Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online

2 participantes

Ir para baixo

laetiporus - Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online Empty Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online

Mensagem  manel Qui 19 Fev 2009, 15:32

Amigos,

Tem passado na Sic Mulher uns programas do Jamie Oliver, onde ele cozinha com cogumelos silvestres. Fez um strogonoff de veado com um Laetiporus sulphureus (chicken of the woods). Estava de se babar. Por outras razões tenho visto imagens destes em blogues.

Será quase se postar aqui dois links, poderiam confirmar se há a chance e serem a mesma espécie?

Este aqui foi fotografado num trilho no gerês e é muito parecido com o do programa do J. Oliver, assim tipo massa encefálica. Os guias dizem que só são comestíveis os carpóforos jovens. Neste caso, já estariam todos passados, ou os mais pequenos de cima da pilha estariam mais próprios para consumo? De salientar que no programa o J. Oliver e o seu amigo italiano, colheram o cogumelo inteiro, descolando-o com um objecto cortante da árvore, sem grandes preocupações...

Já este da Mata do Coto, parecem menos compacto, mais atraentes. Serão exemplares mais jovens ou espécies diferentes?

Encontrei outro muito parecido a este da mata do coto, fotografado na Madeira, mas também não vale a pena tornar-me exaustivo.

Perdoem-me a ousadia,

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

laetiporus - Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online Empty Re: Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online

Mensagem  Zamanita Qui 19 Fev 2009, 22:21

Oi Manel
Parecem-me os dois Laetiporus sulphureus.
Andei há uns tempos com muita curiosidade para provar esta espécie. Vi alguns com um aspecto maravihoso, todos em cepos de eucaliptos.
Entretanto li qualquer coisa que já não me lembro bem, mas referia que os exemplares que cresciam em eucalipto causavam alguns transtornos digestivos. Na altura perdi um bocado a pica...
Sei que crescem usualmente em frondosas vivas, sobretudo carvalhos, mas nunca os encontrei aí.
Já não sei onde li isto, prá semana tento procurar, pois vou estar uns dias fora.
Inté

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

laetiporus - Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online Empty É a chamada pré-identificação

Mensagem  manel Qui 19 Fev 2009, 22:31

É que no programa da tv o prato tinha tão bom aspecto que eu resolvi fazer uma pré-identificação, não vá um dia eu tropeçar num...

É curioso que estes dois parecem crescer em árvores com a madeira já bastante deteriorada. Por conta destes e das F. hepaticas, tudo que for árvore seca ou cepo podre, vai começar a ser alvo especial da minha atenção.

Obrigado Zamanita!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

laetiporus - Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online Empty Re: Laetiporus sulphureus - "Colhidos" online

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos