Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação, Rodrigo Rodrigues

2 participantes

Ir para baixo

Apresentação, Rodrigo Rodrigues Empty Apresentação, Rodrigo Rodrigues

Mensagem  Rodrigo Rodrigues Sáb 15 Nov 2014, 00:14

Olá a todos,

Chamo-me Rodrigo, tenho 41 anos, casado e pai de 3 filhotes. Depois de muitos anos  a trabalhar em grandes multinacionais, acabei por ir para ao desemprego, de onde tento sair, com notória dificuldade...
De entre os vários caminhos que procuro, e como tenho uma pequena quinta em Santarém, em Ladeira dos Envendos (norte do distrito, perto do distrito de Castelo Branco), considero a possibilidade de enveredar por um projecto agrícola, nomeadamente na área da produção de cogumelos.

Não possuo qualquer experiência na área, disponho apenas de um pequeno terreno (2400m2) actualmente parcialmente aproveitado para horticultura e que considero ter algumas potencialidades:
Morfologicamente -  Tem uma parte em declive que poderia ser moldada em sulcos, e uma parte mais elevada, propicia a  fazer câmaras ("cavernas" artificiais).Todo o terreno é fértil, a parte não tratada é rica em urzes, pequenos arbustos, algumas árvores e muitas flores.
Recursos hídricos - Tem abundância de água de altíssima qualidade, sendo servido por um furo que capta águas termais, (da mesma fonte que alimenta as "termas da Ladeira", e a fábrica da água engarrafada "7 fontes".).
Recursos energéticos - Para além da exposição solar e temperaturas muito elevadas no verão, a parte mais elevada tem óptimas possibilidades para a captação de energia eólica, e todo o terreno um enorme potencial geotérmico devido às variações de temperatura do dia para a noite. Por curiosidade, a escassas centenas de metro existe uma vacaria, onde se pode ir buscar adubo.

O terreno tem um artigo urbano, que se encontra semi-recuperado, com água (da rede), esgotos, gás e electricidade, paredes exteriores e telhado remodelado, mas em espaço amplo no interior, o que também poderia ser vantajoso neste caso. Possui também alguns anexos, e "loja" semi-enterrada, com grande potencial para o pretendido.

Para além de ter tempo (infelizmente) o terreno, a paixão e o sonho, em termos práticos sou um leigo na matéria, mas ainda assim gostaria de ir procurando informações a especialistas, procurando alguma pista, algum conhecimento, alguma elucidação acerca do que poderia ou não tentar, onde me dirigir, etc.
Em alternativa, gostaria de explorar a possibilidade de uma parceria de alguém com os conhecimentos, que visse no terreno uma maneira de colmatar o investimento inicial.

Qualquer informação que me pudessem fornecer seria uma grande ajuda!

Obrigado,

Rodrigo Rodrigues
Rodrigo Rodrigues
Rodrigo Rodrigues

Número de Mensagens : 2
Idade : 50
Fungónimo : RR
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação, Rodrigo Rodrigues Empty Re: Apresentação, Rodrigo Rodrigues

Mensagem  JoãoeCátia Seg 17 Nov 2014, 16:39

Olá Rodrigo

Realmente tens um projecto em mente bastante complexo, ainda mais quando não se tem a experiência de produção. Não te posso responder às tuas dúvidas mas posso aconselhar-te algo. Devias começar por cultivar uns pleurotus ostreatus em saco e uns agaricus bisporus em subrato, assim algo caseiro para teu consumo, para que possas ter uma ideia da dificuldade e do que irás precisar para começar. Podes encontrar o spawn ("semente") na Quadrante Natural e algumas instruções.
JoãoeCátia
JoãoeCátia
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 37
Fungónimo : O sonho pela micologia
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação, Rodrigo Rodrigues Empty Obrigado

Mensagem  Rodrigo Rodrigues Seg 17 Nov 2014, 20:09

Obrigado pela resposta. Tenho que tentar qualquer coisa sim, há que começar por algum lado! O meu problema é que eu resido em Oeiras, e a quinta fica em Santarém. Não tenho condições em "casa" e tenho as condições ideais na quinta... mas não estou lá. Vejo nesta solução uma saída possível, uma vez que estou no desemprego há ano e meio e até estava disposto a mudar-me para Santarém para longe da esposa e filhos, se fosse para me dedicar ao projecto, mas a verdade nua e crua é que não sei por onde começar.

Vou continuar a recolher informações e conselhos, obrigado mais uma vez pelos vossos.

Abraços e disponham,

Rodrigo
Rodrigo Rodrigues
Rodrigo Rodrigues

Número de Mensagens : 2
Idade : 50
Fungónimo : RR
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação, Rodrigo Rodrigues Empty Re: Apresentação, Rodrigo Rodrigues

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos