Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificaçao

3 participantes

Ir para baixo

Identificaçao Empty Identificaçao

Mensagem  Fungágá Qua 17 Dez 2014, 00:23

Estes estavam numa floresta de pinheiros e sobreiros, mais junto dos sobreiros, não tenho informação sobre as medidas mas são de grande porte, cada um pesa no minimo 1kg, odor forte quase desagradavel, encontrei vários já arrancados e virados de "chapéu" para baixo o que me leva a crer que seja um sinal a indicar que sejam tóxicos, um sinal deixado por quem não respeita a natureza, infelizmente. Esta foto é de um desses que já estavam arrancados...alguém conhece esta espécie?
peço desculpa pela falta de informaçao, prometo estar mais atento nos proximos posts...
Identificaçao V7dsnp
Identificaçao 55kmjb
Identificaçao 24zhh6w


Última edição por Mycota em Qua 17 Dez 2014, 00:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : dimensão das imagens corrigidas para 800x600 pixeis. ex:"[img(800px,600px)]https://2img.net/h/oi62.tinypic.com/24zhh6w.jpg[/img]")

Fungágá

Número de Mensagens : 1
Idade : 44
Fungónimo : Fungágá
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao Empty Re: Identificaçao

Mensagem  Polecat Qua 17 Dez 2014, 01:46

Olá Fungágá,

Como já referiste, a informação não é muita. Existem umas fotos, mas a não satisfazem as necessidades para poder perceber de que espécie se trata.

O máximo que te posso dizer é que parece existir uma espécie de duma "cortina" à volta do pé, mesmo abaixo do chapéu, manchada pelos esporos castanho-côr de ferrugem. Se esse for o caso, são indícios do género Cortinarius, que é um género gigante, com muitas espécies venenosas.


Para a próxima tenta seguir as regras do fórum sobre como pedir ou apresentar identificações para podermos chegar com segurança à espécie. Assim, ficas apenas com possibilidade de identificação do género Cortinarius.


Obrigado por partilhares, contínua a fazê-lo!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao Empty Re: Identificaçao

Mensagem  Loco Gato Qui 01 Jan 2015, 12:26

Eu inclino-me para o género Hebeloma, onde há diversas espécies que produzem nas lâminas gotículas que deixam depois manchas castanhas, como se vê nas fotos. Uma foto dos esporos ao microscópio iria ajudar muito.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Identificaçao Empty Re: Identificaçao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos