Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus)

2 participantes

Ir para baixo

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Empty Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus)

Mensagem  efe Sáb 20 Dez 2008, 19:04

De visita a uns amigos dei uma vista de olhos pelo “quintal” e para além de ter encontrado um ouriço caixeiro a dormir, encontrei três espécies de cogumelos. Infelizmente, não levava o material comigo, nem sequer a máquina fotográfica. Recorri ao telemóvel.
Para além de um agaricus, talvez o bisporus, e de um outro que não recolhi, encontrei este…esta coisa… que nem sei se pertence aos Fungi (será uma planta?). A primeira reacção foi pensar que estava perante um Amanita falóides, mas como nunca vi nenhum... e depois a ausência de himenóforo, ou a imposibilidade de o detectar levam-me a duvidar de se tratar de um cogumelo. Ou será um cogumelo em estado de degradação? Que dizem vocês?

HABITAT (num jardim, encostado a uma árvore que fotografei mas não identifiquei, estava caído embora ainda com o pé dentro da volva mas já separados.)
CHAPÉU (fechado, uns 6 cm de altura; forma ovóide; cor branca, textura macia, não apresentou descoloração ao toque; por baixo da “pele” apresentava uma película amarelada e por baixo desta uma outra negra com tom esverdeado quase liquefeita, finalmente apresentava uma última camada branca muito semelhante ao pé em cor e textura)
PÉ (cerca de 15cm; cor branca; sem descolorações ao toque; fusiforme; oco e esponjoso depois de seccionado; sem anel, volva enorme de cor branca)
HIMENÓFORO (não consegui detectar lâminas, tubos ou agulhas pelo que tenho dúvidas cerca de se tratar de um cogumelo; matéria branco com variações de densidade que permitia vislumbrar a coloração preta esverdeada da viscosidade que a rodeava; a inserção no pé afigura-se-me como outro enigma pois este soltou-se completamente tanto do “chapéu” como da volva, sem deixar sinais de inserção; sem descolorações ao toque; a matéria do pé era consistente como se fosse uma esponja endurecida.)
ESPORADA (não realizada)
CHEIRO E SABOR (Cheiro muito forte, a única comparação que tenho é o da tinta de paredes quando apodrecida dentro das latas - não me pareceu a amoníaco, nem batata crua - mas isto de identificar cheiros, como os sabores, é coisa muito subjectiva)

a árvore associada
Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Amanitax1

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Amanitax2
Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Phallusimpudicus

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Amanitax3

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Amanitax7

a volva
Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Amanitax5


Última edição por Mycota em Sáb 31 Jan 2015, 14:51, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : retirar foto repetida)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Empty Re: Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus)

Mensagem  Pedro Claro Sáb 20 Dez 2008, 21:24

É efectivamente um cogumelo. Trata-se de Phallus impudicus. A parte esverdeada que se pode observar denomina-se gleba e é uma massa fértil que, devido ao forte cheiro nauseabundo, atrai moscas que se encarregarão de disseminar os esporos.

É um excelente registo, porque eu nunca vi nenhum em tão bom estado e o Manel colocou ontem uma foto de um também já bastante degradado.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Empty Ahhhhhhh!!!!

Mensagem  efe Sáb 20 Dez 2008, 22:06

Pedro Claro escreveu:É efectivamente um cogumelo. Trata-se de Phallus impudicus. A parte esverdeada que se pode observar denomina-se gleba e é uma massa fértil que, devido ao forte cheiro nauseabundo, atrai moscas que se encarregarão de disseminar os esporos.

É um excelente registo, porque eu nunca vi nenhum em tão bom estado e o Manel colocou ontem uma foto de um também já bastante degradado.


...olha o que me saíu na rifa. lol!

Prontos, tá identificado:

Reino: Fungi
Divisão: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Ordem: Phallales
Família: Phallaceae
Gênero: Phallus
Espécie: P. impudicus


Obrigado Pedro
Abraço, e Boas Festas.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus) Empty Re: Cogumelo ou planta? (Phallus impudicus)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos