Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma

2 participantes

Ir para baixo

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Empty Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma

Mensagem  josé baptista Qua 30 Dez 2009, 22:56

Em 3 cogumelos talvez Shocked não acerte na identificação de 1. Talvez!
São 3 cogumelos que eu vejo poucas vezes. ( o 1º e o 2º só vi uma vez )
O 1º cogumelo chamou-me a atenção por ser 3 em 1! Very Happy . Será um ganoderma lucidum (?). Achei estranho estar enterrado, com apenas um pé. A cor foi o que me atraiu a atenção. Descobri-o debaixo de um carvalho cerquinho.
O segundo suponho ser um Lepiota acutesquamosa ou aspera.
o terceiro não sei o nome, mas é bastante vulgar. ( em terrenos de castanheiros) Todos em Fevereiro.

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Ganodermalucidumli7

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Cogfevereiro016


Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Lepiotaacutesquamosa


Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Dsc00303u

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Dsc00363l

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Dsc00364g

Terei acertado em algum? Obrigado.

josé baptista
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : Frade
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Empty Re: Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma

Mensagem  Pedro Claro Qua 30 Dez 2009, 23:25

Parece-me que estiveste muito bem na identificação.

A primeira espécie é efectivamente Ganoderma lucidum.

A segunda é uma espécie de Lepiota do grupo aspera, que antigamente estavam reunidos no género Echinoderma, entretanto integrado nas lepiotas.

A última pertence claramente ao género Agaricus, podendo tratar-se de uma variedade de Agaricus xanthoderma, pelo chapéu truncado (plano no centro) e de perfil mais ou menos trapezoidal e pelo anel amplo. Sem referência, por exemplo, ao odor ou a um eventual amarelar das zonas feridas, é muito difícil chegar à espécie.

Parabéns.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Empty Re: Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma

Mensagem  josé baptista Qui 31 Dez 2009, 18:07

Relativamente ao Ganoderma lucidum é normal aparecerem com 3 "chapéus"? Ou isso significa que tem 3 anos? Eu inclino-me para o sim, devido à diferente coloração dos ditos. Qual é a vossa opinião?

josé baptista
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : Frade
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Empty Re: Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma

Mensagem  Pedro Claro Qua 06 Jan 2010, 10:14

Eu já vi Ganoderma lucidum com formas estranhíssimas (inclusivamente um que parecia uma mão), pelo que a existência de um exemplar com 3 chapéus é apenas mais uma bizarria... Quanto à assumpção da idade, eu desconfio que não porque me parece que esta espécie é anual, ou seja, os esporóforos degradam-se ao fim de algum tempo e não se mantêm anos a fio.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma Empty Re: Ganoderma lucidum; Lepiota cf. aspera; A. cf. xanthoderma

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos