Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos

2 participantes

Ir para baixo

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Empty Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos

Mensagem  Polecat Ter 06 Jan 2009, 23:39

Olá amigos!

Aqui guardada desde o minha primeira saída estava esta Russula insatisfatoriamente por mim identificada até Russula drimeia.

Em primeiro lugar peço desculpa pelas fotografias de pouca qualidade (foram mesmo só para registar o bicho) que não completam algumas falhas que a descrição possa ter. Para a próxima esta menina não me escapa e confirmarei com certeza a espécie.

Para já, é isto que vos mostro:



Azóia, Sesimbra, Dezembro 2008

HABITAT: jovem pinhal bravo, solo arenoso
CHAPÉU: <7cm; hemisférico, plano a concâvo com idade; carmim-rosa-magenta escuro, mais carmim na margem e mais enegrecido no centro; húmido ligeirmamente pegajoso; margem por vezes muito tenuemente estriada; cuticula apenas separável na margem
HIMÉNIO: lâminas cremes/amareladas de cor bem diferente da carne; subdecurrentes a decurrentes com idade;
PÉ: <5cm/<1,5cm; central, encurvado; lilaz-rosa, rosa-carne; húmido; textura ligeiramente enrugada tipo carne-pele animal
CARNE: Branca, farinhenta
ESPORADA: creme-amarelada
ORGANOLÉPTICOS: muito pouco picante cheiro indistinto
REACÇÕES QUIMÍCAS: nulo(?) a amoniaco (lava tudo amoniacal(?)...)
MICROSCOPIA: esporos de forma ovóide e textura enverrugada; cistídios fusiformes
PROPOSTA: R. drimeia; R. torulosa

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Img1928yx2

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Img1929lt1

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Img1930as8

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Img1931ga6

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Img1931ga6

Para alguém como eu, com pouca experiência nestas espécies, as diferenças entre R. drimeia e R. torulosa são muito difíceis de observar macroscopicamente. Microscopicamente não tenho equipamento para diferenciar os pormenores de ornamentação dos esporos e mesmo ao microscópio as duas espécies são muito parecidas!

A maneira mais fácil e certeira para distinguir estas duas russulas é utilizando reagentes químicos (amoniaco e/ou sulfato de ferro) que provocariam reacções rosas/avermelhadas em Russula drimeia.

Tendo em conta que apenas tentei improvisar com detergente (o que parece não resultar muito bem) as incertezas são altas. Contudo, temporariamente vou chamar esta amiga de Russula drimeia já que apresenta umas lâminas meio amareladas e não detectei qualquer cheiro a maçã tipicamente presente em Russula torulosa.


De qualquer maneira, fica aqui espelhada a importância que os reagentes químicos podem ter na identificação de cogumelos, mesmo para quem tem um microscópio.

Um abraço e até à próxima!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Empty Excelente

Mensagem  Nuno Qua 07 Jan 2009, 14:30

Antes de mais, amigo, mas que espectáculo de identificação! Wink
Tens aí características até dizer chega!

Bom, deixo a identificação para os mais entendidos, apenas quero dizer que também encontrei uma destas... Sem cheiro a maçã, convém dizer. Aponto várias características iguais, como o tamanho, forma e viscosidade do píleo, pois vi exemplares em várias condições, etc. O pé era praticamente igual, esporada igual, cheiro igual... Só uma excepção, não a encontrei num solo arenoso, mas sim num terreno um pouco húmido, no solo, a 2m. de um campo cultivável, debaixo de pinus pinaster e entre a folhagem. As fotos para elucidar com mais clareza, pois penso ser a mesma Wink :

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Imgp0470um8

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Imgp0471uc6

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Empty Re: Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos

Mensagem  Polecat Ter 13 Jan 2009, 18:11

Olá Nuno!

É bem possível que seja uma das duas, R. drimeia ou R. torulosa, mas assim é difícil. A póxima vez que encontrares uma dessas concentra-te na cor das lâminas (em todos os estados de maturação) e no cheiro, para além, claro, dos convencionais caracteres de identificação.

Abraço Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Empty Re: Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos

Mensagem  Nuno Ter 13 Jan 2009, 21:16

Sim Polecat, a minha ignorãncia em relação a alguns caracteres de identificação é notória...

Tenho de aprender muitooooo, ainda!

Um abraço
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos Empty Re: Russula drimeia - A importância dos reagentes quimicos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos