Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Saída exploratória à Serra de Grândola

+5
Zamanita
Polecat
Mycota
ZecTarius
Pedro Claro
9 participantes

Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Lebre Sáb 26 Dez 2009, 23:18

Em primeiro lugar os meus parabéns ao Pedro Claro e demais protagonistas desta saída pelo excelente registo que nos deixaram até agora dos exemplares observados.
Na última mensagem colocada pelo Pedro Claro neste tópico dois exemplares chamaram a minha atenção. O primeiro dizendo respeito à espécie Phallus impudicos, com excelentes imagens do desenvolvimento "embrionário", pois acontece que precisamente hoje estive a acompanhar a eclosão de um "ovo" desta espécie de que acabo de dar conta no tópico "Adivinha". O segundo exemplar que me despertou curiosidade foi o do género Scleroderma. Este por me ser completamente desconhecido. Como adquiri recentemente um livro espanhol da autoria de B. Llamas Frade e A. Terrón Alfonso, intitulado "Guía de Campo de los Hongos de la Península Ibérica", decidi consultá-lo. Encontrei aí descrita uma espécie, Scleroderma verrucosum, cujas características macroscópicas incluem um pseudo-estipe bem desenvolvido com numerosos cordões micelares. Além disso, a cor e textura do exemplar fotografado assemelham-se bastante ao da fotografia colocada no tópico.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Pedro Claro Sáb 26 Dez 2009, 23:30

Obrigado pelas palavras e pela 'dica' para a identificação do Scleroderma, Lebre. Infelizmente a minha bibliografia está muito deficitária neste grupo de espécies (ditas gasteróides) e por isso conto adquirir uma boa monografia em breve; talvez depois se possa ter maior certeza nessa identificação que propões.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Excepcional

Mensagem  Broteroi Dom 27 Dez 2009, 17:14

Boas Pessoal,

Peço dscp, mas foi-me impossível estar presente.

De qq das formas deixo aqui os meus parabéns ao excelente trabalho elaborado.

É da minha opinião que a qualidd deste trabalho n pode passar ao lado da comunidade (pseudo) cientifica "micóloga" de Portugal que tão "grandiosamente" se assambarca com o trabalho e o mérito de terceiros e só publica para ter trabalhos na gaveta... Comunidade essa que até já perseguiu, e ameaçou pessoas deste "grupo".

Já sugeri ao entoloma e mycota, que se reunam estes dados para a elaboração de um poster com a respectiva autoria para surgir num próximo encontro micológico a nivel nacional.

Basta fazer uma descrição do coberto, que me ofereço para fazer, e temos um trabalho de qualidd superior na caracterização do micobiota a um nível biogeográfico...

Vamos avançar com isso e começar a dar a cara pela micologia em Portugal.

Um abraço

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Loco Gato Seg 28 Dez 2009, 11:30

Fotos soberbas, especialmente as do Pedro. Parabéns pelo trabalho!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Russula cf. helios

Mensagem  Polecat Qui 31 Dez 2009, 01:36

Mais uma, supostamente rara, inicialmente descrita na Sardenha e não encontrei registos de tal ocorrência em solo luso.

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios23

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios22

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios20

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios19

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios11

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios6

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Russulahelios4



Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Sabino Qui 31 Dez 2009, 17:42

Olá Polecat, no podría ser Russula aurea?
Un saludo.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Polecat Qui 31 Dez 2009, 19:29

Oi Sabino! Eu sabia que esta espécie ainda ia dar conversa, ainda bem que a postei Wink

Esta identificação não foi fácil nem pacífica. Quando a vi pensei exactamente no mesmo, "será uma Russula aurea"? Antes de pegar no guia, recordei-me das Russula aurea tinha visto 100 metros ali ao lado em Abril de 2007.

O Guia do Courtecuisse&Duhem levou-me mais rapidamente a Russula helios mas com muitas incertezas. Já em casa com manuais Russulas Europeas de Alfonso de Mena Calvet (agradecimentos ao Loco Gato), algumas dúvidas foram desaparecendo (inclusivé com a utilização de reagentes químicos) e acabei por assumir, contentado por falta de melhores candidatos, a Russula helios.

Pontos que me levaram a optar por Russula helios:
1-Apesar de Bon referir que podem ocorrer formas de Russula aurea com píleo amarelo-vivo, esta espécie encontrada agora apresentava tons consistentemente mais próximos das descrições de Russula helios (amarelo-vivo com disco mais cor de alperce) e surgia numa época diferente daquela em que surge o que identifico como Russula aurea.

2- O cheiro farináceo-frutado e pé frágil e esponjoso

3-Reacções químicas (mas não me lembro quais agora Sad )



Com isto e mais que agora não me lembro, decidi-me com 100% confiança por Russula helios, claro que na minha opinião são sempre precisos 110% de confiança para ficar descansado Wink


De qualquer forma, tenho-a em herbário e ficarei atento à Primavera e tentarei recolher a primeira ocorrência (no link) assim que puder.no link

Entretanto gostava de perguntar-te, já alguma vez encontraste ou tens fotografias de Russula helios? É que tem sido algo extremamente difícil de conseguir. Ajudaria muito, isto porque era uma espécie desconhecida para mim e nunca a tinha visto, a primeira é sempre mais difícil Laughing
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Sabino Dom 03 Jan 2010, 18:00

Polecat escreveu:Entretanto gostava de perguntar-te, já alguma vez encontraste ou tens fotografias de Russula helios? É que tem sido algo extremamente difícil de conseguir. Ajudaria muito, isto porque era uma espécie desconhecida para mim e nunca a tinha visto, a primeira é sempre mais difícil Laughing
No he tenido la suerte de encontrarla. No
En internet hay una:
http://mycologie.catalogne.free.fr/ImagePagePhoto/Russula_helios.jpg
Sería interesante encontrar más ejemplares para ver su variabilidad y salir de dudas.
Un saludo.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Leocarpus fragilis; Calocera cornea

Mensagem  Zamanita Ter 05 Jan 2010, 00:36

Depois das excelentes fotos do Pedro, fica difícil manter o nível...
No que me diz respeito diria mesmo impossível!! Very Happy
Mas cá vão mais umas espécies encontradas:

A primeira espécie pertence à classe dos Myxomycetes, que pelas suas características intermédias entre animais e fungos, foram colocados por alguns autores no reino Protozoa.

Não tenho experiência nem conhecimentos destea classe de fungos mas depois de pesquisar na bibliografia disponível e na net, proponho a identificação desta espécie como Leocarpus fragilis, o que a confirmar, seria mais uma espécie a acrescentar à lista divulgada pelo Pedro.

Encontrei este report que ajuda a perceber o desenvolvimento da espécie.

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Leocarpusfragilis

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Leocarpusfragilis2


A segunda espécie trata-se de Calocera cornea.
Frutificações simples na maioria, apenas dois ou três exemplares ramificados.

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Caloceracornea1

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Caloceracornea3

...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Hericium cirrhatum

Mensagem  Zamanita Qui 14 Jan 2010, 02:57

Deixo fotos e descrição de outra espécie encontrada na Serra de Grândola, cuja identificação não foi consensual (pelo menos na minha opinião...).
Pesquisei mais sobre estas espécies passados uns dias (com tanta diversidade não houve tempo para tudo e como não havia bibliografia específica, acho que na altura ninguém se debruçou a sério sobre elas), e tenho uma nova proposta de identificação:

1º - Hericium cirrhatum = Creolophus cirrhatus
Esta primeira espécie é considerada rara (tal como o mais conhecido Hericium erinaceus) foi encontrada em 3 ou 4 locais diferentes, sempre em troncos de Sobreiro caídos.
Os carpóforos tinham formas semicirculares, por vezes retorcidos, surgindo de uma base comum.
A face superior áspera, escamosa/eriçada, creme/alaranjada . Face inferior coberta de agulhas delgadas (até +- 1.5cm) muito apertadas, da mesma cor.
Carne grossa, mole, com cheiro e sabor agradável.


Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Hericiumcirrhatum5
Pode ver-se a face superior do carpóforo com aspecto lenhoso

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Hericiumcirrhatum2
A manhã estava gelada com atestam as agulhas congeladas

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Hericiumcirrhatum11
Pormenor das agulhas apertadas

Saída exploratória à Serra de Grândola - Página 1 Hericiumcirrhatum14
Vista inferior. Agulhas em estado de maturação mais avançado

Venham de lá opiniões, confirmações. dúvidas...
Wink


Última edição por Zamanita em Qui 14 Jan 2010, 15:42, editado 1 vez(es)

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Pedro Claro Qui 14 Jan 2010, 09:21

Excelentes fotos desta espécie rara (seja ela qual for, nunca tinha visto nada semelhante), Zé!

Quanto à identificação, para já 0não posso adiantar nada pois não tenho bibliografia específica sobre hidnóides. Irei dar uma vista de olhos sobre os livros mais generalistas que tenho, para ver se aparece a espécie que propões em algum deles e depois colocarei aqui eventuais informações que possa recolher.

De qualquer forma, vou colocar no tópico inicial a tua nova proposta e vamos aguardar mais desenvolvimentos... É pena não ter sido feita uma exsiccata... Crying or Very sad E vou também acrescentar Leocarpus fragilis... Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

troféu Re: Saída exploratória à Serra de Grândola

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos