Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Xerocomus?

5 participantes

Ir para baixo

pergunta Xerocomus?

Mensagem  manel Qua 12 Nov 2008, 19:19

Amigos,

Encontrei vários destes em diversos estados de maturidade, debaixo de pinheiros (pinus pinaster) e acácias, na quinta de um amigo meu em Castelo de Paiva, na margem sul do Rio Douro, a uns 40 km do Porto. Por isso, estou particularmente interessado na sua identificação. Quanto ao solo, só posso adiantar, pareceu-me ter bastante granito.
Consultei os meus guias de campo, o mushroom-expert e 2 interessantes tópicos aqui sobre Xerocomus.

No que li, confesso a minha ignorância, tenho alguma dificuldade em perceber o que querem dizer por "pé reticulado". Aliás, é no pé e nos esporos onde encontro mais diferenças entre estes e tudo o que li.

Agora, cá vão as minhas observações:

Os poros eram amarelo claro. A carne branca, firme e saborosa, fazendo lembrar a dos edulis. Poros e carne ficavam azul esverdeado ao serem cortados ou tocados.

Por ser um dia chuvoso, os chapéus estavam com esta capa tipo gelatina não solidificada. Mas não é pegajosa como a dos suilos. A cor do chapéu, é castanho canela e fosca. Os chapéus maiores andavam pelos 8 cm de diâmetro. Este que colhi tinha apenas 6 cm.

Proporcionalmente ao chapéu, o pé é bastante alto, de carne dura parece que pintado em duas demãos. A primeira de amarelo e a segunda de castanho, arranhado, deixando transparecer a cor debaixo. Estas cores são foscas, pulverulentas. Com 2 cm de diâmetro, regra geral são cilíndricos, podendo apresentar um curva na base do pé, quando nascem tortos e procuram a vertical.

A esporada saiu-me branca amarelada.

Até breve!

Manel

Xerocomus? Dscf0335
Xerocomus? Dscf0336
Xerocomus? Espora10
Xerocomus? Dscf0334


Última edição por Mycota em Qua 12 Nov 2008, 20:27, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : edição de fotos, colocar: [img]morada de cada foto aqui[/img])
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Imleria badia (Xerocomus badius)

Mensagem  Zamanita Qua 12 Nov 2008, 19:44

Olá Manel

Assim de repente, pelas fotos, com os dados que referes e sem confirmação bibliográfica parecem-me Xerocomus badius.
São muito bons comestíveis, quase ao nível dos boletos da secção edulis.  
De qualquer modo, não tardarão as opiniões dos nossos experts  farao

Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Quase tão bons como os Edulis

Mensagem  manel Qua 12 Nov 2008, 19:50

Pois Zamanita,

Em cru, foi mesmo essa a impressão com que fiquei. Conheço esta quinta e três gerações da sua família, desde a minha infância. Acho que por lá, ninguém os colhe. Dá para acreditar?

Obrigado.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Polecat Qua 12 Nov 2008, 21:19

Olá a todos!

No que li, confesso a minha ignorância, tenho alguma dificuldade em perceber o que querem dizer por "pé reticulado". Aliás, é no pé e nos esporos onde encontro mais diferenças entre estes e tudo o que li.
Não sei se era a estes posts que te referias manel, mas podem ajudar-te.

Xerocomus ou Boletus

Reticulado (últimas mensagens)


O meu sentimento quanto às Boletaceae pode traduzir-se num "clichet", quanto mais sei, menos fico a saber. É verdade, são uma imensidão de géneros e difíceis de distinguir na maior parte dos casos. Para quem ainda não conhece, dêem aqui uma espreitadela.


Quanto ao teu pedido de identificação manel, só posso dizer que apesar do "reticulado" poder estar ausente e o pé poder não ser bulboso, o género Boletus normalmente não tem esporada tão clara...



Um abraço e boa sorte com a tua Boletaceae Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Esporada e Pé

Mensagem  manel Qui 13 Nov 2008, 01:35

Eu já tinha referido que achei estranho a esporada ser clara. Será que ficou "contaminada" por esporos mais claros de outros cogumelos que estava a fazer o spore print na mesma superfície? Assim que for lá outra vez, colho outro e faço uma nova esporada.
Quanto ao pé, enfim, tenho visto em guias, pés semelhantes a este, no que vulgarmente chamam de boletos badio, mas não com estas mesmas cores, castanho canela e amarelo.
Um dos posts a que me referia era esse mesmo Polecat, do "Xerocomus ou Boletus".
Não consigo abrir o pdf "lista_boletaceae". Será um problema meu?

Obrigado de qq forma

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Pedro Claro Qui 13 Nov 2008, 14:09

O aspecto glutinoso do chapéu (presumo que estava tempo húmido), o aspecto mais 'elegante' do pé, a esporada clara, os poros pequenos e a viragem azul ao corte/toque dos poros e da carne fazem-me apontar para Xerocomus badius.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Polecat Qui 13 Nov 2008, 14:45

Eu já tinha referido que achei estranho a esporada ser clara. Será que ficou "contaminada" por esporos mais claros de outros cogumelos que estava a fazer o spore print na mesma superfície? Assim que for lá outra vez, colho outro e faço uma nova esporada.
Não me parece que tenha corrido qualquer coisa de mal com a esporada, parece estar ali bem estampada em tons de creme. O que acho qe poderá ser importante na eliminação de alguns géneros canditados, Boletus por exemplo, em que muito raros são os casos que apresenta estas características...talvez naqueles casos em que são Boletus/Xerocomus para quem gosta de classificá-los no mesmo género.

Aqui nestes casos a teoria conta mas conta muito pouco, talvez alguém com experiência nesse tipo de géneros possa reconhece-lho à primeira. Eu ainda não, mas tenciono nos próximos anos comprar um bom livro sobre Boletaceae ibéricas e juntamente com bons artigos e monografias aprender sobre elas como deve ser. Mas não por agora Wink


Não consigo abrir o pdf "lista_boletaceae". Será um problema meu?
Acho que sim, eu tenho conseguido...é um documento que está na àrea "links&downloads" na "taxonomia&filogenia".



Mas depois de dar uma vista nessa e noutras fontes, aqui vai mais uma dica para além do complexo Boletus/Xerocomus:

- Género Gyroporus
Tem esporada amarelada mas com chapéu seco, resta saber se essa gelatina é ou não só causada pela chuva, pela primeira foto apetece-me dizer que sim Wink
A única espécie que conheço tem características diferentes, pelo que posso afirmar, não será G. castaneus. Mas existem mais de 20 espécies identificadas dentro deste género, portanto parece-me um nome a não descartar.


Só mais uma acha para a fogueira bom se a viscosiade lhe for inerente e juntamente com o facto de habitar debaixo de coníferas, faz dele também um candidato a Suillus que tem normalmente esporada canela-acastanhada. Mas na minha opinião acho que não, acho que tens uma esporada boa Wink

É sem dúvida um bom registo acompanhado de boas fotos e entusiasmo para não variar farao depois aparecem aqui gajos com conversa da chacha (eu afro ) e sem dar certezas nada, só complicam!
Esperemos que apareça por aí um amigo próximo das Boletaceae e em duas linhas diga o que realmente é.


Abraço e fiquem bem Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Polecat Qui 13 Nov 2008, 14:47

O aspecto glutinoso do chapéu (presumo que estava tempo húmido), o aspecto mais 'elegante' do pé, a esporada clara, os poros pequenos e a viragem azul ao corte/toque dos poros e da carne fazem-me apontar para Xerocomus badius.
Olha vêem, até apareceu uma mesmo antes de enviar o meu post Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Nuno Qui 13 Nov 2008, 18:34

bom dia!!

olhem , confesso a minha ignorancia, mas qual e a vossa maneira de tirar uma esporada?

abraços!
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Desculpem, mas estou perdido...

Mensagem  manel Qui 13 Nov 2008, 22:18

Amigos,

Até estou a achar divertido. Mas nem o género? Vá lá!

Agora vai falar o bronco, autor desta colheita:

Será Suilus? Pessoal, tenho apanhado bué de Suilus diferentes, alguns que têm gerado confusão aqui e eu calo-me porque são fundamentadas. Havia mesmo partes dos chapéus, não cobertos por essa camada gelatinosa, que era fosca como a dos outros boletos e não pegajosa como a dos suilus. Aliás a "gelatina" era só uma "água" espessa, não colava. Confiem no rookie aqui, desta vez. E sim estava chuvoso, húmido.
Além disso, poucos metros à frente, havia amanitas e outros, exatamente com a mesma gelatina em cima. Pelo menos um deles eu vou postar aqui para identificação. Ficaria muito, muito surpreso se fosse suilus. Mas já tive aqui tantas surpresas. Seria só mais uma.

Polecat, esta é a quinta onde tudo vai acontecer em termos do projeto de cultura. Eu vou lá em tempo seco para tirar as teimas do aspecto glutinoso.

Agora se me fosse orientar pelos guias, tb estaria perdidaço. Todos dizem que Xerocomus Badius tem esporos oliva.

O sabor e a textura da carne. Esses não posso partilhar com vocês, mas estou em sintonia com o Zamanita. Sabia a B. Edulis.

Continuo sem perceber o que significa um pé reticulado. Faz falta o tal léxico...

Quanto ao pdf sobre boletos, fui lá aos links e downloads. Quando puxo, sai-me um documento em branco. Vou tentar de novo.

Por último, e vamos ao que interessa: É seguro micofajar-se apesar da celeuma, não é?

Adoro-vos!

Manel

PS: Este estava 3 metros à frente, tem o chapéu com aspecto glutinoso e tem lâminas. Não é suilus, certo? Mas se for um Paxillus, enfim também não é grande exemplo, porque uma das características é o seu aspecto glutinoso em tempo húmido. Mas como vos disse, até as amanitas muscária estavam com gelatina neste dia.
https://cogumelosportugal.forumeiros.com/campo-e-identificacao-f5/paxillus-involutus-t218.htm


Última edição por manel em Sex 14 Nov 2008, 18:47, editado 3 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Polecat Qui 13 Nov 2008, 23:23

olhem , confesso a minha ignorancia, mas qual e a vossa maneira de tirar uma esporada?
Espreita aqui na Oficina


Será Suilus? Pessoal, tenho apanhado bué de Suilus diferentes, alguns que têm gerado confusão aqui e eu calo-me porque são fundamentadas. Havia mesmo partes dos chapéus, não cobertos por essa camada gelatinosa, que era fosca como a dos outros boletos e não pegajosa como a dos suilus.
A maneira mais fácil e precisa para diferenciar estes géneros é olhar para os esporos com um microscópio ou para o ADN com outras técnicas. Tirando isso, a diferenciação pode ser difícil...tal como o género Amanita acho que os Suillus também têm a sua pinta, a sua "aura", que por acaso não a capto nos primeiros cogumelos.

Mas subjectividades à parte, em termos práticos podes memorizar isto que alguns autores defendem na caracterização de Suillus, estes devem possuir pelo menos três das seguintes características:

-Chapéu viscoso/pegajoso
-Pé com as tais "glandular dots" ou "pintas" (esqueço-me sempre do nome técnico em português Razz)
-Crescer debaixo de coníferas
-Presença de anel
-Poros grandes dispostos radialmente como se viessem do pé (tipo lâminas)

Conclusão, uma Boletaceae pode ter qualquer uma ou duas destas características e não ser Suillus Shocked


Agora se me fosse orientar pelos guias, tb estaria perdidaço. Todos dizem que Xerocomus Badius tem esporos oliva.
Pois, é por isso que o nome Gyroporus anda a pairar. Neutral


Continuo sem perceber o que significa um pé reticulado. Faz falta o tal léxico...
Aqui vai uma cópia editada da tal mensagem linkada lá em cima que escrevi ha uns meses:
É um dos ou talvez o mais importante caractér macroscópico para diferenciar Boletaceae. Mas é importante saber que estas ornamentações do pé não são exclusivas e omnipresentes em cada um dos géneros!

O género Boletus é muitas vezes caracterizado pela textura reticulada no pé que tem uma aparência de uma "rede" à superfície do pé (é um relevo, às vezes tão ténue que pode desaparecer ou ser removido), esta pode ser bem óbvia como por exemplo no Boletus frosti ou mais ténue como no Boletus edulis.

O género Suillus por sua vez, costuma apresentar no pé as tais pintas que já postaste.



Quanto ao pdf sobre boletos, fui lá aos links e downloads. Quando puxo, sai-me um documento em branco. Vou tentar de novo.
Humm, convinha saber mais feedbacks doutros membros para saber se também estão com problemas, mas cheira-me que seja a versão do teu leitor de PDF's. Tenta fazer um update.


Por último, e vamos ao que interessa: É seguro micofajar-se apesar da celeuma, não é?
Já sabes a minha opinião não é? Eu não me arriscava por enquanto No



abraços e fiquem bem Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Pedro Claro Sex 14 Nov 2008, 10:00

Sinceramente, não vejo grandes dúvidas: este parece-me claramente um Xerocomus badius. É a única espécie de Xerocomus cujo chapéu assume este aspecto glutinoso em tempo húmido. Quando tiver um pouco de tempo vou vasculhar os meus arquivos fotográficos e colocar aqui várias fotos desta espécie.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Pedro Claro Sex 14 Nov 2008, 10:46

Aqui vai:

Xerocomus badius (tempo seco):

Xerocomus? Xerocomus_badius1

Um pé reticulado (neste caso, de um Boletus edulis jovem):

Xerocomus? Reticulado

Eu tenho mais fotografias de Xerocomus badius, mas em arquivo (disco rígido externo) que não tenho comigo. Quando puder adiciono mais fotos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Nuno Sex 14 Nov 2008, 14:54

obrigado polecat, mais uma vez!!

fico muito agradecido, ja sei mais umas coisas king

abraços
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Há suilus que mudam de cor ao toque?

Mensagem  manel Sáb 15 Nov 2008, 13:48

Eu estava atrasadíssimo nesta discussão, porque não tinha feito a "dobra" dos tópicos"

Só mais uma achega: Há suillus cuja carne ou poros, mude de cor ao toque ou nas incisões?

Obrigadíssimo pela foto sobre o pé reticulado. Até que enfim fico com uma ideia. Logo, tou farto de apanhar cogumelos com pés reticulados. Agora percebo aquela história dos S.Bovinus serem a excepção e não terem os "glandular dots".
De facto o reticulado deste exemplar aqui em discussão é curioso.

Pessoal, o tempo tá seco. Eu vou ver se o nosso colaborador no Douro, consegue me mandar uns poucos destes para tirarmos as teimas.

Mas vejam bem na foto:
Há áreas do chapéu que não estão glutinosas, o pé não tem os grânulos, não tem vestígio de anel. Posso afirmar que os poros são bem fechados. Nada que se pareçam com os dos S luteus que tenho no congelador ou muito menos com as "cavernas" dos S bovinus. Não devem ser suillus pois não?
Só por curiosidade, lá no Douro, chamam-lhe tortulho (a este e a bué deles provavelmente...)

Vou tentar saber mais sobre esses tais de gyroporus...

Discussão supimpa!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Nuno Sáb 15 Nov 2008, 14:07

Smile moro a uns 2 km do rio douro Very Happy

aqui nao se conhece a palavra cogumelo, apenas os tortulhos, ou, como se costuma dizer "tratulhos"...

Very Happy abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Polecat Sáb 15 Nov 2008, 16:21

Só mais uma achega: Há suillus cuja carne ou poros, mude de cor ao toque ou nas incisões?
Sim, existem Suillus com essas características. Mas como disse não me parece mesmo que sejam Suillus.

A única coisa que e faz duvidar de Xerocomus badius é apenas uma das das muitas coisas que me fazem rejeitar Suillus.

Na realidade, o que leio parece encaixar quase na perfeição em X. badius (ou Boletus badius para alguns), à excepção da esporada creme/amarelada, simplesmente não encontro em parte alguma referências a X. badius com esporada tão clara...
Claro que posso não ter interpretado correctamente a eficiência da esporada tirada sobre o vidro, o que explicaria a minha inclinação para Gyroporus, que é único boletóide porado que conheço com esporadas tão claras. Já agora manel, em relação a este género encontrarás maioritariamente informações sobre as 3 ou 4 espécies mais comuns, nenhuma delas corresponde ao que encontraste.

Mas sabes o que pode ser importante? Disseste no início que os encontraste em vários estados de maturação certo?
Mais uns pontos a favor de X. badius seria a descrição/fotografia de um himénio adulto mais escurecido em tons de oliva e poros largos/grandes. O porte em sí também é mais ou menos diferenciado em Xerocomus/Boletus em relação aos outros boletóides...e claro, se tiveres oportunidade, confirmar a esporada com um cuga adulto (não muito novo, não muito velho, um pujante) pelo menos umas 12 horinhas sobre o papel/vidro. Se realmente for X. badius apresentará também uma esporada mais escura, mais ou menos concolor ao himénio.



Aqui vai:

Xerocomus badius (tempo seco):



Um pé reticulado (neste caso, de um Boletus edulis jovem):
Olá Pedro! não consigo ver as fotos Sad "O Internet Explorer não consegue mostrar a página Web"

Já agora, confio na tua experiência com Xerocomus badius, mas como interpretas uma esporada tão clara?



Abraços Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Não são perfeitas, mas é o que há prágora

Mensagem  manel Sáb 15 Nov 2008, 16:44

Polecat, Pedro e demais,

Obrigadíssimo pelo interesse.

Vou mesmo procurar exemplares em diversos estados de maturidade e fazer spore printings mais cuidados. Estava longe de imaginar uma discussão como esta quando colhi este exemplar. É que os outros estavam todos muito, mas muito passados. Mas olha. Os poros mesmo maduros ou podres, mantêm-se claros (apesar de umas manchas ocasionais, mais escuras) e não descambam para tons mais amarelo/oliva como estou habituado a ver nos B.Edulis por exemplo. Eu vou reconfirmar na quinta esta informação mas vê estas duas fotos:
Xerocomus? Dscf0338
Xerocomus? Dscf0416

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Pedro Claro Sáb 15 Nov 2008, 18:23

Em relação à esporada clara, de facto não encaixa. Mas talvez o manel tenha cometido algum erro - lamento estar a levantar suspeitas sobre o nosso caro colega, mas é muito fácil confundir esporadas quando se fazem várias juntas (já me aconteceu) ou confundir uma não esporada (pedaços das próprias lâminas ou poros que ficam colados no papel) com uma esporada (também já me aconteceu).

Seja como for, eu conheço bem Gyroporus castaneus e quase que aposto o meu braço direito em como a espécie que o manel ilustra aqui NÃO é um Gyroporus - para começar, o pé é bastante diferente na forma, uma vez que nos Xerocomus são elegantes e de grossura mais ou menos uniforme e nos Gyroporus não (um corte longitudinal seria importante para se verificar se o pé é cavernoso - característica dos Gyroporus); depois, os Gyroporus não apresentam este aspecto glutinoso, nem mesmo com o tempo húmido; por fim, falta saber a consistência do pé - carnuda nos Xerocomus, mas quebradiça nos Gyroporus (parte como um pedaço de giz, como nas Russula ou Lactarius).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Pedro Claro Sáb 15 Nov 2008, 18:25

Manel:

Não tenho a certeza se os exemplares destas duas últimas fotos são da mesma espécie... Rolling Eyes Estes parecem-me Suillus... Complicado isto, não? Laughing

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Prontos

Mensagem  manel Sáb 15 Nov 2008, 20:08

Pedro

Olha estavam todos muito perto, do mesmo lado do caminho. Então e o pé não é reticulado, como o outro? - Ok ok, há suillus assim...

Enfim. Só me resta apanhar mais uns poucos para concluirmos isto.

Grande abraço a todos

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Zamanita Ter 18 Nov 2008, 02:47

Não me parece que nenhum destes pés tenha reticulado. Repara que não se vê a "rede" que forma a retícula, como podes ver perfeitamente no Boletus edulis que o Pedro mostrou.
Continuo convencido que se tratam de X.badius Suspect Todas as características o indicam com excepção da esporada.
O corte do pé penso que eliminará a hipótese gyroporus.

Manel, venha de lá mais uma esporada desses meninos! Twisted Evil

Wink

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Vou tratar disso

Mensagem  manel Ter 18 Nov 2008, 07:53

Acho que esta semana não vou poder ir ao Douro.

Mas vou ver se consigo fazer chegar aqui ao porto uns exemplares...

Abraço

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Xerocomus?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos