Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

5 participantes

Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  PEDRA Sáb 15 Nov 2008, 16:53

Olá a todos

Tal como tinha prometido aqui estão as fotos que recolhi hoje de manhã no pinhal de Cortegaça.
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Acb3d218390413
Cogumelo 1
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) 44e33f18390415
Cogumelo 1
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) 3e152118390416
Cogumelo 2
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) 15353918390419
Cogumelo 2

Penso serem estes os cogumelos que hà cerca de 10 anos atrás apanhei com a ajuda de um amigo meu que dizia ser entendido no assunto. A característica principal é o facto de se encontrarem praticamente enterrados (o que dificulta muito a apanha) têm o pé e as laminas num amarelo muito vivo, tipo mostarda. O chapeu tem tons de castanho no centro. Já comi disto e continuo cá; o meu amigo diz que se chamam míscaros. Sera?
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) D3341f18390421
Cogumelo 3
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Ab387918390423
Cogumelo 3
"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) 8996fb18390422
Cogumelo 3

Na visita de hoje, e depois de dar uma primeira vista de olhos no meu guia de campo, encontrei estes que me pareceram mais interessantes - talvez estes sejam os verdadeiros Míscaros? Sera que sim?

Venham de lá os vossos palpites
um abraço
PEDRA


Última edição por PEDRA em Ter 18 Nov 2008, 23:00, editado 2 vez(es)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  Pedro Claro Sáb 15 Nov 2008, 18:44

Os nomes comuns são, basicamente, inúteis.

Os 'míscaros' que apresentas (nome científico: Tricholoma equestre) são efectivamente assim designados em muitos locais - inclusive na minha região - e noutros locais por 'míscaros amarelos' (para diferenciar dos brancos, igualmente excelentes comestíveis - Tricholoma columbetta), mas estou certo que ainda terão mais alguns nomes diferentes, dependendo da região.

Os outros cogumelos que apresentas são Boletus do grupo edulis, possivelmente os próprios B. edulis. Também aqui não vale a pena falar de nomes comuns: são vários, variam de região para região e causam mais confusões do que ajudam a clarificar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Boa Pedra!

Mensagem  manel Sáb 15 Nov 2008, 19:42

Eu tenho andado por aí também.

É engraçado que esses tricholoma têm-me passado despercebidos. Deve ser mesmo por andarem escondidos. É por isso que os colectores usam paus e foices para remover a caruma e a areia. Mas eu também os vi interessados nos Lactarius deliciosus. Imagino que também andem escondidos...

Quanto aos Boletos Edulis, ainda esta semana fiz uma lasanha deles, vindos de lá.

Parabéns Pedra.

Continua!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  Nuno Sáb 15 Nov 2008, 22:05

manel escreveu:
Quanto aos Boletos Edulis, ainda esta semana fiz uma lasanha deles, vindos de lá.

hummmm, deve ter sido espectacular, a lasanha!! Very Happy

tambem tenho visto por ai varios tricholoma, principalmente em troncos cortados, aqui chamamos a esses troncos as "touqueiras"...

quanto aos b.edulis, apanhei o meu primeiro esta semana!!

um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  Pedro Claro Sáb 15 Nov 2008, 23:57

Nuno escreveu:

tambem tenho visto por ai varios tricholoma, principalmente em troncos cortados, aqui chamamos a esses troncos as "touqueiras"...


Tricholoma em troncos cortados? Isso não é possível; não há nenhum Tricholoma lenhícola. Possivelmente estarás a fazer confusão...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  PEDRA Dom 16 Nov 2008, 10:08

Viva

Estes amarelos (tricholoma) eram dos poucos cogumelos que inicialmente eu sabia reconhecer - espero que a coisa melhore. O local é o pinhal de Cortegaça, portanto zona de Pinheiros e solo arenoso coberto de caruma e musgo. Uma boa pista para os encontrar, visto que grande parte dos "rapazes" se encontram enterrados, são os pequenos monticulos formados pelos musgos e/ou o próprio terreno gretado e elevado denunciando que há algo escondido (daí, Manel, os paus e foices para remover a caruma e a areia).

Também nunca vi estes "rapazes" em troncos...

Fiquei contente com o B. edulis (foto 3) uma vez que nunca tinha apanhado nenhum. E este rapaz, para mim, devia ser único exemplar que por lá andava. Isto porque o lugar é demasiado batido pela "cãozoada" toda que para lá anda a revolver o Pinhal (sem querer ofender niguem, claro!!). Talvez tenha sorte e o Manel me explique quais são os melhores spots.
Também fiquei curioso com os Lactarius deliciosus - são comestíveis? é facil indentificá-los? e fotos de lá alguém tem? - gostava de aprender, venham de lá essas fotos.

Boa Caça

PS: Já agora, o meu manual "desaconselha o consumo de Tricholoma equestre já que sucessivas ingestões atacam o tecido muscular e podem provocar uma endocardite mortal"(sic) - alguém quer comentar? eu fiquei confuso!!!

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Cortegaça, Ovar e outros spots

Mensagem  manel Dom 16 Nov 2008, 11:11

Pedra,

Obrigado pelos esclarecimentos sobre os Tricholoma. Nunca me tinha ocorrido escarafunchar tanto o terreno atrás deles(e não sei se o irei fazer...) . Aqui no fórum já há um tópico sobre essa questão polémica da toxicidade desta espécie e outros aspectos como a sua sazonalidade. Deixo-ta aqui, mas ainda vou lê-la com mais cuidado:
tricholoma equestre

Entretanto, há uns tempos, descobri um guia sobre boas práticas na colheita de cogumelos, que focava também este cogumelo:
boas práticas na colheita de cogumelos - drapc
Neste último documento, podes perceber o que tudo de errado os colectores estão a fazer no perímetro dunar de Ovar. É pena.

Os Lactarius deliciosus, são excelentes. Eu adoro-os. Mas tenho encontrado poucos. Provavelmente, primeiro pela colheita intensiva dos colectores e depois porque imagino que também andem escondidos, como os Tricholoma. De certeza que o teu guia tem uma aluzão a eles. Ou então podes ver este post sobre lactarius. Para mim é um grupo de cogumelos muito atractivo:
Lactarius

Sobre os melhores spots lá por Cortegaça, acho que estou a aprender contigo. Às tantas é melhor irmos lá os dois e descobrir.
Recentemente, fui lá 4 vezes. nas 3 primeiras parei o carro junto ao campo de tiro e fiz o trilho pedestre de 6 km. Identifiquei algumas espécies novas para mim e fiz uma pequena colheita de B.Edulis. Eu sou micofágico mas não sou açambarcador. Chegou para uma lasanha para 3 e fiquei feliz.

Da última vez, resolvi tentar as dunas de Vagos, entre Aveiro e Mira. Não encontrei nada comestível. Mas é estranho como um pinhal do outro lado da ria de Aveiro, aparentemente com a mesma vegetação, tem menos espécies. Provavelmente tenho que procurar melhor, uma vez que a seguir há Quiaios que ainda não conheço. Por isso, naqueles pinhais do braço sul da Ria de Aveiro, entre a Costa Nova e a Praia de Mira e mesmo a sul deste lugar, tem que haver cogumelos. São pinhais velhos a perder de vista, até à Figueira da Foz. Já sobrevoei esta região e não me esqueço.

Depois deste insucesso, voltei para Cortegaça. Tentei as Dunas da Praia da Maceda. Devem ser muito próximas ao mar. Só quatro ou 5 lactarius deliciosus. Apercebi-me que os colectores andam sempre para cima da estrada florestal. Então fui vagabundear por aí. Encontrei algumas espécies que estou a postar ainda e uns B.Edulis. É quase impossível não pisar nos Suillus Bovinus, há imensas Amanitas Muscaria, muitas espécies daquelas pequeninas que crescem nas pinhas ou em grupo com chapéus acastanhados, muitas russulas com matizes lilazes, enfim, há pano para mangas. É sem dúvida um excelente spot e vasto com a vantagem (e desvantagem) de estar perto do Porto e que eu ainda tenho muito para descobrir lá, como em todos os outros lugares que tenho ido. Afinal ando nisto com mais regularidade, apenas desde Agosto deste ano.

Sem menosprezo para os pinhais, para já o meu lugar de eleição para caminhar e ver cogumelos têm sido as serras da Peneda e Gerês.

Só um último esclarecimento. Há tempos explicaram-me, num curso de produção de cogumelos que "míscaros" é um termo genérico castelhano para cogumelos. Pelos vistos não se refere a nenhuma espécie em concreto. "Níscaros" é que são os Lactarius deliciosus em castelhano.

Um abraço Pedra!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  Nuno Dom 16 Nov 2008, 16:00

[/quote]

Tricholoma em troncos cortados? Isso não é possível; não há nenhum Tricholoma lenhícola. Possivelmente estarás a fazer confusão...[/quote]

nao foi bem isto que eu quis dizer, fui infeliz quanto ao post Wink

tenho visto varios perto dos troncos, nao nos ditos, mas sim ao lado, na mata Smile

peço desculpa pelo erro!!

abraços e obrigado pela nota Wink
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  crazy_cock Seg 17 Nov 2008, 18:13

Pedro Claro escreveu:Os nomes comuns são, basicamente, inúteis.

Os 'míscaros' que apresentas (nome científico: Tricholoma equestre) são efectivamente assim designados em muitos locais - inclusive na minha região - e noutros locais por 'míscaros amarelos' (para diferenciar dos brancos, igualmente excelentes comestíveis - Tricholoma columbetta), mas estou certo que ainda terão mais alguns nomes diferentes, dependendo da região.

Os outros cogumelos que apresentas são Boletus do grupo edulis, possivelmente os próprios B. edulis. Também aqui não vale a pena falar de nomes comuns: são vários, variam de região para região e causam mais confusões do que ajudam a clarificar.
Os brancos a que te referes não poderão ser T. portentosum?

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  Pedro Claro Seg 17 Nov 2008, 19:20

crazy_cock escreveu:
Pedro Claro escreveu:Os nomes comuns são, basicamente, inúteis.

Os 'míscaros' que apresentas (nome científico: Tricholoma equestre) são efectivamente assim designados em muitos locais - inclusive na minha região - e noutros locais por 'míscaros amarelos' (para diferenciar dos brancos, igualmente excelentes comestíveis - Tricholoma columbetta), mas estou certo que ainda terão mais alguns nomes diferentes, dependendo da região.

Os outros cogumelos que apresentas são Boletus do grupo edulis, possivelmente os próprios B. edulis. Também aqui não vale a pena falar de nomes comuns: são vários, variam de região para região e causam mais confusões do que ajudam a clarificar.
Os brancos a que te referes não poderão ser T. portentosum?

Podem ser tudo o que quiseres - e esse é o problema dos nomes comuns.

Mas quando refiro 'míscaros brancos' estou a referir-me a Tricholoma columbetta, uma vez que é assim que estes são designados em algumas zonas do nosso país, de acordo com um dos poucos livros portugueses sobre o assunto.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

"OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre) Empty Re: "OS VERDADEIROS MÍSCAROS" (Tricholoma equestre)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos