Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coprinus picaceus

5 participantes

Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Coprinus picaceus

Mensagem  Lebre Seg 22 Nov 2010, 19:48

Trata-se de uma espécie muito fotogénica que encontrei pela primeira vez. A observação decorreu numa zona de sobreiral nos limites dos Concelhos de Almeirim e da Chamusca. O exemplar único desenvolvia-se num local perto de uma estrada. Era um exemplar ainda jovem no qual, portanto, ainda não era visível o processo de deliquescência embora as lâminas fossem bastante escuras. Anexo um conjunto de fotografias e uma descrição.
Lebre

Fotografias e descrição:
coprinus - Coprinus picaceus 20101121036
Visão geral do cogumelo. O exemplar tinha cerca de 15 cm de comprimento total.

coprinus - Coprinus picaceus 20101121064
coprinus - Coprinus picaceus 20101121041
Chapéu com 6 cm de altura e 4 cm de diâmetro de forma campanulada; cutícula castanha escura mais clara ao centro, coberta por placas ou escamas brancas irregulares, restos do véu; margem enrolada e estriada; carne muito escassa;

coprinus - Coprinus picaceus 20101121038
coprinus - Coprinus picaceus 20101121067
Himenóforo com lâminas de cor castanha muita escura e tons violáceos; espaçamento muito apertado, estando as lâminas deitadas umas sobre as outras, e inserção praticamente livre;

coprinus - Coprinus picaceus 20101121039
coprinus - Coprinus picaceus 20101121066
Pé com cerca de 15 cm de comprimento, branco, cilíndrico, mas ligeiramente bulboso na base; coberto todo ele com pequenas escamas também brancas; fistulado, de carne branca.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Dude Qui 01 Nov 2012, 21:29

Boas! encontrei muitos destes ainda hoje num sobreiral e estava com duvidas em relaçao a especie...como os outros coprinus (comatus a atramentarius) esta especie e comestivel?

Obrigado

Dude

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Dude
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Lebre Qui 01 Nov 2012, 21:40

Porque não envias umas fotografias e uma pequena descrição para nós vermos?

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Dude Qui 01 Nov 2012, 21:51

È-me impossivel tirar fotografias pois n tenho maquina neste momento! daqui a uns dias talvez ja consiga partilhar! mas pelas fotos acima referidas posso dizer que se trata do mesmo cogumelo. se interressar,a zona foi em S. bartolomeu do outeiro no alentejo;)

um abraço

Dude

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Dude
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Lebre Qui 01 Nov 2012, 21:57

Que pena! Basketball Basketball
Eu só encontrei esta espécie duas vezes e gostaria de saber de mais ocorrências. Vai-nos mantendo informados acerca do que observas, se possível com fotografias.
Boas colheitas,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Pedro Claro Seg 05 Nov 2012, 09:41

Eu encontrei esta espécie por três vezes: duas junto ao ribeiro de S. Pedro, no concelho da Marinha Grande (próximo ao sítio onde estivemos ontem), em dois anos consecutivos; e mais uma vez perto da Lousã.

Pelo menos pelos locais por onde me movimento não é uma espécie nada comum.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Broteroi Seg 05 Nov 2012, 22:22

Facto curioso..cá pelo Sul, com mt menos saidas vi mt mais vezes...

Será uma espécie termofila? Qual é o substrato em q a encontram e em q condições?

Pode ter algum interesse...

Abraço

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Lebre Seg 05 Nov 2012, 22:42

As minhas duas observações ocorreram em terrenos calcários, num dos casos com a vegetação dominada por sobreiros e carvalhos e no outro por carrasco.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Broteroi Seg 05 Nov 2012, 22:45

Sendo saprobio, n vejo grande relação com as espécies arboreas...suspeito q as condições edáficas ou climáticas possam ser mais preponderantes, necessitava de um inventário das herbáceas, para perceber alguma pontencial relação...De facto vejo-o invariavelmente no sul...desde o Ribatejo, a Évora, passando pelas serras do Litoral alentejano...

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Lebre Seg 05 Nov 2012, 22:53

Broteroi escreveu:Sendo saprobio, n vejo grande relação com as espécies arboreas...
pois eu vejo uma clara relação: A madeira enterrada normalmente é a de origem local.
Broteroi escreveu:
suspeito q as condições edáficas ou climáticas possam ser mais preponderantes, necessitava de um inventário das herbáceas, para perceber alguma pontencial relação...De facto vejo-o invariavelmente no sul...desde o Ribatejo, a Évora, passando pelas serras do Litoral alentejano...
Quanto às herbáceas nada sei dizer, por não as saber identificar.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Zamanita Ter 06 Nov 2012, 02:29

Boas
É uma espécie bastante fotogénica...
Coprinus picaceus parece-me, no entanto, uma espécie pouco exigente (comparada com muitas outras) relativamente às condições de frutificação, pois é relativamente comum, pelo menos desde o Algarve ao Mondego, quer em calcário, quer em solos ácidos. Desconheço quais as herbáceas presentes nos locais onde os encontrei mas seguramente não são as mesmas em solos e climas tão diferentes como em Soure (calcário, vegetação mediterranica), em Pedrogão Grande (terreno ácido, um canto com ervas e mimosas) ou na Serra de Monfurado (solos ácidos), ou Sabugal (solos graníticos, clima continental)...
Mas na linha do que diz o Broteroi, também me parece mais frequente no Alentejo do que cá para cima...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Broteroi Ter 06 Nov 2012, 10:28

Tb vejo os saprobios como indiferentes edáficos, tanto embora a presença de carbonato de calcio possa fazer alguma diferença...Os calcarios podem estar descarbonatados... .pelo que descreves poderá então tratar-se de uma espécie essencialmente termófila...
Tb a vejo com mta frequência pelo Sul...
Em relação às herbáceas era para perceber se se tratam de pastagens mais ou menos nitrofilas, ou associadas a algum tipo de textura mais ou menos compacta...podendo justificar a diferença entre alguns substratos ou condições do meio...Vejo os coprinus mt associados a zonas carregadas de nitratos...

Abraço

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

coprinus - Coprinus picaceus Empty Re: Coprinus picaceus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos