Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na identificação destas belezas

2 participantes

Ir para baixo

estudo Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  HappyFungus Sex 23 Jan 2015, 15:02

Queria pedir ajuda na identificação desta espécimen que encontrei, a qual não consigo identificar em nenhum dos guias que tenho.
A única coisa que encontrei na net foi alguém que postou a mesma pergunta num site de fotografia mas que não obteve resposta.

Coloco as fotos com mais detalhe dos que apanhei seguido do link da pagina que falei anteriormente.
Aqui segue também a descrição.

HABITAT - Aparecem em linha, nas limitações de um terreno um pouco inclinado, debaixo de carvalhos e pinheiros, onde não há vegetação tipo silvas
             altas.
             Nascem em ilhas de 2 ou 3 ou 4 juntos e com outros tantos relativamente perto.
CHAPÉU  - vai até um palmo de diâmetro, circular, com leves ondulações e enrola um pouco para cima quando adulto;
          Por cima tem cor castanho claro e no centro é mais escuro.
          A parte de cima do chapéu é de textura lisa, macia e tem película. parte-se relativamente fácil, em forma de triângulo.
HIMENÓFORO - Laminas são altas e resistentes. Não descolora com o toque. Cor castanho claro, café com leite, mais claro que o chapéu.
PÉ - fibroso resistente, com película, castanho claro igual a parte superior do chapéu e mais claro quando retirada a película. Não tem alterações ao
      toque. tubular, não tem anel.
CHEIRO E SABOR - tem um odor bom e forte a fungo com toque de enchido, nomeadamente salame.

Espero resposta de alguém o mais breve possível
Desde já um grande Obrigado e um abraço
HappyFungus

HappyFungus
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : HappyFungus
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

estudo fotos...

Mensagem  HappyFungus Sex 23 Jan 2015, 15:16

Desculpem mas não estava a conseguir adicionar as fotos..

Ajuda na identificação destas belezas Sd0jza
Ajuda na identificação destas belezas 316b7s0
Ajuda na identificação destas belezas 2k1taq
Ajuda na identificação destas belezas 10fndl4
Ajuda na identificação destas belezas 30ust5g
Ajuda na identificação destas belezas Bil4r7
Ajuda na identificação destas belezas 34g2exh

HappyFungus
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : HappyFungus
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  Polecat Sex 23 Jan 2015, 19:45

Boas,


Não sou grande aficionado de cogumelos clitocibóides (cogumelos tipo Clitocybe, de pé curto, chapéu que afunila e cheiro tipicamente doce/farináceo). Mas a sua boa descrição (falta esporada, medidas do pé e pormenores da base, se tem micélio ou não) e pelas fotos, sugiro Clitocybe cf. nebularis.

Em princípio não será outra coisa. Uma esporada creme ou amarelada + pé normalmente com micélio na base (ver outros espécimes), confirmariam Clitocybe nebularis.


Bons achados Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  HappyFungus Sáb 24 Jan 2015, 13:30

Obrigado pela resposta.

Quanto a descrição desculpem não estar completa mas é a 1ª vez que estou a fazer algo do género.

Quanto aos esporos não consigo retirar / ver nada..
O pé tem entre 3 e 7cms de altura e 0.5 e 1cm de largura e vai estreitando a caminho do chapéu. A base do pé é mais larga, em forma de bolbo.
Em relação as fotos que vejo agora da net, depois da sua amável e importante informação, reparo que o pé destes que apanhei é mais fino, talvez seja da idade que isto acontece pois estes exemplares que apanhei já estão em fase madura.
Quanto a sua comestibilidade depois de fazer uma pesquisa, vejo que há uma certa discrepância.
Há informação que diz que é comestível e há também informação de que é suspeito de gerar problemas gasto-intestinais.
Qual a vossa opinião?

HappyFungus
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : HappyFungus
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  Polecat Sáb 24 Jan 2015, 14:52

Não é preciso pedir desculpas, é uma boa e importante descrição que ajuda à identificação. Tendo em conta que é a primeira vez que faz uma descrição de um cogumelo, eu diria excelente trabalho, mesmo! Cheira-me a primeiros passos de um micólogo à séria Cool

Quanto aos esporos, espreite a nossa biblioteca para aprender mais sobre como fazer uma esporada.

Quanto ao pé do cogumelo, apenas a falta de referência a micélio na base me faz estranhar um pouco. Não é de todo um caracter crucial à identificação, mas é bastante prevalente em Clitocybe nebularis, nas próximas vezes tente inspeccionar outros espécimes no campo para tentar observar este caracter.

E se o fizer, tente examinar também a largura do pé dos demais cogumelos, provavelmente verá que as dimensões médias são maiores que o cogumelo que colheu. Mesmo que não seja, as medidas que apresenta aqui para o pé, são também consistentes com a literatura, esta espécie tem essa variabilidade.

A identificação de cogumelos por comparação fotográfica é um assunto delicado, até perigoso e a evitar em primeiras instâncias. Pode ser um método complementar muito importante, mas requer alguma experiência, rapidamente se aperceberá disso.

Quanto à comestibilidade da espécie. Não tenho nenhuma experiência, mas sigo a literatura e os casos reportados de que já está a par. Há registos de vários cogumelos comestíveis que provocaram ou provocam nalgumas pessoas efeitos moderadamente tóxicos/indigestivos, Clitocybe nebularis, Clitocybe odora e Clitocybe nuda são alguns exemplos. Se quiser ter segurança máxima, o melhor é realmente não experimentar, mas se tiver curiosidade, tem em primeiro lugar de ter 101% de certezas de uma identificação correcta, experimentar em doses pequenas, crescentes, sempre perto de alguém que esteja informado sobre a situação.

Para lhe dar um exemplo, o mesmo cozinhado de Clitocybe nuda é simplesmente delicioso para mim, equanto para o meu irmão altamente indigestivo.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  HappyFungus Qui 29 Jan 2015, 17:00

Obrigado pela ajuda e pelos links.
Realmente já várias pessoas tiveram duvidas e obtiveram resposta sobre este cogumelo.
Desde já as minhas desculpas por não ter visto antes.
Realmente a única coisa que não "batia certo" era o pé que é mais fino. Na minha opinião porque estas espécimes que apanhei já estavam em estado de idade avançado. Mas de resto tudo me pareceu certo.
Obrigado também pois agora já consigo ver os esporos dele, são de cor creme !
Li que eles se encontravam perto da água quando os apanhei não reparei nisso. Decidi voltar ao lugar e realmente existia água perto. Como tinha dito eles encontravam-se a parte inferior de um terreno ligeiramente inclinado e mesmo do lado a água acumulava um pouco.
Depois de "absorver" muita informação sobre os clitocybe nubularis e como cozinheiro que sou não me consegui conter e busquei sites italianos sobre como os preparar (pois eles são mestres nos cogumelos e na cozinha}
Na verdade, há alguns meses provei Amanita Muscaria "sem sair do lugar".
Depois de ter lido num livro de cozinha que a amanita muscaria é um cogumelo "gourmet" e desde que seja bem preparado, pode-se comer sem ser preciso "viajar" decidi experimentar mesmo havendo esta duvida e disparidade de opiniões quanto à sua comestibilidade
Ora bem, por precaução, preparei na mesma o meu tapete voador, caso desse para o torto e preparei-os da maneira como me tinha informado.
Posso-vos dizer que estavam ótimos e que me senti muito bem e de barriguinha cheia.
No caso do clitocybe nubularis também tem dois princípios activos iguais aos da amanita muscaria. Embora em menor quantidade ele possui muscarina, que é a responsável por poder criar intoxicação gastro-intestinal e também a responsável por "dar asas".
Estes princípios activos são solúveis na água por isso o que há a fazer para evitar qualquer desconforto será antes de os cozinhar, cozê-los numa panela grande com água em abundância durante no mínimo 20 minutos. De seguida é necessário escorrer bem a água e espremer bem os cogumelos para que toda a água "contaminada" saia deles.
Aí já se pode cozinhar da maneira que se gosta mais que no meu caso, é salteado numa frigideira bem quente, com azeite e alho picado. No final junto sal grosso e coentros. Sirvo com pão torrado.. Simples e fabuloso

Obrigado e bem haja

HappyFungus
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : HappyFungus
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  Polecat Sáb 31 Jan 2015, 00:43

Boas,

Friso de novo um dos pontos da minha resposta anterior. Se planeia comer qualquer cogumelo, a primeira coisa a fazer é ter 101% de certezas na identificação. Este não é o caso. Eu tentaria registar melhor a ocorrência, examinar e descrever mais espécimes.

Boas caçadas e bons cozinhados este fim de semana Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Ajuda na identificação destas belezas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos