Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Scleroderma verrucosum

2 participantes

Ir para baixo

Scleroderma - Scleroderma verrucosum Empty Scleroderma verrucosum

Mensagem  Lebre Dom 15 Jan 2012, 12:25

Esta observação decorreu no Parque de Monsanto numa zona com algumas plantas herbáceas dominada por cedros. Trata-se de um exemplar do género Scleroderma com as seguintes características:

(1) Carpóforo subgloboso de cerca de 5 cm de diâmetro, com um pseudo-estipe constituído por extensos e grossos cordões micelares;

(2) Perídio de cor castanha, tom de café com leite, ostentando numerosas pequenas escamas mais escuras; algo fino para este género encerrando uma gleba pulverulenta escura de tons violáceos.

(3) Esporos castanhos, subglobosos, com espinhos e verrugas, com as seguintes dimensões médias: 10,9 x 10 µm.

A existência de tão fortes cordões micelares, a cor da gleba e as dimensões dos esporos faz-me pensar que se trata da espécie Scleroderma verrucosum. Anexo as imagens desta observação bem como fotografias dos esporos.

Fotografias:

Scleroderma - Scleroderma verrucosum 20120105040

Scleroderma - Scleroderma verrucosum 20120105042

Scleroderma - Scleroderma verrucosum 20120105043

Scleroderma - Scleroderma verrucosum 20120105044

Scleroderma - Scleroderma verrucosum Pagesp

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Scleroderma - Scleroderma verrucosum Empty Re: Scleroderma verrucosum

Mensagem  Pedro Claro Dom 22 Jan 2012, 00:05

É Scleroderma verrucosum por todas as caracteristicas que apontas, apesar de, curiosamente, os dados microscópicos, normalmente necessários para validar uma identificação, são os que menos coincidem. Segundo a monografia "Gasteromiceti epigei" de Mario Sarasini, os esporos têm em média 7,9 a 9,4µm... Talvez tenhas feitos as medições contando com a ornamentação dos esporos - que, segundo Sarasini, medirão 0,5 a 1,5µm e, dessa forma, tudo somado andará pelos teus valores.

De qualquer forma, creio que é uma espécie muito fácil de identificar macroscopicamente pela ornamentação verrucosa/escamosa do perídeo e pela presença de pseudo-estipe e de cordões miceliais.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Scleroderma - Scleroderma verrucosum Empty Re: Scleroderma verrucosum

Mensagem  Lebre Dom 22 Jan 2012, 12:38

Olá, Pedro, agradeço o teu comentário.
Relativamente à medida dos esporos tens toda a razão e eu esqueci-me de referir que os valores apresentados incluíam as ornamentações. Iso tem que ver com o microscópio, que não tem suficiente definição para se conseguir discernir onde começa e acaba a ornamentação.
A espécie, pelas suas características, é de facto fácil de identificar, mas parece-me estar longe de ser comum e penso ter sido esta a primeira vez que a observei; já depois disso encontrei outro exemplar.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Scleroderma - Scleroderma verrucosum Empty Re: Scleroderma verrucosum

Mensagem  Pedro Claro Dom 22 Jan 2012, 15:49

É mais um excelente registo, Lebre! Eu já me deparei com esta espécie por 2 ou 3 ocasiões, mas sempre exemplares isolados, pelo que se pode deduzir ser uma espécie, no mínimo, incomum e, por isso, este é um registo bastante relevante.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Scleroderma - Scleroderma verrucosum Empty Re: Scleroderma verrucosum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos