Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

+3
Nuno
Fábio Ram
PEDRA
7 participantes

Ir para baixo

estudo OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  PEDRA Qui 09 Set 2010, 23:07

Olá a todos

Antes de mais peço desculpa por desenterrar mais um tópico, este iniciado em Nov de 2008. Vejam lá, hoje deu-me para isto... pedi uma rectroescavadora emprestada e cá vai disto.
O texto e fotografias que apresento em baixo foram retirados de um tópico com o título Taxonomia e Identificação de Cogumelos iniciado pelo Polecat em 30 Nov 2008 (já lá vão quase dois anos... como o tempo passa). Penso que o desafio possivel seria tentar enumerar uma lista de 10 (ou mais) cogumelos que dadas as suas caraterísticas poderiam ser identificados por qualquer "caçador" de meia tijela (sem ofensas, claro). Penso que este tópico, despois de concluido, poderá ter muito interesse para quem está a dar os primeiros passos nestas andanças, que é o que aconteçe à grande maioria da malta que escreve pela primeira vez o seu nome no campo das apresentações. É claro que eu também tenho interesse em aprofundar os reduzidos conhecimentos que tenho sobre a matéria, de sintetizar o que já aprendi e acima de tudo reforçar a minha short list de possiveis "suspeitos" a procurar nas minhas próximas "caçadas".



(...)
Ora muito bem, como não conhecia grande parte dos carpórforos que vocês indicaram como: (1) "famosos mais pela sua facilidade de identificação" - by Polecat, (2) "espécies que não oferecem a mínima dúvida e podem ser identificadas de relance" - by Pedro Claro, (3) "fáceis de identificar se se estiver com atenção aos detalhes essenciais" - by Pedro Claro, (4) "espécies seguras em termos de identificação" - by Pedro Claro, fui à caça de imagem pela net fora e vejam o que encontrei.

1 - Lactarius deliciosus
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR 00235lactariusdeliciosuyy3
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR W600
at: http://www.mtsn.tn.it/russulales-news/tx_photos.asp?index=235

2 - Lactarius (da secção dapetes)
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Lactariussecodapetesay1
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR W800
at: http://www.funghiitaliani.it/uploads/post-4-1104080684.jpg

3 - Coprinus comatus
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Coprinuscomatusthumbmw5
at: http://www.mushroomexpert.com/coprinus_comatus.html

4 - Boletus edulis
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Boletusedulis01thumbsn3
at: http://www.mushroomexpert.com/boletus_edulis.html
- Cogumelo comestivel de grande qualidade
- Carne branca imutável (não altera a cor ao corte)
- Presença de um reticulado mais claro que a cor de fundo na parte superior do pé


5 - Macrolepiota procera
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Macrolepiotaprocera05thjs7
at: http://www.mushroomexpert.com/macrolepiota_procera.html

6 - Hydnum repandum
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Hydnumrepandum01thumbvv6
at: http://www.mushroomexpert.com/hydnum_repandum.html

7 - Fistulina hepática
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Fistulinahepticaut8
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR W686
at: http://www.grzyby.pl/gatunki/_hepatica.htm

8 - Amanita ponderosa
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR Amanitaponderosado6
10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR W402
at: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://eticomm.net/~ret/amanita/species/pondero3.jpg&imgrefurl=http://eticomm.net/~ret/amanita/species/ponderos.html&usg=__RXNdevonTPt71ntvyyksAiCv4kc=&h=250&w=402&sz=21&hl=en&start=11&um=1&tbnid=Ci2Nm9DS6MG-pM:&tbnh=77&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Damanita%2Bponderosa%26um%3D1%26hl%3Den%26lr%3D%26sa%3DN

9 -

10 -



[quote]
(...)

Fico a aguardar pelos Vosso comentários.

Boa Caça
PEDRA


Última edição por PEDRA em Sáb 11 Set 2010, 00:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentei umas notas no Boletus edulis na cor azul)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  Fábio Ram Sex 10 Set 2010, 03:23

Grande post PEDRA.

Eu adicionava à lista o cantharellus cibarius uma vez que o falso cantharellus "só é" encontrado em zonas de árvores resinosas (principalmente pinheiros), isto é, a zona em comum com o cantharellus cibarius. (experiência própria e conhecimento transmitido por um conhecedor da área)

Quero com isto dizer que quando se encontram cantharellus cibarius em zonas com carvalhos (eu pelo menos encontro muitos) têm-se a certeza que se trata do referido.

Espero não ter sido confuso...hihi

De qualquer forma agradecia verificação por parte dos experientes da informação que transmiti pois não quero induzir ninguém em erro.

Saudações micológicas...


Fábio Ram
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Idade : 32
Humor : Variado
Fungónimo : Vos Estis Fungus Terrae
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  Nuno Sex 10 Set 2010, 19:16

Excelente iniciativa Pedra!

Bom, tenho a acrescentar o seguinte: existem algumas espécies do género Amanita que podiam ser adicionadas à lista; a que ocorre em primeiro lugar é claramente Amanita muscaria. É talvez o cogumelo mais famoso e eventualmente conhecido pela maioria das pessoas, e não oferece muitas dúvidas na sua identificação.

Quanto à primeira escolha também não restam grandes margens para dúvida; que eu conheça, não existem espécies tóxicas que se possam confundir com Lactarius deliciosus. Aliás, a única que conheço que se possa confundir é Lactarius deterrimus, que é comestível.

A 3ª escolha já poderá gerar mais controvérsia. Para quem não tem experiência é possível que possam existir dúvidas em diferenciar Coprinus comatus de Coprinus atramentarius (o chapéu do primeiro confunde-se com o segundo, apesar do chapéu de Coprinus comatus ser membranoso e coberto de escamas. Também é possível confundir com Coprinus picaceus, apesar deste possuir o chapéu escuro, cor de tâmara, com pequenas escamas brancas.

A identificação da 4ª escolha também apresenta algumas dúvidas, principalmente para mim, que sempre tive dificuldade em distinguir Boletáceas. Boletus edulis é frequentemente confundido com: Boletus reticulatus, que se distingue pelo chapéu mais claro e pé mais finamente reticulado; Boletus pinophilus, que tem o pé mais escuro levemente reticulado; Tylopilus felleus, que se distingue pela cor rosada da camada de tubos, quando adulto.

A 5ª escolha pode gerar alguns conflitos, uma vez que pode ser confundida com numerosas espécies de Lepiota, algumas inclusivamente tóxicas.

De resto, poderia-se acrescentar:
-Morchella conica, que é fácil de reconhecer devido às suas nervuras quase sempre verticais e pela sua cor escura.
-Talvez também Morchella esculenta, apesar de ser frequentemente confundida com Gyromitra esculenta;
-Sarcosphaera crassa;
-Talvez Lycoperdon perlatum, apesar de se poder confundir com Lycoperdon pyriforme e Scleroderma citrinum (este último sendo tóxico);
-Talvez Phallus impudicus;
-Pleorotus ostreatus;
-(...)

Qualquer erro, é só dizer.
Abraços!

P.s. Pedra, agora o próximo tópico será "10 cogumelos mais difíceis de identificar" Wink
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  PEDRA Sex 10 Set 2010, 20:20

Fábio e Nuno, obrigado pelos Vossos comentários.

Relativamente aos 10+ deste tópico, no início ainda pensei em propor OS 10+ FACEIS E COMESTIVEIS por oposição aos 10+ PERIGOSOS, depois pensei que seria um erro, pois acho que primeiro devemos conhece-los muito bem só depois é que devemos classificá-los, eventualmente em dois grupos distintos: 10+ FACEIS VENENOSOS e 10+ FACEIS COMESTIVEIS. Este comentário deve-se ao facto de o Nuno propor incluir nos 10+ FACEIS a Amanita Muscaria, que é um cogumelo venenoso (ou pelo menos é daqueles esquisitoides...).
Nuno a tua ideia de criar outro tópico - "10 cogumelos mais difíceis de identificar" - claro que é boa, todas as ideias são válidas e os comentários desejaveis. Mas não achas que começa a ser cogumelo a mais? Penso que a ideia que preside nestes destes dois tópicos (10+ PERIGOSOS e 10+ FACEIS) é ser simples e de fácil consulta, para que qualquer "caçador de meia tijela", com atrás referi, possa obter facilmente alguns resultados no terreno e assim incentivar cada vez mais ao seu estudo e conhecimento desta matéria. Ora se os 10 MAIS DIFICEIS DE IDENTIFICAR são realmente dificeis de identificar, para quê fazer uma lista se ninguém os vai conseguir encontrar. Não acham?

Outra coisa que eu penso ser interessante é tentar substituir as fotos que eu coloquei no tópico por fotos nossas, da autoria dos utilizadores, e dessas que eu saiba existem "milhões" no fórum. Nuno, que tal emprestares algumas das tuas fantásticas fotos a este Tópico?

Podemos também acrescentar às fotos alguns comentários. Por exemplo - ao contrário do que o Nuno diz - eu acho que o Boletus Edulis, para mim, é muito fácil de identificação [foi o primeiro cogumelo que eu aprendi a identificar com segurança] aquele reticulado branquinho no pé junto ao chapéu que pareçe uma renda de bilros não engana.

1 abraço grande
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  PEDRA Qua 15 Set 2010, 09:54

... isto está muito parado... venha lá a chuva tão desejada.

Abraço
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  mushmela Qui 30 Set 2010, 11:37

Gostei muito de ler o post, até dá gosto poder aprender coisas novas assim mais! Vou tentar andar mais atenta e se vir algum cogumelo tentar colocar o meu recém-adquirido pouquíssimo conhecimento em prática! Obrigada!

mushmela
esporo
esporo

Número de Mensagens : 12
Fungónimo : 2mush
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  NunoM Seg 01 Nov 2010, 01:03

E adicionar o Macrolepiota procera?

Pessoalmente acho-o bastante fácil de identificar, mas possivelmente será devido a falta de conhecimento de outras espécies semelhantes.
NunoM
NunoM
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 31
Humor : Geralmente bom
Fungónimo : amanita phalloides
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/10/2010

http://whoknewindeed.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  PEDRA Seg 01 Nov 2010, 21:10

NunoM escreveu:E adicionar o Macrolepiota procera?

Pessoalmente acho-o bastante fácil de identificar, mas possivelmente será devido a falta de conhecimento de outras espécies semelhantes.

O cogumelo da espécie Macrolepiota procera já existe, é o n.º 5 da lista.
Talvez a foto seja pequena e pouco esclarecedora. Pois bem Nuno, sei que tens por aí no teu computador boas fotos de M. procera. Coloca-as aqui neste tópico que eu transporto-as para o local correcto, com a tua assinatura claro.

1 abraço
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  NunoM Seg 01 Nov 2010, 22:16

Que raio... eu era capaz de jurar que ontem a lista não tinha metade dos cogumelos que tem hoje.
Eu ponho, sim Very Happy
Se quiserem eu posso colocar as fotografias aqui num tamanho mais reduzido.

10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR DSC07778

10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR DSC07776
NunoM
NunoM
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 31
Humor : Geralmente bom
Fungónimo : amanita phalloides
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/10/2010

http://whoknewindeed.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  lazarodakini Qua 03 Nov 2010, 21:38

NunoM escreveu:Que raio... eu era capaz de jurar que ontem a lista não tinha metade dos cogumelos que tem hoje.
Eu ponho, sim Very Happy
Se quiserem eu posso colocar as fotografias aqui num tamanho mais reduzido.

10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR DSC07778

10 mais - OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR DSC07776

Pessoalmente acho estes cogumelos fantásticos, seja no sabor, visão, ou tacto; ultimamente tenho apanhado vários num local onde sempre que lá vou não falha, vou tirar algumas fotos para postar.
lazarodakini
lazarodakini
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 40
Idade : 43
Fungónimo : tortukini
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  PEDRA Qui 11 Nov 2010, 21:46

NunoM

Gostava de incluir a tua foto na primeira página deste post, mas ao que parece já não me é possivel editar essa página - não percebo porquê, isto porque é da minha autoria. (?) Pode ser que alguém me dê uma dica de como fazer. Vamos esperar...

PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  PEDRA Seg 01 Out 2012, 19:27

Fábio Ram escreveu:Grande post PEDRA.

Eu adicionava à lista o cantharellus cibarius uma vez que o falso cantharellus "só é" encontrado em zonas de árvores resinosas (principalmente pinheiros), isto é, a zona em comum com o cantharellus cibarius. (experiência própria e conhecimento transmitido por um conhecedor da área)

Quero com isto dizer que quando se encontram cantharellus cibarius em zonas com carvalhos (eu pelo menos encontro muitos) têm-se a certeza que se trata do referido.

Espero não ter sido confuso...hihi

De qualquer forma agradecia verificação por parte dos experientes da informação que transmiti pois não quero induzir ninguém em erro.

Saudações micológicas...


Meus caros

Confirma-se esta informação que o Fábio escreveu? Que "o falso cantharellus "só é" encontrado em zonas de árvores resinosas (principalmente pinheiros)"
É que se for assim, facilita muito a tarefa de confirmar a identificação do seu "parente mais próximo" - Cantharellus cibarius

Abraço e boa caça
PS: já cá não passava no forum à muito tempo...

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  Loco Gato Ter 02 Out 2012, 20:05

Não tenho bibliografia comigo, mas se o "falso cantarelo" é o Hygrophoropsis aurantiaca, então é correcto que se encontra principalmente nos pinhais. Mas o critério das associações com árvores é dos tais que raramente se aplica à partida, em geral é um critério auxiliar da morfologia/microscopia.

Eu recomendo os seguintes critérios:

  1. lâminas verdadeiras (observar em corte longitudinal), enquanto nos Cantharellus são meras pregas, sem descontinuidade com a carne do chapéu. A presença de anastomoses ("pontes" transversais entre as pregas) confirma Cantharellus, pois salvo erro não se formam entre as lâminas de Hygrophoropsis.
  2. lenhícola (isto é, crescendo sobre materiais lenhosos), os Cantharellus são micorrízicos (radicam na terra sem associação com restos de madeira).
  3. textura do chapéu ligeiramente peluda, quase como pêssego, nos Cantharellus é lisa
Dito doutras maneiras, a mesma distinção vem no site Mykoweb.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: OS 10 MAIS FACEIS DE IDENTIFICAR

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos