Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajudem-me a identifical esta especie

4 participantes

Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Zhoana Qui 05 Dez 2013, 23:58

Olá eu encontrei esta especie no mato um dia destes e gostava de saber se é cogumelo, se é um ovo...ou algo mais.


Ajudem-me a identifical esta especie  ImagesCANL1S5C_zps37794ee7

Obrigado
Zhoana
Zhoana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Fungo que?
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  alexandre xabregas Sex 06 Dez 2013, 02:03

A primeira vista parece um Scleroderma citrinum

alexandre xabregas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 68
Idade : 55
Fungónimo : campestre
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Pedro Claro Sex 06 Dez 2013, 09:52

A fotografia é demasiado pequena e não apresenta detalhes suficientes para fazer uma identificação com segurança, mas provavelmente será um exemplar de uma espécie de Scleroderma, eventualmente S. citrina.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Zhoana Sex 06 Dez 2013, 10:19

Olá obrigado eu fui procurar fotos de Scleroderma citrinum e é meio diferente, existe mais algum tipo de cogumelo parecido?

Ja agora muito obrigado por ajuradem =)
Zhoana
Zhoana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Fungo que?
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Zhoana Sex 06 Dez 2013, 11:03

O que encontrei era mais amarelado do que esse Scleroderma citrinum, e tinha umas manchas tipo riscas.
Zhoana
Zhoana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Fungo que?
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Pedro Claro Sex 06 Dez 2013, 15:39

Os exemplares de cada espécie não são todos iguais (pensa na diversidade que existe nos seres humanos) e a cor é um dos aspectos mais variáveis, principalmente porque é muito afectada pelo meio ambiente.

Semelhantes a Scleroderma citrina? Algumas espécies dos géneros Scleroderma e Rhizopogon, só para mencionar exemplos de memória.

Sem fotos mais esclarecedoras, duvido que se consiga aprofundar mais a identificação.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Zhoana Sáb 07 Dez 2013, 17:00

Olá obrigado eu vi as fotos de Rhizopogon, e parece mesmo esse. Muito obrigado pela ajuda.
Zhoana
Zhoana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Fungo que?
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Pedro Claro Ter 10 Dez 2013, 11:25

Zhoana escreveu:Olá obrigado eu vi as fotos de Rhizopogon, e parece mesmo esse. Muito obrigado pela ajuda.

Qual Rhizopogon?

Compreendes que fazer comparações 'a olho' com fotografias da net (ou quaisquer outras) não é a melhor forma de identificar cogumelos?  Mad 

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Zhoana Qui 12 Dez 2013, 12:42

Sim mas eu vi isso no mato e reconheci, em ingles eles chamam de Yellow false Truffle.
Zhoana
Zhoana
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : Fungo que?
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty pois...

Mensagem  alcantara2001 Qui 12 Dez 2013, 15:45

'e assim que todos os anos morrem alguns Sad

nao estou a dizer que seja o caso aqui, mas os facilitismos e a identificacao a olho, podem levar a erros fatais.

alcantara2001
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : pluteus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Pedro Claro Sex 13 Dez 2013, 09:34

Lamento, mas não é assim que se identificam cogumelos. Não é porque "parece mesmo esse" e ponto final.

Já que és tão hábil e rápida a procurar informação no Google, talvez devesses ler com mais atenção a descrição, principalmente a parte que refere que Rhizopogon luteolus (ou "Yellow False Truffle") ocorre apenas em pinhais com solo arenoso - o que, a julgar pela fotografia, NÃO é o habitat da espécie que encontraste.

Concordo que parece mais Scleroderma citrina, embora com uma única fotografia tão pequena e sem detalhes seja impossível garantir a identificação.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudem-me a identifical esta especie  Empty Re: Ajudem-me a identifical esta especie

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos