Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidade: Clavaria sp.?

3 participantes

Ir para baixo

Curiosidade: Clavaria sp.? Empty Curiosidade: Clavaria sp.?

Mensagem  Lebre Sex 19 Fev 2010, 23:12

Desta vez começo com uma fotografia
Curiosidade: Clavaria sp.? 14022010006
Quando vi este exemplar recordei-me logo da espécie C. purpurea, que tinha sido introduzida no fórum pelo Polecat, no mês passado com imagens obtidas na Finlândia. Pensei que devia ser um exemplar do mesmo género, uma vez que as cores eram diferentes (o meu exemplar era alaranjado, com tons amerelos para a base). Achei estranho ser um exemplar único. Mais tarde e noutro sítio, nesse mesmo dia, vi outro exemplar também isolado, mais pequeno com cores semelhantes mas mais vivas (laranja a vermelho para a base). Infelizmente deste não tenho imagens no terreno. Tenho apenas uma fotografia conjunta dos dois exemplares obtida em casa
Curiosidade: Clavaria sp.? 14022010082
Serão ambos do género Clavaria? No caso afirmativo, serão da mesma espécie? Há que notar que embora haja semelhança nas cores, eles são algo diferentes morfologicamente: enquanto que o primeiro (à direita na foto) tem formas mais regulares, com algumas depressões minúsculas na parte superior e a parte inferior completamente cilíndrica, o segundo é de formas mais irregulares e proporcionalmente mais largo.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade: Clavaria sp.? Empty Re: Curiosidade: Clavaria sp.?

Mensagem  Nuno Sáb 20 Fev 2010, 18:12

Sempre tive dificuldades nestes géneros (principalmente), pois confundo sempre com Cordyceps militaris Wink
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade: Clavaria sp.? Empty Clavulinopsis sp.

Mensagem  Sabino Sáb 20 Fev 2010, 22:39

Yo creo que puede ser Clavulinopsis gracillima (= luteoalba), la he recolectado en el Pais Vasco y suele tener esos colores. Otra posibilidad es Clavulinopsis laeticolor pero suele tener tonos más amarillentos.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade: Clavaria sp.? Empty Re: Curiosidade: Clavaria sp.?

Mensagem  Lebre Dom 21 Fev 2010, 23:26

Obrigado, Sabino, pela resposta.
Ainda que o exemplar maior tenha a cor amarela sobretudo na parte inferior o mais pequeno não apresenta essa cor. Por isso, eu tinha posto em dúvida que fossem da mesma espécie. Mas estas variações cromáticas dentro da mesma espécie podem ocorrer.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade: Clavaria sp.? Empty Re: Curiosidade: Clavaria sp.?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos