Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Laetiporus gilbertsonii??

3 participantes

Ir para baixo

vergonha Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  Sicc Seg 28 Out 2013, 11:39

Boas, sou nova por estas bandas...
Este fim de semana em passeio com as crianças encontrámos esta espécime num tronco de árvore na zona de Rio Maior (Santarém), identifiquei como Laetiporus gilbertsonii, mas estou longe de ser perita no assunto e gostaria que alguém o confirmasse! Wink
Obrigada pela atenção!


Laetiporus gilbertsonii?? Hpzp

Laetiporus gilbertsonii?? 9mtt

Sicc

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Laetiporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  brunocarvalho Seg 28 Out 2013, 15:13

AS fotos tao muito pequenas ve aqui o meu topico https://cogumelosportugal.forumeiros.com/t2187-laetiporus-sulphureus-the-chicken-of-the-woods
axo que nao tenho duvidas que seja o mesmo mas nao sou a pessoa indicada pra te confirmar.. estava em que arvore? se for o mesmo comi o meu frito a alguns dias atras.. mas nao comas sem confirmar com alguem que perceba mesmo do assunto.

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  Sicc Seg 28 Out 2013, 18:52

Não o apanhei... fotografei e deixei ficar! Wink Posso enviar as fotos em formato maior a quem interessar este parece-me mais carnudo que aquele que mencionou!

Sicc

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Laetiporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  brunocarvalho Seg 28 Out 2013, 23:54

Sicc escreveu:Não o apanhei... fotografei e deixei ficar! ;)Posso enviar as fotos em formato maior a quem interessar este parece-me mais carnudo que aquele que mencionou!
esse parece-me a mim um pouco mais novo o que achei ja era mais adulto é importante dizer em que arvore ele se encontra..

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  Sicc Ter 29 Out 2013, 02:05

Isso é que ja não sei... a árvore estava cortada pela base! Mas não era Eucalipto!

Sicc

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Laetiporus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  Pedro Claro Ter 29 Out 2013, 10:26

Laetiporus gilbertsonii é uma espécie norte-americana, que ocorre no oeste dos Estados Unidos. Até prova em contrário, e enquanto não for feita uma revisão deste género a nível europeu, todos os exemplares de Laetiporus encontrados em Portugal deverão ser identificados como L. sulphureus.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  brunocarvalho Qua 30 Out 2013, 14:28

Pedro Claro escreveu:Laetiporus gilbertsonii é uma espécie norte-americana, que ocorre no oeste dos Estados Unidos. Até prova em contrário, e enquanto não for feita uma revisão deste género a nível europeu, todos os exemplares de Laetiporus encontrados em Portugal deverão ser identificados como L. sulphureus.
ola pedro obrigado tambem me esclareces-te uma duvida a mim que era se haveria outra especie do laetiporus e como nao via dados nenhuns sobre isso na net estava com medo de induzir a pessoa mal.. assim nao me resta duvidas é mesmo a mesma especie que colhi a uns dias atras

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Laetiporus gilbertsonii??

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos