Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deconica (Psilocybe) coprophila

5 participantes

Ir para baixo

estudo Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  Polecat Qua 06 Jan 2010, 20:17

Esta deu muito trabalho e não posso dizer que é uma decisão muito pacífica. As diferenças entre P. merdaria/P. merdicola/P. coprophila/P. subcoprophila são poucas, muito pequenas e sobretudo microscópicas cyclops
Possivlemente o famoso microscópio do Lidl não é suficiente para identificar esta espécie, ou isso ou é o meu olho pouco treinado. Por isso conto com a vossa opinião (como quem diz *ento*loma*) para opinar na forma dos esporos.


Sesimbra
06-01-2010

ECOLOGIA: Fimícola (Cavalo)

PÍLEO: <1,5cm; subgloboso a hemisférico; viscoso com película gelatinosa separável; castanho-avermelhado quando jovem passando por castanho-alaranjado escurecendo com idade; translúcido, higrófano palescente com margem estriada; finos restos de véu presentes junto à margem que desaparecem com idade.

HIMÉNIO: Lâminas beiges-castanho claro a púrpuras com idade, adnatas, de arestas brancas

PÉ: <3,5 x 0,3 cm; cilíndrico, castanho claro no ápice pruinoso a finamente fibrilhoso (branco), fibrilhoso a escamoso na parte mediana, castanho escuro na base subbulbosa e tomentosa a quase pubescente (branco).

CHEIRO/SABOR:indistintos

ESPORADA Púrpura quase preta

Deconica (Psilocybe) coprophila Dscf0142k

Deconica (Psilocybe) coprophila Dscf0148

Deconica (Psilocybe) coprophila Dscf0150k

Deconica (Psilocybe) coprophila Dscf0158a

Deconica (Psilocybe) coprophila Dscf0165q


BASÍDIOS: tetraspóricos
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0626v
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0628r
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0632e

HIFAS: com ansas de anastomose (clamp connections) abundantes
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0655m
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0656j

ESPOROS: de parede bem grossa, com poro germinativo bem óbvio (apesar de não ser bem visível nas fotos); elipsoidais a ovóides na vista lateral e ligeiramente hexagonais na vista frontal(?)...
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0638f
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0646w
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0660i
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0661
Deconica (Psilocybe) coprophila Dscn0662s


Ser ou não ser, eis a questão... São ou não os esporos ligeiramente angulados nalgumas perspectivas? A resolução do microscópico é reduzida e à primeira vista parecem ser sempre elipsoidais, depois com mais atenção, percebe-se que são meio achatados e parece dar a ideia que alguns esporos são ligeiramente hexagonais na posição frontal (quando o apículo está no eixo central).
Se assim for, P. subcoprophila e P. merdicola excluem-se das hipóteses. Segundo Noordeloos, P. coprophila distingue-se bem macroscopicamente de P. merdaria pelas cores castanho avermelhadas do chapéu do primeiro.

Note-se que esta forma angular não será tão óbvia como nos Entoloma, será antes como elipse menos curvilínea e mais angular, como aqui: Deconica (Psilocybe) coprophila Pscoprophilamicro


Última edição por Pedro Claro em Seg 11 Jan 2010, 22:35, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : cf. out; "ligações de braçadeira" corrigido para "ansas de anastomose")
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  Pedro Claro Qua 06 Jan 2010, 23:27

Presumo que a tua bibliografia seja a mesma que a minha (Flora Agaricina Neerlandica) a julgar pelos desenhos e pelo nome do autor. Wink

Das 5 espécies descritas da secção Merdaria, eu faria o seguinte raciocínio:

- excluiria P. moelleri por diversos caracteres macroscópicos (presença de anel, estipe densamente flocoso, etc.);
- concordo que alguns esporos aparentam ter uma forma mais ou menos hexagonal e, por isso, excluiria decididamente P. subcoprophila (esporos sempre oblongos a subcilíndricos) e duvidaria de P. merdicola ("spores (...) rarely slightly hexagonal in frontal view"), tendo esta última espécie, ainda, dimensões superiores às que referes;
- as cores parecem excluir P. merdaria ("paler, more yellow-brown or ochre coloured");
- porém, a contagem das lâminas parece ser demasiado elevada para o que vem referido na FAN (L = 6-15) para P. coprophila, uma vez que na 4ª foto ambos os exemplares parecem ter mais do que o valor superior do intervalo referido.

Será este último aspecto determinante? Seja como for, a tua sugestão parece-me a que melhor encaixa tanto macro como microscópicamente.

A presença de ansas de anastomose ("ligações de braçadeira") não é determinante, uma vez que todas estas espécies as possuem em maior ou menor quantidade.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  *ento*loma* Qui 07 Jan 2010, 00:03

Mto bom Polecat!!!

concordo com a tua identificação!!! com as tuas fotografias microscópicas tens conseguido levado o forum um passo mais à frente em termos de identificação taxonomica!!! PARABÉNS Smile

com os dados que providencias, a meu ver, não precisas de por o "cf"

fica aqui um site onde toda a gente pode ter acesso gratuito às chaves dum grupo de Psilocybes (Europeus) não alucinogénicos (onde se situa a espécie em causa) DECONIA, graças ao Dr. Noordeloos autor do site e uma referencia mundial em taxonomia de macrofungos, que entre outros, entede este grupo como Género independente.

Abraço.

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  Polecat Qui 07 Jan 2010, 05:20

Obrigado pela ajuda e palavras simpáticas Pedro e *ento*loma* Wink

Pedro Claro escreveu:Presumo que a tua bibliografia seja a mesma que a minha (Flora Agaricina Neerlandica) a julgar pelos desenhos e pelo nome do autor.
*ento*loma* escreveu:fica aqui um site onde toda a gente pode ter acesso gratuito às chaves dum grupo de Psilocybes (Europeus) não alucinogénicos (onde se situa a espécie em causa) DECONIA, graças ao Dr. Noordeloos autor do site e uma referencia mundial em taxonomia de macrofungos, que entre outros, entede este grupo como Género independente.

Foi exactamente a preciosa informação online de Noordeloos que utilizei, creio que muitos dos seus conteúdos são semelhantes à Flora Agaricina Neerlandica, que se pode aceder incompleta aqui. Aliás, os desenhos dos esporos estão linkados directamente de lá.
Preferi usar o nome Psilocybe a Deconia apenas porque ainda não está "oficializado" pelo Index Fungorum (isto para aqueles que, como eu, se guiam pelo IF).

Pedro Claro escreveu:- concordo que alguns esporos aparentam ter uma forma mais ou menos hexagonal e, por isso, excluiria decididamente P. subcoprophila (esporos sempre oblongos a subcilíndricos) e duvidaria de P. merdicola ("spores (...) rarely slightly hexagonal in frontal view"), tendo esta última espécie, ainda, dimensões superiores às que referes;
Ainda bem que a "angularidade" dos esporos não era só impressão minha Very Happy
É interessante o dado que mencionas sobre os esporos de P. merdicola, nesta chave que utilizei, o mesmo autor (presumo) refere os esporos da mesma espécie como não angulares...Poderá ter sido uma actualização?... Rolling Eyes

Pedro Claro escreveu:- porém, a contagem das lâminas parece ser demasiado elevada para o que vem referido na FAN (L = 6-15) para P. coprophila, uma vez que na 4ª foto ambos os exemplares parecem ter mais do que o valor superior do intervalo referido.

Será este último aspecto determinante? Seja como for, a tua sugestão parece-me a que melhor encaixa tanto macro como microscopicamente.
É verdade Pedro, não referi esse aspecto na descrição precisamente porque não o considerei preponderante, até porque a contagem quando passava do limite máximo referido, nunca o fazia em exagero de forma a que pudesse considerar significativo...mas enfim, que sai dos limites referidos sai.

*ento*loma* escreveu:com os dados que providencias, a meu ver, não precisas de por o "cf"
Espectáculo! cf já saiu cheers

Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  Zamanita Sex 08 Jan 2010, 04:01

Boa Polecat!
Continúa a motivar a malta a microscopar!! cyclops

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  Sabino Seg 11 Jan 2010, 22:29

Creo que a partir de ahora el nombre correcto será Deconica coprophila, todas las especies no alucinógenas de Psilocybe pasan al género Deconica. (Ha sido aceptado por The Nomenclature Committee for Fungi - Norvell 2009)
Un saludo.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Deconica (Psilocybe) coprophila

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos