Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda a identificar esta espécie de boletus!

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Empty Ajuda a identificar esta espécie de boletus!

Mensagem  Calcorreando Seg 18 Nov 2013, 10:13

Bom dia!

numa visita a Sanábria este fds encontrei esta espécie de boleto para a qual gostaria de saber a vossa opinião!

o chapéu tem cerca de 18-19cms de diâmetro e o pé cerca de 5cms na parte mais larga por 12cms de altura.

apesar de na foto a carne parecer branca na zona do chapéu ela é toda amarela embora com um tom um pouco mais claro que no pé!

a base tem pigmentação vermelho/tinto e torna-se azul muito rápidamente mantendo depois a mistura amarelo/azul que se vê na foto

quanto ao cheiro não me pareceu particularmente distintivo, por isso enquadraria-o no tipo fúngico e considero-o de sabor neutro (não sei o que consideram "doce" por ainda não ter apanhado nenhum dos que assim são classificados mas uma coisa é certa o sabor deste não é desagradável, nem amargo, nem picante)

foi encontrado em zona de carvalho na berma dum caminho.

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! F4za

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Y1mi

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Ve7f

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Wgw8

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Diz6

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Cbtc

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! G4tl

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! As5l

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Dtid

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! 7u89

Espero desta vez ter feito bem o trabalho de casa Wink

Obrigado!!!

Calcorreando
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Amanitas
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda a identificar esta espécie de boletus! Empty Re: Ajuda a identificar esta espécie de boletus!

Mensagem  Pedro Claro Ter 19 Nov 2013, 10:54

Fizeste, sem dúvida. O único problema é tratar-se de um exemplar já velho (chapéu côncavo e aspecto geral algo passado). Mesmo assim, verificam-se várias características que podem ser úteis na identificação. Neste momento não tenho acesso à minha bibliografia, pelo que não posso opinar (até porque não domino bem os boletos de poros avermelhados); talvez mais tarde possa dar uma vista de olhos ou pode ser que o Zamanita possa dar uma opinião mais avalizada.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos