Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inocybe cf. bresadolae

Ir para baixo

inocybe - Inocybe cf. bresadolae Empty Inocybe cf. bresadolae

Mensagem  Lebre Qui 22 Nov 2012, 21:47

Este Inocybe não é de todo um desconhecido para mim. Estou absolutamente convencido de já o ter observado em locais próximos deste, um bosque de cedros no Parque de Monsanto. Não tendo procedido à microscopia relativamente aos exemplares anteriores fiquei sempre na dúvida. Neste caso, após consulta do meu guia, as características coincidiam perfeitamente com as dadas para a espécie Inocybe bresadolae, excepto talvez a tendência para avermelhar aí indicada.
Esta espécie pertence ao subgénero Clypeus, caracterizado por ter esporos profundamente irregulares, com bossas e/ou equínulas de forma mais ou menos poligonal ou mesmo em forma de estrela, e cistídios quer na aresta (queilo-) quer nas faces (pleuro-) das lâminas, e dentro deste à secção Marginatae, por apresentar um bulbo marginado. Mesmo sabendo o que me esperava, por não ter material adequado de observação, lá embarquei na aventura microscópica. Desta decorre que as características básicas do subgénero Clypeus, estão presentes. Apenas alguns dos valores que obtive parecem ser um pouco maiores do que os da espécie candidata, nomeadamente as dimensões dos esporos e largura das hifas da cutícula. Não possuindo literatura específica deste género não me foi possível confrontar as características com outras espécies semelhantes, pelo que não consegui arranjar nenhuma alternativa e incluí o cf. no nome da espécie proposta.
Apresento primeiro uma descrição dos exemplares observados, depois as fotografias obtidas no local e finalmente, que reservarei para uma segunda mensagem, as fotografias da microscopia.

Descrição breve:

Habitat: Os (3) exemplares desenvolviam-se no chão de um bosque de cedros;
Chapéu: típico do género, de cónico-convexo a mais ou menos aplanado com um pequeno umbo; Cutícula radialmente fibrilosa de cor ocrácea com tons alaranjados na zona do umbo; Carne cremosa escassa;
Lâminas: de cor clara, creme/acinzentado, com leves tons concolores com a cutícula, inserção adnata e espaçamento moderadamente apertado;
: cilíndrico, de cor branca com tons ocráceos concolores ao chapéu, longitudinalmente fibriloso e coberto com uma pruína muito fina (visível na 2ª fotografia), com um pequeno bulbo marginado na base do pé; Carne branca, na zona do bulbo apresenta uns tons suaves de castanho/alaranjado;
Esporos: profundamente irregulares, provavelmente com bossas e equínulas por serem impossíveis de focar com o meu equipamento, de forma poligonal mas por vezes dando a sensação de se encontrarem dois sobrepostos e rodados na orientação formando pquenas estrelas, grande parte deles com uma gútula, com as seguintes dimensões médias indicativas: Me = 10.1 x 7.9 µm ; Qe = 1.3 (N=22).
Basídios: tetra-espóricos na esmagadora maioria, alguns bi-espóricos observados;
Cistídios: em geral fusiforme, mas alguns quase cilíndricos, com uma terminação em forma de cabeleira e não em cristais como é habitual nos cistídios metulóides, com dimensões médias de Me = 76.8 x 15 µm ; Qe = 5.1 (N=17);
Pileipélis uma cútis com transições a tricoderme, formada por hifas cilíndricas segmentadas, de largura entre 10 e 17 µm, com pigmentação incrustante.

Fotografias:

inocybe - Inocybe cf. bresadolae 20121110331

inocybe - Inocybe cf. bresadolae 20121110332

inocybe - Inocybe cf. bresadolae 20121110334

inocybe - Inocybe cf. bresadolae 20121110335

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

inocybe - Inocybe cf. bresadolae Empty Re: Inocybe cf. bresadolae

Mensagem  Lebre Qui 22 Nov 2012, 21:48

Microscopia:
inocybe - Inocybe cf. bresadolae Aresta1
Observação da aresta-1;

inocybe - Inocybe cf. bresadolae Aresta2
Observação da aresta-2;

inocybe - Inocybe cf. bresadolae Cut1
Observação da cutícula-1;

inocybe - Inocybe cf. bresadolae Cut2b
Observação da cutícula-2;

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos