiras, no exemplar do site italiano, o escamar é por pequenas porções, (b) As cores e consitência do himenóforo parece-me algo diferente, bem como o ponto de inserção deste no pé.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Pedro Claro Qua 20 Jan 2010, 11:57

É neste tipo de questões que a imensa informação disponível no Index Fungorum pode ser de extrema utilidade. Assim, se nos debruçarmos sobre aquilo que são, aparentemente, as 3 espécies de Tulostoma mammosum, podemos verificar que:

1 - Tulostoma mammosum Vittad. foi citado no Sylloge Fungorum de Saccardo da seguinte forma:

"Tylostoma [sic] Vittadinii Petri N. Giorn. bot. ital. 1904, p. 65 c. ic. T. mammosum Vitt. Mon. Lycop. p. 199, t. II, fig 4, non Mich. nec Fries"

Traduzindo, Petri publicou no Nuovo Giornale Botanico Italiano, em 1904, na pag. 65, uma espécie que ele designou Tylostoma [sic] Vittadinii com base numa iconografia (creio que é isto que significa o c. ic.) que Vittadinii publicou com o nome T. mammosum e que é diferente do T. mammosum que Fries incluiu na sua obra com base na iconografia de Micheli (non Mich. nec Fries).

2 - Tulostoma mammosum Mich. ex Fries [ou, como actualmente se grafa, (Mich.) Fr.] foi incluído por Fries na sua obra Systema Mycologicum, tomo 3, em 1829.

Fries considerou T. mammosum com base na obra publicada por Micheli em 1729 - Nova plantarum genera - (e que este designou L[ycoperdon] mammosum), considerando outras espécies publicadas posteriormente por outros autores (Lineu [Lycoperdon pedunculatum], Bulliard [Lycoperdon pediculatum]) como sinónimos. No entanto, existia uma publicação anterior, de Tournefort, que Fries não adoptou por considerar que o termo usado - Lycoperdon pedunculati (retomado por Lineu e, talvez, por Bulliard?) - confuso.

Porém, e apesar desta espécie ter sido publicada numa das obras sancionatórias de Fries, para os gasteromicetes (em sentido lato), o trabalho base de sancionamento considerado nos dias de hoje é o publicado por Persoon, e daí o nome considerado 'actual' pelo Index Fungorum ser Tulostoma brumale Pers. 1794.

3 - Tulostoma mammosum Lév. foi uma publicação de Léveillé também com base na obra de Micheli, tendo aquele rebaptizado a espécie como Tylostoma [sic] mammosum em 1846. Porém, esta combinação já havia sido publicada por Fries 17 anos antes, o que torna esta referência supérflua actualmente...

Na minha interpretação, as espécies 2 e 3 são, na realidade, a mesma, porque baseadas no mesmo tipo (a descrição e prancha de Micheli, 1729). Tulostoma mammosum Vittad. non Mich. ex Fries será, então, uma espécie diferente. Como o nome actual da primeira espécie, segundo o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, é Tulostoma brumale, parece-me que é legítima a publicação de Vittadinii e, por isso, existirá uma espécie actual com a designação Tulostoma mammosum. A publicação de Petri justifica-se precisamente porque havia necessidade, na altura, de separar o que aparentemente são duas espécies diferentes; como a espécie a que actualmente chamamos T. brumale tinha sido publicada como T. mammosum por Fries (antes da publicação de Vittadinii), seria necessário pegar na espécie de Vittadinii e rebaptizá-la - o que se tornou desnecessário com a aceitação de T. brumale Pers. como nome válido para T. mammosum (Mich.) Fr. Espero que a minha explicação não seja tão confusa como, à primeira vista, parece...

Todas as variedades que o Index Fungorum refere (com excepção da var. simulans?) parecem basear-se na descrição de Fries, pelo que, teoricamente, tratar-se-ão de variedades do actual Tulostoma brumale Pers., ainda que possam não estar validamente publicados como tal...

Faltará, provavelmente, uma revisão crítica e actual a este género para delimitar com mais certezas cada uma das espécies.

Já agora, mais informação sobre sancionamento e prioridades neste tópico: .clicar aqui

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Zamanita Qua 20 Jan 2010, 14:56

Boa explicação Pedro. Clara e concisa como se quer.
Fiquei mais esclarecido. Wink

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Lebre Qua 20 Jan 2010, 21:41

Obrigado, Pedro, por toda essa informação que vou procurar digerir.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tulostoma cf. squamosum Empty Re: Tulostoma cf. squamosum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos